Mostrar registro simples

dc.creatorMetódio, Stephany Cristyne de Souza Silva
dc.date.accessioned2025-12-18T21:11:57Z
dc.date.available2025-12-18T21:11:57Z
dc.date.issued2025-11-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1944
dc.format.extent15f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationSANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu, 2021. ______________________. Colonização, Quilombos: Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015 CARINE, Bárbara. Como ser um educador antirracista. São Paulo: HarperCollins, 2023. HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. Lisboa: Editorial Caminho, 1994. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. São Paulo: Perspectiva, 2021. RIBAS, Oscar. Ilundo: estudos sobre religião e mentalidade africanas. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa, 1997. SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 2002. ZÉRBO, Joseph Ki-. A história geral da África: metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2025. BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 jun. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Multicultural - Brasilpt_BR
dc.subjectRaízes africanaspt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.titleLuanda Ruanda - Histórias Africanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850496398554123pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Geandisson Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3420186280436355pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Katarina da Silva
dc.contributor.referee2Teles, Creuza Jacinto Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2529016887721314pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245180555544088pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta a trajetória, metodologia e impacto sociocultural do espetáculo de narração de histórias orais afro-brasileiras "Luanda Ruanda – Histórias Africanas", criado por Stephany Metódio, enquanto dispositivo artístico de educação antirracista, afrocentrada e afetiva. A partir da cosmovisão Nyogolon — inspirada no pensamento do griot africano Sotigui Kouyaté — e fundamentado na tradição oral africana e afro-brasileira, o trabalho evidencia a oralidade como tecnologia ancestral de formação, cura e pertencimento. As reflexões se apoiam nas experiências vividas em territórios quilombolas e indígenas de Pernambuco, reafirmando o papel do espetáculo como contribuição viva e transformadora para a educação das infâncias, especialmente das crianças negras. O artigo também destaca a importância das políticas públicas, como a Lei 10.639/03, na valorização de práticas pedagógicas interculturais ancoradas na ancestralidade, na arte e na escuta.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples