Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Henrique Venâncio dos
dc.date.accessioned2025-08-07T13:13:12Z
dc.date.available2025-08-07T13:13:12Z
dc.date.issued2025-06-30
dc.identifier.citationSANTOS, Henrique Venâncio dos. Análise da evasão e retenção de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE – Campus Recife. 2025. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1817
dc.description.abstractThis study aimed to identify the socioeconomic characteristics of students, their means of admission to the course, as well as factors associated with dropout and retention. The results indicated that most students had attended public high schools. Nearly half had a family income below three minimum wages and did not engage in paid work du ring the course. Approximately one-third of students dropped out by the third semester, a finding also reported by the institution’s Internal Evaluation Committee. Among ex ternal factors, urban mobility stood out: most students relied on public transportation and reported that commuting time to campus significantly contributed to dropout. Re garding campus infrastructure, limited access to computers outside class hours and the absence of a university cafeteria were highlighted as elements that negatively af fect student retention. The findings underscore the importance of institutional policies aimed at promoting student retention and inclusion.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBAGGI, C. A. dos Santos; LOPES, D. A. Evasão no ensino superior: um desafio para a avaliação institucional? In: IX COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. Anais... Florianópolis, SC: [s.n.], 2009. BELTRAN, C. A. R. et al. Plataforma de Aprendizado de Máquina para Detecção e Monitoramento de Alunos com Risco de Evasão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 30., 2019. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. COLPO, M. P.; PRIMO, T. T.; AGUIAR, M. S. de. Predição da evasão estudantil: uma análise comparativa de diferentes representações de treino na aprendizagem de modelos genéricos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32., 2021. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356–392, 2017. FRANCO, T. S. Big Data Analytics para a classificação do risco de abandono escolar em cursos do ensino superior. 2019. Dissertação de Mestrado – Bragança. HAJJAR, D. Estudo trimestral sobre o mercado Brasileiro de TI-2022. [S.l.: s.n.], 2022. Reprodução proibida sem autorização expressa da ADVANCE Marketing ADVANCE Your Sales iMonitor IT. INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2021. Recife: [s.n.], 2021. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/avaliacao-institucional interna/relatorios/relatorio-parcial-2021-c_revisao-linguistica-e-capa atualizado.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2023. LUCCA, Bruno. Decreto de Lula limita gastos de universidades federais pelo segundo ano consecutivo. Folha de S.Paulo. 2025. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/05/decreto-de-lula-limita orcamento-de-universidades-federais-que-iniciam-contingenciamento.shtml>. Acesso em: 9 jun. 2025. MELLO, S. P. T. et al. O fenômeno evasão nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso em uma universidade pública no sul do Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 10. Anais... São Paulo, SP: [s.n.], 2013. RAMOS NETO, J. O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 7–24, 2019. SANTOS, J. F. dos et al. Um Modelo para Análise do Impacto da Retenção e Evasão no Ensino Superior Utilizando Cadeias de Markov Absorventes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. SANTOS BAGGI, C. A. dos; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355–374, jul. 2011. SOUSA, M. K. V. de et al. Análise dos Fatores de Evasão dos Alunos dos Cursos Técnicos da Área de Informática no IFPB campus Campina Grande. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 30. Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. VIANA, F. S.; SANTANA, A. M.; RABÊLO, R. de A. L. Avaliação de Classificadores para Predição de Evasão no Ensino Superior Utilizando Janela Semestral. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação, 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemaspt_BR
dc.subjectEvasão estudantilpt_BR
dc.subjectEvasão - condições socioeconômicaspt_BR
dc.subjectPermanência universitáriapt_BR
dc.titleAnálise da evasão e retenção de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE – Campus Recifept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0513470925991650pt_BR
dc.contributor.advisor1Domingues, Marco Antônio de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139685024425123pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Eduardo de Melo
dc.contributor.referee2Machado, Iracema da Costa Pimentel
dc.contributor.referee3Barros, Renato Wagner da Silva
dc.contributor.referee4Silva, Simone de Paula
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4191900873432924pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 3287449880409875pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4 297351799169518pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4 616238661504961pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar características socioeconômicas dos estudantes, a forma de ingresso no curso, bem como fatores associados à evasão e à retenção. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes cursou o ensino médio em escolas públicas. Quase metade possui renda familiar inferior a três salá- rios mínimos e não exercia atividade remunerada durante o curso. Observou-se que aproximadamente um terço dos alunos abandonou o curso no terceiro período, dado que também foi apontado pela Comissão Própria de Avaliação da instituição. Entre os fatores externos ao curso, destacou-se a mobilidade urbana: a maioria dos estudantes utiliza transporte público e relatou que o tempo de deslocamento até o campus contri bui significativamente para a evasão. No que se refere à infraestrutura do campus, a disponibilidade restrita de computadores fora do horário de aula e a ausência de um restaurante universitário foram mencionadas como elementos que impactam negati vamente a permanência estudantil.Os achados evidenciam a importância de políticas institucionais voltadas à permanência e à inclusão dos estudantes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples