dc.contributor.author | Emerson da Costa Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardina Santos Araújo de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T22:06:06Z | |
dc.date.available | 2025-09-17T22:06:06Z | |
dc.date.issued | 2025-04-14 | |
dc.identifier.citation | MELO, Emerson da Costa Melo; SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Relatório técnico conclusivo: gestão de riscos do programa Tutoria de Pares do IFPE - Campus Recife. 33 f. 2025. Produto Educacional: Relatório técnico. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1883 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação de pessoas com necessidades especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação - Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade educacional | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas na educação | pt_BR |
dc.subject | Programa Tutoria de Pares | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Relatório técnico conclusivo: gestão de riscos do programa Tutoria de Pares do IFPE - Campus Recife. | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Produto Educacional, classificado como uma Produção Técnico-Científica Aplicada no
contexto educacional, de acordo com a classificação da CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), denomina-se Relatório Técnico Conclusivo,
encontra-se vinculado à pesquisa de mestrado (ProfEPT - IFPE), aborda os riscos associados
ao Programa Tutoria de Pares, a partir de elementos posicionados na pesquisa realizada,
dispostos no Regulamento do Programa Tutoria de Pares, na Política de Gestão de Riscos
do IFPE, no Plano de Gestão de Riscos do IFPE, o Manual de Gestão de Riscos do TCU e em
estudos correlatos. Inicialmente, destacou-se a importância do Programa Tutoria de Pares
no Campus Recife, especialmente, no apoio à inclusão de estudantes com Transtorno do
Espectro Autista (TEA). O objetivo do relatório foi apresentar soluções, melhorias e diretrizes
identificadas com os achados da pesquisa de campo. O programa mostrou-se fundamental
para promover a mediação e a interação social, contribuindo para o desenvolvimento
cognitivo e social dos estudantes. Foram observados avanços na autonomia, socialização e
desempenho acadêmico dos tutorados, além do desenvolvimento de habilidades como
empatia e cooperação nos tutores. No entanto, verificou-se que o programa enfrentou
desafios. Com base nisso, avançou-se para a gestão de riscos, seguindo as etapas de
entendimento do contexto, identificação e análise de riscos. Foram mapeados diversos
fatores que poderiam impactar o sucesso do programa, indicando possíveis causas,
consequências e potenciais controles. A partir dessa análise, quatro aspectos destacaram-se
como prioritários e que merecem maior atenção, como o planejamento das atividades de
tutoria, o engajamento do corpo docente e das coordenações de curso, as ações de
monitoramento do programa no campus e a questão dos recursos orçamentários para
execução e eventual expansão do programa. Ao final, foram emitidas recomendações de
caráter sugestivo direcionadas à Presidência da Comissão Local de Tutoria de Pares do
Campus Recife, com o objetivo de fortalecer a gestão do programa | pt_BR |