dc.contributor.author | Divaneide Ferreira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Bernardina Santos Araújo de Sousa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:19:15Z | |
dc.date.available | 2025-08-21T21:19:15Z | |
dc.date.issued | 2025-04-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Divaneide Ferreira da; SOUSA, Bernardina Santos Araújo de. Proposta de formação introdutória aos estudos de gênero para integrantes do NEGED. 10 f. 2025. Produto Educacional: Plano de curso. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1852 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação de grupos específicos | pt_BR |
dc.subject | Educação – Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação - Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Proposta de formação introdutória aos estudos de gênero para integrantes do NEGED. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Negeds, assim como os Napnes (Núcleo de Apoio às Pessoas com
Deficiência) e os Neabis (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena), são
núcleos que fazem parte da Coordenação de Políticas Inclusivas. Essa
coordenação busca desenvolver ações que promovam o respeito à diversidade
e às especificidades de cada ser humano. Nos campi, essa coordenação está
vinculada ao setor de extensão, que é o órgão responsável por executar as
políticas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), promovendo
ações que garantam a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Esse curso foi elaborado através dos dados levantados na necessidade
de avaliar a forma como o IFPE oferece formação relacionada aos estudos de
gênero a servidores que compõem os Núcleos de Estudos de Gênero e
Diversidade de seus campi, considerando a importância de – com isso – analisar
o modo como a instituição investe na consolidação de uma política de educação
para as relações de gênero através da implementação dos Negeds e do
fortalecimento das ações destes, isso através da percepção dos integrantes dos
núcleos. A pesquisa pretendeu ofertar à instituição dados capazes de subsidiar
a elaboração de planos de formação em nível sistêmico para que essa
consolidação seja efetiva. | pt_BR |