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dc.creatorFeitosa, Saulo Oliveira
dc.date.accessioned2021-08-24T11:46:21Z
dc.date.available2021-08-24T11:46:21Z
dc.date.issued2021-04-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/356
dc.description.abstractThe objective was to develop a device capable of collecting precise electrical measurements such as commercial multimeters, reflecting on the contributions to the teaching-learning process with its application in Physics and Electricity teaching environments. The present study adopted two methodological bases: theoretical and experimental. It is worth mentioning the expository character after the construction of the device and its observational intention. This study followed three sequences: Phase I, bibliographic; Phase II, experimental; and Phase III, expository/observational. 2 Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Física. 08 de abril de 2021. Through the development of this device, it was possible to observe its positive aspects related to low-cost value compared to the others, together with its effective precision in measuring electrical quantities, in addition to functioning as a tool that arouses students' interest in the classroom environment, for teaching Physics. It is concluded, therefore, that the new multimeter of electrical quantities of platform Arduino, proved to be very effective, both in relation to the cost-benefit, as in relation to the quality. It was also possible to evidence the scarcity of scientific works in this line and the lack of investments to develop these new technologies in the classroom.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectMultimedidorpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicabilidade de um multimedidor de grandezas elétricas utilizando plataforma arduínopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3110207820329855pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Bruno Gomes Moura de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748950597760777pt_BR
dc.contributor.referee1Galindo, Joaci
dc.contributor.referee2Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se desenvolver um dispositivo capaz de coletar medidas elétricas precisas tais como os multímetros comerciais, com a reflexão sobre as contribuições no processo de ensino-aprendizagem com a sua aplicação em ambientes de ensino da Física e da eletricidade. O presente estudo adotou duas bases metodológicas: teórica e experimental. Vale salientar o caráter expositivo após a construção do dispositivo e sua intenção observacional. Tal estudo seguiu três sequências: Fase I, bibliográfica; Fase II, experimental; e Fase III, expositiva/observacional. Por meio do desenvolvimento desse dispositivo foi possível observar os seus aspectos positivos relacionados a valor de custo baixo comparado aos demais, junto a sua precisão efetiva ao aferir grandezas elétricas, além de funcionar como uma ferramenta que desperta o interesse dos alunos no ambiente de sala de aula, para o ensino da Física. Conclui-se, portanto, que o novo multimedidor de grandezas elétricas de plataforma Arduino, se mostrou bem efetivo, tanto em relação ao custo-benefício, quanto em relação à qualidade. Ainda foi possível evidenciar a escassez de trabalhos científicos nessa linha e a falta de investimentos para desenvolvimento dessas novas tecnologias em sala de aula.pt_BR


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