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dc.contributor.authorEmerson da Costa Melopt_BR
dc.contributor.authorBernardina Santos Araújo de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T22:06:06Z
dc.date.available2025-09-17T22:06:06Z
dc.date.issued2025-04-14
dc.identifier.citationMELO, Emerson da Costa Melo; SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Relatório técnico conclusivo: gestão de riscos do programa Tutoria de Pares do IFPE - Campus Recife. 33 f. 2025. Produto Educacional: Relatório técnico. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1883
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
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dc.subjectEducação de pessoas com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectEducação - Inclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidade educacionalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas na educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Tutoria de Parespt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleRelatório técnico conclusivo: gestão de riscos do programa Tutoria de Pares do IFPE - Campus Recife.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste Produto Educacional, classificado como uma Produção Técnico-Científica Aplicada no contexto educacional, de acordo com a classificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), denomina-se Relatório Técnico Conclusivo, encontra-se vinculado à pesquisa de mestrado (ProfEPT - IFPE), aborda os riscos associados ao Programa Tutoria de Pares, a partir de elementos posicionados na pesquisa realizada, dispostos no Regulamento do Programa Tutoria de Pares, na Política de Gestão de Riscos do IFPE, no Plano de Gestão de Riscos do IFPE, o Manual de Gestão de Riscos do TCU e em estudos correlatos. Inicialmente, destacou-se a importância do Programa Tutoria de Pares no Campus Recife, especialmente, no apoio à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo do relatório foi apresentar soluções, melhorias e diretrizes identificadas com os achados da pesquisa de campo. O programa mostrou-se fundamental para promover a mediação e a interação social, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Foram observados avanços na autonomia, socialização e desempenho acadêmico dos tutorados, além do desenvolvimento de habilidades como empatia e cooperação nos tutores. No entanto, verificou-se que o programa enfrentou desafios. Com base nisso, avançou-se para a gestão de riscos, seguindo as etapas de entendimento do contexto, identificação e análise de riscos. Foram mapeados diversos fatores que poderiam impactar o sucesso do programa, indicando possíveis causas, consequências e potenciais controles. A partir dessa análise, quatro aspectos destacaram-se como prioritários e que merecem maior atenção, como o planejamento das atividades de tutoria, o engajamento do corpo docente e das coordenações de curso, as ações de monitoramento do programa no campus e a questão dos recursos orçamentários para execução e eventual expansão do programa. Ao final, foram emitidas recomendações de caráter sugestivo direcionadas à Presidência da Comissão Local de Tutoria de Pares do Campus Recife, com o objetivo de fortalecer a gestão do programapt_BR


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