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dc.creatorFerreira, Dinalci de Souza Tenório
dc.date.accessioned2021-11-05T19:36:31Z
dc.date.available2021-11-05T19:36:31Z
dc.date.issued2021-09-29
dc.identifier.citationFERREIRA, Dinalci de Souza Tenório. O gênero termo de declarações na comunidade discursiva jurídico-policial: uma análise sociorretórica. 2021. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Linguagem e Práticas Sociais, Instituto Federal de Pernambuco, Garanhuns, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/387
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the text genre Term of Declaration in order to identify the rhetorical organization, and the relatively stable structural forms of the genre. In addition, this work intends to examinate the linguistic choices and semiotic resources that specify the meaning’s construction of the text, according to the communicative objectives and purposes. This report is the result of a descriptive study presented as a documental analysis of specimens of the genre Term of Declaration registered in the period from January 2018 to February 2021, in police stations of the Civil Police of Pernambuco and Alagoas, Brazil. The analysis uses as references considerers the theoretical reflections or conceptions on gender analysis present in Swales (1990), Bhatia (1997), Motta-Roth (2008) and other representatives authors of the Socio-Rethorical approach. This paper also presents movements and steps that make up the rhetorical organization along with an analysis of the effects of meaning constructed through the recurrent linguistic and semiotic resources in genrept_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, J. Constelação de gêneros: a construção de um conceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2021. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-269. BAWARSHI, A. S.; REIFF, M. J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. Parábola Editorial: São Paulo, 2017. BHATIA, V. K. Genre analysis today. Revue Belge de Philologie et d’Histoire, Bruxelles, n. 75, p. 629-652, 1997. BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Linguagem em (dis)curso, v. 12, n.1, p. 231-249. Turbarão, SC. jan/abr. 2012. BIASI-RODRIGUES, B.; HEMAIS, B.; ARAÚJO, J. C. Análise de gêneros na abordagem de Swales: princípios teóricos e metodológicos. In: BIASI-RODRIGUES, B.; ARAÚJO, J. C.; SOUSA, S. C. T. (org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 17-32. BRASIL. Código de Processo Penal. Decreto-lei nº 3.689, de 03 de outubro de 1941. BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n.°11.340, de 7 de agosto de 2006. CARNEIRO, A. A.; FRAGA, C. K. A Lei Maria da Penha e a proteção legal à mulher vítima em São Borja no Rio Grande do Sul: da violência denunciada à violência silenciada. Serviço Social & Sociologia, n.110, São Paulo, abr./jun. 2012. DIONISIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011. p. 137-152. DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. p. 19 – 42. HEMAIS, B.; BIASI-RODRIGUES, B. A proposta sociorretórica de John M. Swales para o estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. cap. 6. MOREIRA, M. E. O. Sequências discursivas: mecanismos para a busca de propósitos comunicativos dos gêneros textuais. In: SOUSA, M. M. F.; LEAL, A. P. B.; SILVA, L. H.; IRINEU, L. M. (org.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas: Pontes Editores, 2018. p. 243-263. MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B; BRITO, K. S. (org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola editorial, 2011. p. 153-173. NUNES, V. S. Gênero textual na esfera jornalística. São Paulo: Pá da Palavra, 2020. NUNES, V. S. Processos de retextualização: aparato teórico-metodólogico. Letras Escreve, Macapá, v.9, n. 4, p. 61 – p. 72, 2º sem., 2019. RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021. RIBEIRO, L. A relevância do relato da vítima com a Lei Maria da Penha. Revista Jus Navigandi, Teresina, v. 24, n. 5790, 9 maio 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/67992/a-relevancia-do-relato-da-vitima-com-a-lei-maria-da-penha. Acesso em: 9 jan. 2021. SECRETARIA DA MULHER DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Delegacias de Polícia Especializadas no Atendimento à Mulher. Disponível em: http://www2.secmulher.pe.gov.br/web/secretaria-da-mulher/rede-delegacias;jsessionid=93EC8C98B3BE89CC14722002E2D24FF4. Acesso em: 01 mar. 2020. SILVA, I. N. Análise sociorretórica de introduções de artigos científicos no quadro de letramentos acadêmicos de graduandos pibidianos em três áreas disciplinares. 223 f. 2020.Tese (Doutorado em Ciência da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco. Recife, 2020. SWALES, J. M. Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990. THESING, M. L. C.; COSTAS, F. A. T. A pesquisa em educação: aproximações iniciais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n. 3, p. 1839-1853, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9644/6765. Acesso em: 09 jan. 2021. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VASCONCELOS, L. J.; DIONISIO, A. P. Multimodalidade, capacidade de aprendizagem e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola editorial, 2013. p. 43-67.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSociorretóricapt_BR
dc.subjectComunidade discursiva jurídico-policialpt_BR
dc.titleO gênero termo de declarações na comunidade discursiva jurídico-policial: uma análise sociorretóricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337124605947000pt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Valfrido da Silva
dc.contributor.referee2Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
dc.contributor.referee3Leitão, André Alexandre Padilha
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859607470653114pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2014480730656031pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820844893559954pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o gênero Termo de Declarações, a fim de identificar a organização retórica, as formas estruturais relativamente estáveis do gênero, além de analisar escolhas linguísticas e recursos semióticos recorrentes que especificam a construção de sentido em função dos objetivos e propósitos comunicativos. É resultado de estudo descritivo, na forma de análise documental, de 10 (dez) exemplares do gênero Termo de Declarações registrados no período de janeiro de 2018 a maio de 2021, em delegacias de Polícia Civil de Pernambuco e Alagoas. A análise do gênero tem como referência as reflexões teóricas ou concepções sobre a análise de gênero presentes em Swales (1990), Bhatia (1997), Motta-Roth (2008) e outros autores, representantes da abordagem Sociorretórica. Apresenta movimentos e passos que compõem a organização retórica bem como uma análise dos efeitos de sentido construídos através dos recursos linguísticos e semióticos recorrentes no gêneropt_BR


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