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dc.creatorMota, Saulo Dias das Chagas
dc.date.accessioned2020-08-21T21:09:14Z
dc.date.available2020-08-21T21:09:14Z
dc.date.issued2019-08-22
dc.identifier.citationMOTA, Saulo Dias das Chagas. Uso de notação BPMN para mapeamento de processos de requerimento estudantil no IFPE/Campus-Recife. 2019. 67 f. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Departamento Acadêmico de Controle e Sistemas Eletroeletrônico, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/195
dc.description.abstractThe mapping of business processes is a tool that helps the management of business processes, allowing us to have a graphic representation of all or part of a process. Its main purpose is to facilitate the understanding of the process for all involved. In this work will be presented the use of the BPMN notation and the Bizagi tool to map the ten most requested processes in the field of student application of the Federal Institute of Pernambuco - IFPE - Campus Recife, as it is (As Is). In order to promote the dissemination and greater understanding of the processes for students, teachers, administrative technicians, software developers and employees. As well as alerting the academic community to the management of business processes, aiming at the optimization of such processespt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAUJO, M. et al. A Modelagem de processos como ferramenta para a melhoria da qualidade de serviços: Um caso prático da gestão de risco de TI na FIOCRUZ. In: Anais do Simpósio de Engenharia de Produção - SIMEP. Anais...Joinville(SC) UDESC/UNIVILLE, 2017. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/5simep/43272-a-modelagem-de-processos-comoferramenta-para-a-melhoria-da-qualidade-de-servicos---um-caso-pratico-da-gestaode-r. Acesso em: 21 nov. 2018. CBOK, BPM. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento–ABPMP BPM CBOK, v. 3, 2013. CAMPOS, André L. N. Modelagem de Processos com BPMN. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. DA COSTA CANELLO, Franciele. BPMN–identificando vantagens e desvantagens do uso desta ferramenta para modelagem de processos. REN-Revista Escola de Negócios, v. 3, n. 2, p. 1-20, jul/dez, 2015. CAPOTE, Gart. Guia para formação de analistas de processos. Business Process Management. Rio de Janeiro: Bookess, 2011. FERREIRA, Josimar Luis; SOUZA, Warlen Oliveira. Modelagem de processos através do BMP – Business Process Management. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/927. Acesso em: 02 dez. 2018. GARCIA, A. L.; GARBERO, R. F. Melhoria de Processos–Business Process Management (BPM): aplicado na Central de Polícia Judiciária de Americana/São Paulo. Revista Tecnológica da Fatec Americana, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 26-47, out/2016-mar/2017. GOMES, A. S.; WANDERLEY, E. G.. Elicitando requisitos em projetos de Software Educativo. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Recife: UFPE, 2003. p. 119-130. HAMMER, M. R.; BROCKE, J.V. Manual de BPM: Gestão de processo de negócio. Porto Alegre: Bookman, 2013. HÖRBE, Tatiane de Andrade Neves; MOURA, Gilnei Luiz de; SILVA, Andressa Hennig; VARGASA, Katiuscia Schiemer; MACHADO, Emanuelly Comoretto. Gestão por Processos: Uma Proposta Aplicável a uma Pequena Empresa do Ramo de Alimentação. Sistemas & Gestão, v.10, n.2, p. 226-237, 2015. MAMMANA, C. I. Inovação e competição no mundo globalizado Reflexões sobre o desenvolvimento competitivo da engenharia em países de industrialização tardia. In: Anais: de La Academia Nacional de Ingeniería. Buenos Aires: Academia Nacional de Ingeniería República Argentina, 2005. p. 1-35. MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica: Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. MERLO, Diovani Luiz. Boas práticas de modelagem BPMN. 2017. Disponível em: http://igti.com.br/blog/boas-praticas-de-modelagem-bpmn/. Acesso em: 22 nov. 2018. NASCIMENTO, A. F. et al. Modelagem de Processos como proposta de melhoria do processo de elaboração de orçamento anual da área de operações: Um estudo de caso em uma empresa de energia. In: XXXVI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCÃO, 36., 2016, João Pessoa. Anais eletrônicos (ENEGEP). João Pessoa, 2016. p. 1-22. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_226_323_28746.pdf. Acesso em: 13 set. 2018. OBJECT MANAGEMENT GROUP. Business Process Model & Notation. Organization. founded: 1989. Disponível em: https://www.omg.org/events/ca- 17/special-events/BPMN-Health-Workshop.htm. Acesso em: 01 dez. 2018. RABELO, André. Boas práticas de modelagem de processos com notação BPMN. 2015. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/boas-praticas-de-modelagemde-processos-com-notacao-bpmn/85138/ Acesso em: 22 nov. 2018. ROSSATO, Lenara Rasia. Modelagem de processos como ferramenta de governança em tecnologia da informação em uma empresa do ramo financeiro. Governança de Tecnologia da Informação-Unisul Virtual, 2018. SANTOS, J. C. B. Modelagem de processos de negócio nos departamentos de graduação do campus prof. Alberto Carvalho. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2015. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2017. SUDOSKI, Andreia Saradgna. Metodologia para aplicação da gestão por processos. 2010. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/metodologia-paraaplicacao-da-gestao-por-processos/49233. Acesso em: 20 nov. 2018. TREGEAR, Roger; JESUS, Leandro; MACIEIRA, André. Estabelecendo o escritório de processos. Rio de janeiro: Elo Group, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectModelagem de processospt_BR
dc.titleUso de notação BPMN para mapeamento de processos de requerimento estudantil no IFPE/Campus-Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727996524466982pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Aida Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515798754882166pt_BR
dc.contributor.referee1Guedes, Paulo Abadie
dc.contributor.referee2Barbosa, Ioná Maria Beltrão Rameh
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543620368514830pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171196198128324pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO mapeamento de processos de negócio é uma ferramenta que auxilia a gestão de processos de negócio, possibilitando termos uma representação gráfica de todo ou parte de um processo. Seu objetivo principal é facilitar a compreensão do processo para todos os envolvidos. Nesse trabalho será apresentado o uso da notação BPMN e a ferramenta Bizagi para mapear os dez processos mais solicitados no setor de requerimento estudantil do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE – Campus Recife, situação como é (As Is). Com intuito de promover a divulgação e uma maior compreensão dos processos para alunos, professores, técnicos administrativos, desenvolvedores de software e funcionários. Como também alertar a comunidade acadêmica para gestão de processos de negócio, visando a otimização de tais processos.pt_BR


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