dc.relation | BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Modalidades de pesquisa: um estudo introdutório.
Pedagogia em Foco: Petrópolis, 2010.
BARBOSA, Felipe Araújo; MACHADO, Caciana Barreto Hygino; JÚNIOR, Edmundo
Rodrigues; LINHARES, Marília Paixão. Abordagem “Ciência, Tecnologia e
Sociedade” (CTS) no ensino de Física: uma proposta na formação inicial de
professores. Revista Ensino & Pesquisa Multidisciplinar de Licenciatura e
Formação Docente, v. 15, n. 1, p. 158- 178, 2017.
BONJORNO, José Roberto; RAMOS, Clinton Marcico; PRADO, Eduardo de Pinho;
BONJORNO, Valter; BONJORNO, Mariza Azzolini; CASEMIRO, Renato;
BONJORNO, Regina de Fátima Souza Azenha. Física: eletromagnetismo e física
moderna. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016. 274 p.
CARVALHO, Alexandre Tadeu Gomes de; SILVA, Luiz Vitória Fernandes da;
NEVES, Álvaro José Magalhâes; CARVALHO, Regina Simplício. Análogos para
resistência e resistividade elétrica. XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE
FÍSICA, 23., 2019, Anais... Salvador, Bahia: SNEF, 2019. 8 p.
COSTA, Lucas Mota; BONATTO, Nathalia Karolinna; KIESSOW, Alysson Rabelo;
PALCHA, Leandro Siqueira. Os conflitos no processo de ensino-aprendizagem. III
Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação: os desafios em
tempos de modernidade, 3., p. 41-42, 2019, Anais... Pontal do Paraná, Paraná:
Prograd, 2019. 95 p. Disponível em: http://slec.ufpr.br/br/anais2019.html. Acesso em:
20 dez. 2020.
DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. 5. ed.
Campinas, SP: Papirus, 2012.
DIAS, Ana Carolina Lucena; SOUZA, Gabriela Ferreira Ramiro de; CRUZ, Frederico
Alan de Oliveira. Comunicação alternativa no ensino de física: uma proposta de
abordagem de eletricidade. Reiec, Buenos Aires, v. 13, n. 1, p. 15-23, jul. 2018.
FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 5. Ed. Saraiva, 2001. 209 p.
FOWLER, Richard. Fundamentos de eletricidade: corrente contínua e
magnetismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 224 p.
GUIMARÃES, Osvaldo; PIQUEIRA, José Roberto; CARRON, Wilson. Física:
eletromagnetismo e física moderna. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 379 p.
HALLIDAY, David; WALKER, Jearl; RESNICK Robert. Fundamentos de Física:
eletromagnetismo. 10a ed. Rio de Janeiro. Editora LTC. 2016, 1332 p.
LIMA, Donizete Franco. A Importância da sequência da didática como metodologia
no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo,
Uberaba, MG, v. 11, n. 1, p. 151-162, abr. 2018.
MARTINAZZO, Claodomir Antônio; TRENTIN, Débora Suelen; FERRARI, Douglas;
PIAIA, Matheus Matiasso. Arduíno: Uma tecnologia no ensino de física.
Perspectiva, Erechim, v. 38, n. 143, p. 21-30, set. 2014.
MOREIRA, Michele Maria Paulino Carneiro. Contribuições do Arduino no ensino de
Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 721-745, dez. 2018.
OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de. (Entre)linhas de uma pesquisa: o diário de
campo como dispositivo de (in)formação na/da abordagem (auto)biográfica. Revista
Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Bahia, v. 2, n. 4, p. 69-87, dez.
2014.
OLIVEIRA, Samuel. Utilização do índice de bulbo úmido e termômetro de globo no
ensino de transferência de calor para cursos de graduação na área de exatas.
ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 6, n. 3, jul./dez. 2018.
OLIVEIRA, Samuel de; PEREIRA, Frederico Pablo Zaru. Ensino de eletricidade
básica utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade: um relato de
experimento. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação. Bambuí, v. 6,
n. 1, p. 1-14, jul. 2020.
PEREIRA, Elielson Soares; FILHO, Zwinglio de Oliveira Guimaraes. Covariâncias
em medições com multímetros digitais. XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE
FÍSICA, 21., 2015, Anais... São Paulo. São Paulo: SNEF, 2015. 8 p.
RAMOS, Matheus Cotim; ANDRADE, Valcimar Silva. Desenvolvimento, construção e
calibração de uma central de monitoramento de consumo de energia elétrica e de
água utilizando o microcontrolador Arduino. Revista Produção e Desenvolvimento,
[s. l], v. 2, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2016.
SANCHEZ, Alberto Cruz; ALVAREZ, Angel David Guevara; LAZO, Luis Téllez.
Multímetro Didático para a Disciplina de Circuitos Elétricos. Revista Electrónica
Kulongesa – Tes: (Tecnologia – Educação – Sustentabilidade), Angola, v. 2, n. 1,
p. 93-103, mar. 2020.
SANTOS, José Carlos dos; DICKMAN, Adriana Gomes. Experimentos reais e
virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Revista Brasileira
de Ensino de Física, Brasil, v. 41, n. 1, p. 1-12, jul. 2018.
SILVEIRA, Sérgio; GIRARDI, Mauricio. Desenvolvimento de um kit experimental com
Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de
Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 1-7, abr. 2017.
SOUZA, Roberto Wanderley de. Uma sequência didática para o uso do
multímetro como uma ferramenta na aprendizagem de medidas elétricas no
ensino médio. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-
Graduação em Física, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2020.
TEODORO, Jocelino Donizetti; CATAPAN, Anderson; BARROS, Cláudio Marcelo
Edwards; SCHERER, Luciano Márcio. Valor adicionado: tendências metodológicas
adotadas no período 1970-2010. Revista Ambiente Contábil, Natal-RN, v. 4, n. 2,
p. 132-148, dez. 2012. | pt_BR |