Proposta de formação introdutória aos estudos de gênero para integrantes do NEGED.

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Data
2025-04-28Autor
Divaneide Ferreira da Silva
Bernardina Santos Araújo de Sousa
Metadata
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Os Negeds, assim como os Napnes (Núcleo de Apoio às Pessoas com
Deficiência) e os Neabis (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena), são
núcleos que fazem parte da Coordenação de Políticas Inclusivas. Essa
coordenação busca desenvolver ações que promovam o respeito à diversidade
e às especificidades de cada ser humano. Nos campi, essa coordenação está
vinculada ao setor de extensão, que é o órgão responsável por executar as
políticas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), promovendo
ações que garantam a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Esse curso foi elaborado através dos dados levantados na necessidade
de avaliar a forma como o IFPE oferece formação relacionada aos estudos de
gênero a servidores que compõem os Núcleos de Estudos de Gênero e
Diversidade de seus campi, considerando a importância de – com isso – analisar
o modo como a instituição investe na consolidação de uma política de educação
para as relações de gênero através da implementação dos Negeds e do
fortalecimento das ações destes, isso através da percepção dos integrantes dos
núcleos. A pesquisa pretendeu ofertar à instituição dados capazes de subsidiar
a elaboração de planos de formação em nível sistêmico para que essa
consolidação seja efetiva.
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