Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Kaio Moab de Oliveira
dc.date.accessioned2021-03-25T13:01:00Z
dc.date.available2021-03-25T13:01:00Z
dc.date.issued2021-02-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/257
dc.description.abstractThe present work presents a survey of the evolution of atomic models, starting from the Greek thought with the first ideas of the atomists, passing through the atomic models of the classical era and culminating in the models studied by Particle Physics. Thus, we will describe the first ideas of the constitution of matter, showing the development of the construction of the ideas of the atom, ending with the modern atom described by the standard model for the particles. The research adopts a bibliographic review methodology emphasizing the importance of the history and philosophy of science as a teaching tool. Our proposal was to build a text to support this discussion in basic education.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica, Brasília, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. CAPUCHO, Ivan Meloti. Espalhamento de Pósitron por Átomos e Moléculas: Aplicação ao Átomo de He e a Molécula de H2. Monografia, 2013. Disponível em: https://fisica.ufes.br/sites/fisica.ufes.br/files/005_Ivan_Meloti_Capucho.pdf. Acesso em 02 de dez de 2020. CARVALHO A. M. P; VANNUCCHI, A. I. History, Philosophy and Science Teaching: some answers to “how?”, Science & Education, 9, pp. 427-44, 2000. CHESMAN, Carlos et al. Física moderna: experimental e aplicada. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2004. DANTAS, M. C. e Ramalho, M. D. (2007). Jogo de partículas A – Física e química, química bloco 1, 10o/11o ano. 1a Edição, Texto Editores. Lisboa. DIAS, F. M. L., Rodrigues, M. M. R. D. e Cavaleiro, M. N. G. C. (1992). O mundo da química 2 –Química/9o ano de escolaridade. 1a Edição, Edições Asa. EBÓLI, Oscar J. P. Partículas Elementares. 2005. Disponível em: http://fma.if.usp.br/~eboli/part.pdf. Acesso em 27 de dez de 2020. ENDLER, Anna Maria Freire. Introdução à física de partículas. 1a edição, São Paulo, Editora Livraria da física 2010. GASPAR, A. Física. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2005a. v. único. GONICK, L. e Criddle, C. (2006). A química em banda desenhada. 1a Edição, Gradiva. Lisboa. HELOU, D.; GUALTER, J.B.; NEWTON, V. B. Tópicos de Física.18° edição, Vol. 3. São Paulo, Editora Saraiva 2012. KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011. LOPES, J. (1991). A imagem física do mundo: de Parmênides a Einstein. Estudos Avançados, 5(12), 91-121. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8609. Acesso em 20 de ago de 2020. ALVES, Alexandre José. Da descoberta do nêutron aos incríveis mistérios da estrutura nuclear: à luz dos grandes avanços tecnológicos. Cadernos PDE, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2014/2014_utfpr_fis_pdp_alexandre_jose_alves.pdf. Acesso em 21 de dez de 2020. BEDIAGA, Ignacio. A antimatéria e o universo. Ciência hoje, março de 2010. Disponível em: http://www.cbpf.br/~lhcb/2_0/HOME_HTML/antimateria268.pdf. Acesso em 22 de dez de 2020. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciência da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000. MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p.112-131, 2007. MATTHEWS, M. R. História, Filosofia e Ensino de Ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995. MELZER, Ehrick Eduardo Martins; AIRES Joanez Aparecida. A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1348-1.pdf. Acesso em 20 de set de 2020. MOREIRA, Marco Antoni. O Bóson de Higgs na mídia, na Física e no Ensino da Física. Texto de apoio ao professore de física, v.28, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/tapf_v28n2_moreira.pdf. Acesso em 20 de dez de 2020. NETO, Osvaldo Ferreira. Explorando a equação de Dirac: Um passeio por Isolantes Topológicos e Férmions de Majorana. TCC, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28185/4/ExplorandoEqua%C3%A7%C 3%A3oDirac.pdf. Acesso em 17 de dez 2020. OLIVEIRA, Fabio Ferreira; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Disponível em htp://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/061108.pdf. Acesso em 22 de ago de 2020. OSTERMANN, F. Partículas elementares e interações fundamentais. Instituto de Física – UFRGS. Porto Alegre, 2001 (Texto de apoio ao professor de Física, V.12). PINHEIRO, Lisiane Araujo; COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marcos Antonio. Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje. Disponivel em 2011 https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v22_v6_pinheiro_costa_moreira.pdf. Acesso em 20 de set de 2020. PIRES, I. e Ribeiro, S. (2008). Ciências físico-químicas – Universo da matéria, 9o ano. 2a Edição, Santillana. Carnaxide, SANTOS, J. M. B. Lopes. A Descoberta do Neutrino. 18 de dezembro de 2003. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5759/material/A%20Descoberta%20do%20Neutrino.pdf. Acesso em 05 de dez de 2020. SOUZA, et al. Revisão Integrativa: O que é e como fazer. Einstein (São Paulo) vol.8 no.1 São Paulo Jan/Mar. 2010 STUDART, Nelson. A Invenção do Conceito de Quantum de Energia segundo Planck. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, no. 4, dezembro, 2000. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v22_523.pdf. Acesso em 20 de dez de 2020. THOMSON, J. J., 1897, “Catahode Rays”, Philosophical Magazine, Vol. 44, serie 5, 293. TOLENTINO, M.; FILHO, R. C. R. O átomo e a tecnologia. Química Nova na Escola, no 3, p. 4-7, mai. 1996.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Históriapt_BR
dc.subjectFísica - HFCpt_BR
dc.subjectFísica - Modelos atômicospt_BR
dc.titleDos atomistas ao átomo moderno: um resgate histórico da evolução dos modelos atômicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047291631722687pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Oberlan da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470594003764583pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.referee2Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz um levantamento da evolução dos modelos atômicos, partindo do pensamento grego com as primeiras ideais dos atomistas, passando pelos modelos atômicos da era clássica e culminando com os modelos estudados pela Física de Partículas. Assim, descrevemos as primeiras ideias da constituição da matéria, mostrando o desenvolvimento da construção das ideias do átomo, finalizando com o átomo moderno descrito pelo modelo padrão para as partículas. A pesquisa adota uma metodologia de revisão bibliográfica enfatizando a importância da história e da filosofia da ciência como ferramenta de ensino. Nossa proposta foi construir um texto que possa apoiar essa discussão na educação básica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples