dc.contributor.author | Maria Valéria Pontes Guerra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T20:17:11Z | |
dc.date.available | 2025-08-28T20:17:11Z | |
dc.date.issued | 2025-04-28 | |
dc.identifier.citation | GUERRA, Maria Valéria Pontes. Uma proposta discursiva para o ensino de Inglês Instrumental. 29 f. 2025. Produto Educacional: Guia Didático. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1858 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação - Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Inglês instrumental | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação Omnilateral | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta discursiva para o ensino de Inglês Instrumental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este guia foi elaborado como Produto Educacional da
pesquisa intitulada “Língua Inglesa e Formações
Imaginárias: uma análise dos discursos de estudantes de
inglês instrumental no Ensino Médio Integrado (EMI)”,
desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPE, Campus
Olinda.
O guia é fruto de reflexões acerca das atividades
aplicadas com os estudantes da disciplina de inglês
instrumental no EMI, que foram desenvolvidas a partir de um
olhar discursivo, visando trabalhar a teia de sentidos que
habita os dizeres sobre a língua inglesa (LI).
Para facilitar a compreensão dos conceitos e das
atividades, o guia obedece à seguinte divisão: 1)
Conhecendo a Análise de Discurso e seus principais
conceitos; 2) O inglês instrumental; 3) Atividades
sugeridas; 4) Considerações Finais; 5) Referências.
Dessa forma, espera-se que este material contribua
com reflexões e ideias para o ensino/aprendizagem da língua
inglesa instrumental, e, com suas devidas adaptações,
também colabore com a LI em outras modalidades/séries,
além de outras línguas estrangeiras, apontando para a
necessidade de um espaço de debates sobre a língua, para,
assim, mobilizar sentidos outros na formação dos jovens. | pt_BR |