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dc.creatorDantas, Vitória Régia de Barros
dc.date.accessioned2021-09-21T18:12:53Z
dc.date.available2021-09-21T18:12:53Z
dc.date.issued2020-12-22
dc.identifier.citationDANTAS, Vitória Régia de Barros. Acessibilizando o ambiental: elaboração de cartilha inclusiva como instrumento de educação ambiental para pessoas com deficiência visual. 2020. 69f. TCC (Curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/369
dc.description.abstractEducation is a powerful instrument in the awakening of ecological consciousness. However, it is very important that this practice covers everyone, including students with special needs. This work aimed at the elaboration of an inclusive booklet as an instrument of Environmental Education (EE) for people with visual impairment. It is a qualitative research, of exploratory character, that involved bibliographical research, interviews and data analysis as a base for the creation of the proposed instrument. Three main points were divided: 1) bibliographic review in order to elucidate the main concepts and reflections on special education, visual impairment and the teaching of blind people; 2) the Sensory Garden Extension Project and 3) the creation of the Inclusive Booklet "Playing with Planting: a window to inclusion". Of the eleven (11) species worked on during the extension project workshops at CAPE-PE, three (3) were used to compose the literary content of the booklet, namely Lettuce (Lactuca sativa L.), Chives (Allium schoenoprasum L.) and Small Leaf Mint (Mentha Piperita L.), as well as their sensory recognition attributes: rib in the lower central part of the plant (touch), size and tubular shape of the leaves and burning smell of onions (touch and smell) and refreshing smell (smell), respectively. The entire booklet was made through the online graphic design platform CANVA and printed in Braille and enlarged font by the Dorina Nowill Foundation for the Blind. Thus, it was concluded that accessibility is the inevitable way to guarantee citizenship and fundamental rights to all. That is why the need to "Accessitize the Environmental", because communication in EE will often require some skills and attributes. Accessibility can be one of these and we need to be prepared.pt_BR
dc.format.extent69 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.titleAcessibilizando o ambiental: elaboração de cartilha inclusiva como instrumento de educação ambiental para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6287759698547753pt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Elba Maria Nogueira Ferraz
dc.contributor.advisor1Lattes0000-0003-4998-9772pt_BR
dc.contributor.referee1Cordeiro, Eugenia de Paula Benício
dc.contributor.referee2Silva, Suzene Izídio da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596954578610486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5210060514891723pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoA educação é um instrumento poderoso no despertar da consciência ecológica. No entanto, é muito importante que essa prática abranja a todos, inclusive alunos com necessidades especiais. Este trabalho objetivou a elaboração de uma cartilha inclusiva como instrumento de Educação Ambiental (EA) para pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que envolveu pesquisa bibliográfica, entrevistas e análise de dados como base para criação do instrumento proposto. Para tanto foram divididos três etapas principais: 1) revisão bibliográfica a fim de elucidar os principais conceitos e reflexões sobre educação especial, deficiência visual e o ensino de pessoas cegas; 2) o Projeto de extensão Horta Sensorial e 3) a criação da Cartilha Inclusiva “Brincando de Plantar: uma janela para a inclusão”. Das onze (11) espécies trabalhadas durante as oficinas do projeto de extensão realizado no CAPE-PE, três (3) foram utilizadas para compor o conteúdo literário da cartilha sendo elas a Alface (Lactuca sativa L.), a Cebolinha (Allium schoenoprasum L.) e a Hortelã de folha miúda (Mentha Piperita L.), bem como seus atributos de reconhecimento sensorial: nervura na parte inferior central da planta (tato), tamanho e forma tubular das folhas e cheiro ardido de cebola (tato e olfato) e cheiro refrescante (olfato), respectivamente. Toda cartilha foi confeccionada através da plataforma de design gráfico online CANVA e impressa em braille e fonte ampliada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Assim, concluiu-se que a acessibilidade é o caminho inevitável para garantia da cidadania e dos direitos fundamentais a todos. Por isso a necessidade de “Acessibilizar o Ambiental”, pois a comunicação em EA muitas vezes irá requerer algumas habilidades e atributos. A acessibilidade pode ser um desses e precisamos estar preparados.pt_BR


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