| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Letícia da Mota; LIMA, Andreza Maria de.Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais: uma proposta de jornada formativa teórico-prática para professores/as. 39 f. 2025. Produto Educacional: Livro Digital. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este livro digital apresenta uma proposta de Jornada Formativa sobre o Ensino Médio Integrado (EMI)1 nos Institutos Federais (IFs) destinada aos/às professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Garanhuns. Constitui-se como o Produto Educacional vinculado à dissertação intitulada “Formação Continuada nos Institutos Federais: os Encontros Pedagógicos e suas contribuições didático-pedagógicas para a prática docente no Ensino Médio Integrado na percepção de professores/as do IFPE – Campus Garanhuns”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado.
O desenvolvimento de um Produto Educacional atende a exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os programas profissionais de Pós-Graduação. Os Produtos Educacionais, conforme o Documento da Área de Ensino da CAPES (Brasil, 2019a), são os resultados tangíveis de uma pesquisa e voltados a responder uma pergunta, resolver um problema ou atender uma necessidade que derive da prática profissional.
Dentre as tipologias de Produtos Educacionais aceitas pela área de Ensino da CAPES2, o Produto Educacional desenvolvido enquadra-se como curso de formação profissional. De acordo com o Relatório do Grupo de Trabalho Produção Tecnológica da CAPES (Brasil, 2019b, p. 19), o curso de formação profissional pode ser “[…] Atividade docente de capacitação, em diferentes níveis realizada; Atividade de capacitação criada, em diferentes níveis; Atividade de capacitação organizada, em diferentes níveis […]”. O Produto Educacional desenvolvido, por ser uma proposta de formação continuada, enquadra-se na categoria “atividade de capacitação criada, em diferentes níveis”, acima referenciada.
De acordo com Rizzatti et al. (2020), a validação dos Produtos Educacionais é realizada por meio da identificação de “[…] evidências que permitam avaliar a adequação e a interpretação de resultados desse (produto/processo) a partir de critérios previamente
1
O EMI surgiu enquanto possibilidade por meio do Decreto nº 5.154/2004 (Brasil, 2004), o qual determinou que a Educação Profissional e Tecnológica pudesse ser ofertada integrada ao Ensino Médio, por meio de um único currículo. Esta oferta havia sido impedida anteriormente na reforma do Ensino Médio promovida pelo Decreto nº 2.208/97 (Brasil, 1997).
2
De acordo com Rizzatti et al. (2020), são dez tipologias de Produtos Educacionais aceitas pela área de Ensino da CAPES: (1) material didático/instrucional; (2) curso de formação profissional; (3) tecnologia social; (4) software/aplicativo; (5) eventos organizados; (6) relatório técnico; (7) acervo; (8) produto de comunicação; (9) manual/protocolo; e (10) carta/mapa ou similar.
7
estabelecidos.” (Rizzatti et al., 2020, p. 6). Segundo os autores, a aplicação do Produto Educacional não é uma etapa obrigatória nos cursos de Mestrado Profissional.
O processo de validação do Produto Educacional deve ser realizado em duas instâncias, sendo a primeira pelos/as participantes, por meio de instrumentos qualitativos ou quantitativos, e a segunda pela banca de defesa da dissertação. Desse modo, este Produto Educacional, em formato de livro digital, foi validado, em primeira instância, pelos/as participantes da pesquisa, que puderam avaliar e contribuir com a proposta. Posteriormente, após refinamento e finalização da proposta, o Produto foi validado, em segunda instância, pela banca de defesa da dissertação.
Este livro digital, ao apresentar uma proposta de jornada formativa fundamentada em pressupostos teórico-metodológicos alinhados aos fundamentos do EMI nos IFs, pretende fortalecer o compromisso com a qualidade do trabalho docente no EMI. Além disso, o Produto Educacional desenvolvido pode favorecer impactos significativos também entre os/as demais servidores/as dos IFs. Ao propor reflexões teórico-práticas sobre o EMI nos IFs, esta proposta busca favorecer a compreensão dos fundamentos e finalidades dessa política educacional, incentivando a ressignificação das práticas pedagógicas e o fortalecimento da concepção de formação integral dos/as estudantes, bem como do Projeto Político-Pedagógico dos IFs.
Este Produto Educacional repercute para além da dimensão individual da formação, configurando-se como uma estratégia potencial de política institucional voltada à qualificação do EMI e à consolidação de uma educação pública, integral e socialmente referenciada. Esperamos, portanto, que o Produto contribua para fomentar reflexões e promover a formação coletiva dos/as professores/as e dos/as servidores/as dos IFs, constituindo-se como instrumento de transformação e intervenção no contexto educacional em que se insere. | pt_BR |