| dc.creator | Metódio, Stephany Cristyne de Souza Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T21:11:57Z | |
| dc.date.available | 2025-12-18T21:11:57Z | |
| dc.date.issued | 2025-11-22 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1944 | |
| dc.format.extent | 15f. | pt_BR |
| dc.language | pt_BR | pt_BR |
| dc.relation | SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2021.
______________________. Colonização, Quilombos: Modos e Significações.
Brasília: INCTI/UnB, 2015
CARINE, Bárbara. Como ser um educador antirracista. São Paulo: HarperCollins,
2023.
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. Lisboa: Editorial Caminho, 1994.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São
Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das
Letras, 2019.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela.
São Paulo: Perspectiva, 2021.
RIBAS, Oscar. Ilundo: estudos sobre religião e mentalidade africanas. Lisboa:
Instituto de Cultura Portuguesa, 1997.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis:
Vozes, 2002.
ZÉRBO, Joseph Ki-. A história geral da África: metodologia e pré-história da África.
Brasília: UNESCO, 2010.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 jun.
2025.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 jun.
2025. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
| dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
| dc.subject | Educação Multicultural - Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Raízes africanas | pt_BR |
| dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
| dc.title | Luanda Ruanda - Histórias Africanas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850496398554123 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Andrade, Geandisson Ramos | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3420186280436355 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Barbosa, Katarina da Silva | |
| dc.contributor.referee2 | Teles, Creuza Jacinto Alves | |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2529016887721314 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245180555544088 | pt_BR |
| dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo apresenta a trajetória, metodologia e impacto sociocultural do espetáculo de narração de histórias orais afro-brasileiras "Luanda Ruanda – Histórias Africanas", criado por Stephany Metódio, enquanto dispositivo artístico de educação antirracista, afrocentrada e afetiva. A partir da cosmovisão Nyogolon — inspirada no pensamento do griot africano Sotigui Kouyaté — e fundamentado na tradição oral africana e afro-brasileira, o trabalho evidencia a oralidade como tecnologia ancestral de formação, cura e pertencimento. As reflexões se apoiam nas experiências vividas em territórios quilombolas e indígenas de Pernambuco, reafirmando o papel do espetáculo como contribuição viva e transformadora para a educação das infâncias, especialmente das crianças negras. O artigo também destaca a importância das políticas públicas, como a Lei 10.639/03, na valorização de práticas pedagógicas interculturais ancoradas na ancestralidade, na arte e na escuta. | pt_BR |