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dc.creatorBarros, Adriane Ricelly Silva
dc.date.accessioned2021-06-21T19:11:55Z
dc.date.available2021-06-21T19:11:55Z
dc.date.issued2020-09-27
dc.identifier.citationBARROS, Adriane Ricelly Silva. Desafios da implementação do cadastro ambiental rural (CAR): um estudo de caso no município de Ferreiros, Pernambuco. 2020. 52f. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) - Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/300
dc.description.abstractThe readjustment of the New Brazilian Forest Code (Law nº 12.651/2012), seeks for environmental preservation, but considering rural productivity in a less bureaucratic way. This study aimed to study the limits and possibilities of implementing the Rural Environmental Registry (CAR) in the municipality of Ferreiros, in Pernambuco, in order to understand the practical results of this public environmental policy. This is a qualitative, exploratory study, which involved bibliographic research, interviews and data analysis. To this end, all steps of the implementation and operation of the National Rural Environmental Registry System (SICAR) in the municipality were analyzed, based on a diagnosis of rural properties and the perception of four rural owners and two technicians. The difficulties found for the owners to complete the registration were: (1) limited access to the internet; (2) operational weakness of environmental agencies; (3) absence of responsible municipal technicians; (4) lack of information regarding the purpose of public policy It was observed that the CAR represents the opportunity for guidance on the rights and duties of rural landowners, so that they are adapted to the environment, however this is only feasible with the collaboration of technicians responsible for the promotion of means that allow the registration of these properties in the system. Thus, it was concluded that despite the efforts of public and private actors to adapt the rural properties of the municipality to the CAR, much still needs to be done, both to increase the property register and to improve the quality of information that reaches the municipalities. owners.pt_BR
dc.format.extent52f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoliticas Públicaspt_BR
dc.subjectFerreiros - PEpt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Cadastro Ambientalpt_BR
dc.subjectCadastro Ambiental Ruralpt_BR
dc.titleDesafios da implementação do cadastro ambiental rural (CAR): um estudo de caso no município de Ferreiros, Pernambuco.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441203442822799pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Anselmo César de Vasconcelos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403057502641157pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Rogéria Mendes do
dc.contributor.referee2Nascimento, Ailza Maria de Lima do
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783592629711288pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7582561692110142pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoA readequação do Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012), busca pela preservação ambiental, mas considerando a produtividade rural de maneira desburocratizada. Este trabalho objetivou estudar os limites e as possibilidades da implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município de Ferreiros, em Pernambuco, a fim de entender os resultados práticos desta política pública ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que envolveu pesquisa bibliográfica, entrevistas e análises de dados. Para tanto, foram analisados todos os passos da implantação e do funcionamento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) no município, a partir da realização de um diagnóstico das propriedades rurais e da percepção de quatro proprietários rurais e dois técnicos. As dificuldades encontradas para a realização do cadastro pelos proprietários foram: (1) acesso limitado à internet; (2) fragilidade operacional dos órgãos ambientais; (3) ausência de técnicos municipais responsáveis; (4) falta de informações referentes à finalidade da política pública Observou-se que o CAR representa a oportunidade de orientação sobre os direitos e deveres dos proprietários rurais, para que os mesmos se adéquem ambientalmente, entretanto isso só é viável com a colaboração dos técnicos responsáveis para a promoção de meios que possibilitem a inscrição dessas propriedades no sistema. Assim, concluiu-se que apesar do esforço de atores públicos e privados para a adequação das propriedades rurais do município ao CAR, muito ainda precisa ser efeito, tanto para aumentar o cadastro de propriedades, como para melhorar a qualidade da informação que chega até os proprietários.pt_BR


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