Mostrar registro simples

dc.creatorFerreira, Denise Fernandes
dc.date.accessioned2025-12-03T14:24:53Z
dc.date.available2025-12-03T14:24:53Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1929
dc.description.abstractThe use of information technology in Education is increasingly essential. However, its introduction and integration requires a series of actions, such as innovations, planning and strategies. Innovating results in big changes and when it comes to technology in the educational field, it can bring positive results to scenarios and its members. However, even knowing the importance and significance of ICTs, there is still some difficulty in implementing them, and resistance in using them. The objective of this course completion work is to analyze the use of technology within the school environment in two municipal schools in the city of Iguaracy-PE. Also discuss the relationship between education, technology, complexity and new pedagogical challenges for schools in the face of technological innovations, their alternatives and opportunities and from this show the importance, need and use of information technologies in the school environment as educational resources that transform the process of teaching-learning. The methodological approach of the work was qualitative and quantitative field research, with the research location being the municipal schools Professora Judite Bezerra da Silva and the Municipal school São Vicente, both in the municipality of Iguaracy-PE. To this end, we used the following theorists as references, Barbosa (2014), Valente (1999), Almeida Morais (1996), Pires (2009), Kenski (2007), Silva (2018). Among other scholars. When it comes to structure in on-site research, it is possible to observe that the schools in question favor the possible implementation of laboratories, it appears that what schools need are computers, trained professionals, support for maintenance and continued training for teachers in the area of technologies. It is not enough to equip schools with technology, an action plan is needed to use the tools correctly.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, nº 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. ASSMAN, H. (1998). p. 32 apud SANTOS. (2011) p. 40. Tecnologias digitais na educação., Disponivel em: <https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa- 9788578791247.pdf >. Acesso em: 20 dez. 2024. BARBOSA, A. F. (2014). A ESCOLA E O USO DAS TIC: limites e possibilidades. p.28 Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_ pde/2013/2013_uepg_ped_artigo_elizabeth_santanna_modrow.pdfConsultado em 14/11/2014>. Acesso em: 16 jan. 2024. BICALHO, A. J; GAZIRE, E. S. O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. Disponível em:<file:///C:/Users/Host/Downloads/3203- Texto%20do%20artigo-5359-1-10- 20180323%20(1). Pdf>. Acesso em: 20 ago. 2023. BISPO FILHO, D. O. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1047/1/2016DomingasCantanheded osSantos.pdf.>. Acesso em: 15 jan. 2024. DUARTE, S. B. USO DA TECNOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO NA MODERNIDADE - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15727/1/ALA27022018.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2023. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. KENSKI, V. M. O Uso das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica: Inovando Pedagogicamente na Sala de Aula. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/22533/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20FAB%C3%8DOLA%>. Acesso em: 17 ago. 2023. FEDERAL. Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Disponível em: <https://legislacao.presidencia.gov.br/ficha/?/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2012.6952012&OpenDoc>. Acesso em 24 jan.2024. MARTINSI, M. C.(2008). Educação e Tecnologiade informação e comunicação. 15 de outubro 2019. Disponível em: < https://www.passeidireto.com/arquivo/71123662/educacao-e-tecnologia-da->. Acesso em: 20 nov. 2023. MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Disponível Em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artig os/pesqusia_social.pdf> Acesso em: 20 nov. 2023. MARQUES, A. C; CAETANO, J. da S. A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/41563/1/2012_tcc_mlbabreu.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2023. MARQUES, Adriana Cavalcanti; CAETANO, Josineide da Silva, UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA. Maceió, AL: EDUFAL, 2002, p.136. MENDES, L. M. B. Experiências de Fronteira: os meios digitais em sala de aula. Dissertação apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Educação. São Paulo, 2009. MORAN, J. M. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: Mudar para valer. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2499-6.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2023. NASCIMENTO, A. D. ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA INDÍGENA. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5886_310820201659>. Acesso em: 17 ago. 2023. NEVES, J. L. A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO MEIO FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Universidade de Brasília. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9157/1/2014_AnaClaudiaBatistadosSantos.pdf.>. Acesso em: 03 nov. 2023. PIRES, S. M. (2009). A INCLUSÃO DAS TICs NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em: <https://repositorio.animaeducacao.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2023. PRATA, C. L. Gestão Democrática e Tecnologia de Informática na Educação Pública: o Proinfo no Espírito Santo. Dissertação de Mestrado PROINFO. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-eprogramas/programas/proinfo >. Acesso em: 01 out. 2023. FEDERAL. Portaria nº 522 em 09/04/1997. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22148>. Acesso em: 24 jan. 2024. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. Disponível em:<https://portal.educacao.pe.gov.br/>. Acesso em: 05 jul. 2023. SILVA, C. G. da. A Importância do Uso das TICS Na Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 16, pp. 49-59, Agosto de 2018. UEG, Redes Pires do Rio. 2016. Disponível em:< http://www.redes.piresdorio.ueg.br/>. Acesso em: 01 jul. 2023. VALENTE, J. A.(1999). A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino- aprendizagem-Revista Educação Pública. 22 de junho de 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectImplantaçãopt_BR
dc.titleIMPLICAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IGUARACY-PE: desafios e oportunidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1225446286635453pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Amélia da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426347765316065pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Amélia da Silva
dc.contributor.referee2Silva, Ivo Marinho
dc.contributor.referee3Souza, Bárbara Camila Bomfim de
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3426347765316065pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657601355977725pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3998206492897228pt_BR
dc.publisher.departmentAfogados da Ingazeirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoO uso da tecnologia da informação na Educação mostra-se cada vez mais imprescindível. No entanto, sua introdução e integração exige uma série de ações, como inovações, planejamento e estratégias. Inovar resulta em grandes mudanças e quando se trata de tecnologia no campo educacional podem-se trazer resultados positivos aos cenários e aos integrantes dele. Contudo, mesmo sabendo a importância e significado das TICs, ainda há certa dificuldade em implantar, e resistência em utilizá-las. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar o uso da tecnologia dentro do ambiente escolar em duas escolas municipais do município de Iguaracy-PE. Discutir também a relação entre educação, tecnologia, complexidade e novos desafios pedagógicos para as escolas diante das inovações tecnológicas, suas alternativas e oportunidades e a partir disso mostrar a importância, necessidade e utilização das tecnologias da informação no âmbito escolar como recursos educacionais transformadores do processo de ensino- aprendizagem. O trabalho teve como abordagem metodológica uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e quantitativa, tendo como local de pesquisa as escolas municipais Professora Judite Bezerra da Silva e a escola Municipal São Vicente, ambas no município de Iguaracy-PE. Para tanto, utilizamos como referencial os seguintes teóricos, Barbosa (2014), Valente (1999), Almeida Morais (1996), Pires (2009), Kenski (2007), Silva (2018). Entre outros estudiosos. Quando se trata de estrutura na pesquisa in loco é possível observar que as escolas em questão favorecem para uma possível implantação de laboratórios, constata-se que o que as escolas necessitam é de computadores, profissionais capacitados, suporte para manutenção e formação continuada para os professores na área de tecnologias. Não basta equipar as escolas com tecnologias é preciso plano de ação para utilizar as ferramentas de maneira correta.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples