dc.creator | Almeida, Ricardo José de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T12:39:42Z | |
dc.date.available | 2021-03-25T12:39:42Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/256 | |
dc.description.abstract | The present work discusses, from a historical perspective, the existence of
quatérnios, a numerical field broader than complex numbers. The work also presents
concepts and a historical rescue of complex numbers, in addition to entering into the
debate about a possible relevance of the study of quatérnios in mathematics
courses. More specifically, the objectives of this work are: to synthesize bibliographic
materials related to our object of study, to build an initial understanding of quatérnios,
including mathematical aspects and applications, and to reflect on the role of
quatérnios in the development of mathematical knowledge. Considering the listed
objectives, our methodological procedures are anchored in a descriptive type of qualitative approach, through a literature review of the literature. As central results,
we show that the creation of quatérnios expanded and consolidated mathematical
abstraction, particularly in the field of Algebra, in addition to allowing applications in
several areas such as computer graphics and quantum mechanics. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL, Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares
aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs+): Ciências da Natureza,
Matemática e suas Tecnologias, Brasília: MEC/SEF, 2002.
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complexos 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011, p. 528. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Quarténios | pt_BR |
dc.subject | matemática - Número complexos | pt_BR |
dc.subject | Matemática - História | pt_BR |
dc.title | Quatérnios: indo além dos números complexos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9019705279056437 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368819461212823 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maciel, Nubia de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113179028337606 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ANALISE | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute, sob uma perspectiva histórica, a existência dos
quatérnios, um campo numérico mais amplo que os números complexos. O trabalho
também apresenta conceitos e um resgate histórico dos números complexos, além
de entrar no debate sobre uma possível relevância do estudo dos quatérnios em
cursos de licenciatura em Matemática. Mais especificamente, são objetivos deste
trabalho: sintetizar materiais bibliográficos relacionados ao nosso objeto de estudo,
construir uma compreensão inicial sobre os quatérnios, incluindo aspectos
matemáticos e aplicações e refletir sobre papel dos quatérnios no desenvolvimento
do conhecimento matemático. Considerando os objetivos elencados, nossos
procedimentos metodológicos estão ancorados em um tipo descritivo de abordagem
qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica da literatura. Como resultados
centrais, evidenciamos que a criação dos quatérnios ampliou e consolidou a
abstração matemática, particularmente no campo da Álgebra, além de permitir
aplicações em diversas áreas como computação gráfica e mecânica quântica. | pt_BR |