Proposta de escala para avaliação da qualidade do serviço disponibilizado em terminais integrados de transporte intermodal urbano de passageiros.

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Data
2025-07-24Autor
Silva, Lucy Gleicy de Araujo
http://lattes.cnpq.br/2804131460557543
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A presente pesquisa tem como objetivo propor uma escala para avaliação da qualidade do serviço em terminais integrados de transporte intermodal urbano de passageiros. Tal avaliação é essencial para a manutenção dos padrões de qualidade, incentivando o uso do transporte coletivo e contribuindo para a redução do tráfego de veículos individuais e seus impactos negativos, como congestionamentos, acidentes e danos ambientais. Realizou-se revisão da literatura sobre qualidade em serviços e sua aplicação em terminais intermodais, subsidiando o desenvolvimento de uma escala baseada nas percepções de qualidade adaptadas ao contexto estudado. A metodologia é de natureza aplicada, com abordagem descritiva e quantitativa. Foram utilizadas revisão bibliográfica, observações diretas, triangulação de dados por meio da validação dos usuários e aplicação da escala. Foram avaliados os terminais PE-15, Pelópidas Silveira e Abreu e Lima, localizados na Região Metropolitana do Recife. Embora apresentem estrutura com acessibilidade e organização física razoável, observou-se baixa eficiência operacional. Destacam-se falhas nos sistemas de pagamento, informações ao usuário e frequência das partidas — elementos considerados essenciais para a qualidade do serviço. Constatou-se a necessidade de investimentos estratégicos para superar as deficiências operacionais e promover um sistema mais eficiente, acessível e centrado no usuário.
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