Mostrar registro simples

dc.creatorTeodozio, Deyse Kérolly Duarte
dc.date.accessioned2025-12-04T17:09:37Z
dc.date.available2025-12-04T17:09:37Z
dc.date.issued2024-03-15
dc.identifier.citationTEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte. O uso de tecnologias digitais no ensino médio: avaliação da aplicabilidade e impacto. 49p. Artigo. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão dos Guararapes, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1936
dc.description.abstractNos últimos tempos, tem-se observado um aumento significativo no uso da tecnologia no ensino médio, trazendo consigo tanto benefícios quanto desafios importantes no cenário educacional. Este estudo tem como propósito geral aprofundar a compreensão das implicações práticas derivadas do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do ensino médio, buscando identificar tanto as vantagens quanto os desafios associados a essa integração. A pesquisa abrangeu um conjunto de cinco escolas públicas de ensino médio situadas no município de Jaboatão dos Guararapes, Estado de Pernambuco. Quanto ao tipo de pesquisa, foi adotada uma abordagem explicativa e descritiva, utilizando o método de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados, abrangendo perguntas fechadas e abertas, direcionadas tanto aos alunos quanto aos professores. Essa abordagem permitiu uma análise abrangente, abordando desde a frequência do uso das tecnologias digitais em sala de aula até a identificação das tecnologias mais prevalentes, bem como a compreensão dos desafios e benefícios percebidos pelos envolvidos. Os resultados revelaram a falta de infraestrutura tecnológica, como conexões de internet instáveis, ferramentas e dispositivos tecnológicos, para os alunos e professores, além da necessidade de investimento em formação e capacitação profissional digital para o corpo docente.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAFONSO, C. A. Internet no brasil–alguns dos desafios a enfrentar. Informática Pública, v. 4, n. 2, p. 169–184, 2002. Disponível em: <http://pbh.gov.br/informaticapublica/ ANO4_N2_PDF/ip0402afonso.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024. ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J.A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57- 82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024. BARRETO, R. G. Discursos, tecnologias, educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. BITENCOURTE, A.; HINZ, V. T.; LOPES, J. L. B. Uma análise do uso das tecnologias móveis digitais em sala de aula no ensino médio de uma escola pública. Revista Educar Mais, v. 2, n. 1, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1273>. Acesso em: 21 fev. 2024. BRAGA, D. B. VÓVIO. C. L. Uso de tecnologia e participação em letramento digitais em contextos de desigualdade. In: BRAGA, D. B. (Org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social: possibilidades e contradições. São Paulo: Cortez, 2015. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Básica 2019. Resumo técnico. 2020. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacaodapublicacao//asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/ document/id/6874720>. Acesso em: 21 fev. 2024. Coll, C. e Monereo, C. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: ARTMED EDITORA S.A, 2010. CANTO, M. O letramento midiático em escolas: lutando contra a desinformação online. In: CETIC.BR (Ed.). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros TIC Domicílios 2018. [S.l.]: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019. p. 45–52. FAVA, R. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. FERREIRA, A. R. Comunicação e aprendizagem : mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Érica, 2014. FERREIRA, Aurélio B. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5a Edição. Curitiba: Editora Positivo, 2010. FESTAS, Maria Isabel Ferraz. A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 713-728, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201507128518 FTV. Juventudes e Conexões. 2019. Disponível em: <http://fundacaotelefonicavivo.org.br/wpcontent/uploads/pdfs/juventudeseconexoes3 edicaocompleta.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2024. GABRIEL, Martha. Educar: a revolução digital na educação. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007. GADOTTI, M. BONITEZA DE UM SONHO: Ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., 1995a. HORN, M. B. Blended usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290451/cfi/6/26!/4/6/276/ 52/2/6@0:45.2>. Acesso em: 21 fev. 2024. Acesso restrito aos vinculados à UFVJM. KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas,SP: Papirus, 2015. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas,SP: Papirus, 2015. Lavinas, L. & Veiga, A. (2013). Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa, 43(149), 542-569. LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008. MACHADO, L. R. de S. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-94. MARX, K. O capital. São Paulo: Abril, 1983. MILL, D.; SANTIAGO, G.; SANTOS, M. S.; PINO, D. Educação e tecnologias: reflexões e contribuições teórico-práticas. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2018. Ministério da Educação (2015). Projeto Mídias na Educação. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado: 15 fev. de 2015. Disponível: http://portal.mec.gov.br/ » http://portal.mec.gov.br/ MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá (livro eletrônico). São Paulo: Papirus, 2013. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015. MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, p. 6–35, 2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>. Acesso em: 21 fev. 2024. OECHSLER, Vanessa; MANERICH, Danielle; SILVA, Felipe Matheus Nogueira da. A relação entre professor e aluno no processo de produção de vídeo em sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 587-596, 2019. https://doi.org/10.22456/1679-1916.95951 PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. d. S. P. Princípios da educação online: para sua aula não ficar massiva nem maçante. SBC Horizontes, maio, 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principioseducacaoonline/>. Acesso em: 21 fev. 2024. PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009. 171 p. SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 14, p. 15–22, 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/ article/view/3446>. Acesso em: 21 fev. 2024. SANTOS, Luciana Rocha dos; RIBEIRO, Augusto Gonçalves. Hipermídia no ensino médio técnico como estratégia de aprendizagem. Revista Temática, n. 10, p. 45-58, 2018. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n10.42255 SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016. VALENTE, J. A. [et al.] Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Núcleo de Base 2. Brasília, DF: MEC, 2014. VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp/NIED, 1999. VERASTZO, E. V.; SILVA, D. d.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma. com, n. 8, p. 19–46, 2009. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/2065. Acesso em: 21 fev. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDigitalpt_BR
dc.titleO uso de tecnologias digitais no ensino médio: avaliação da aplicabilidade e impactopt_BR
dc.title.alternativeThe use of digital technologies in high school: assessment of applicability and impactpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3762188159538187pt_BR
dc.contributor.advisor1Aureliano, Viviane Cristina Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7 543043549166010pt_BR
dc.contributor.referee1Aureliano, Viviane Cristina Oliveira
dc.contributor.referee2Andrade, Havana Diogo Alves
dc.contributor.referee3Souza, Natalia Mary Oliveira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7 543043549166010pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1 553497037631903pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0 578758037141444pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoNos últimos tempos, tem-se observado um aumento significativo no uso da tecnologia no ensino médio, trazendo consigo tanto benefícios quanto desafios importantes no cenário educacional. Este estudo tem como propósito geral aprofundar a compreensão das implicações práticas derivadas do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto do ensino médio, buscando identificar tanto as vantagens quanto os desafios associados a essa integração. A pesquisa abrangeu um conjunto de cinco escolas públicas de ensino médio situadas no município de Jaboatão dos Guararapes, Estado de Pernambuco. Quanto ao tipo de pesquisa, foi adotada uma abordagem explicativa e descritiva, utilizando o método de levantamento. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados, abrangendo perguntas fechadas e abertas, direcionadas tanto aos alunos quanto aos professores. Essa abordagem permitiu uma análise abrangente, abordando desde a frequência do uso das tecnologias digitais em sala de aula até a identificação das tecnologias mais prevalentes, bem como a compreensão dos desafios e benefícios percebidos pelos envolvidos. Os resultados revelaram a falta de infraestrutura tecnológica, como conexões de internet instáveis, ferramentas e dispositivos tecnológicos, para os alunos e professores, além da necessidade de investimento em formação e capacitação profissional digital para o corpo docente.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples