dc.creator | Santos, Henrique Venâncio dos | |
dc.date.accessioned | 2025-08-07T13:13:12Z | |
dc.date.available | 2025-08-07T13:13:12Z | |
dc.date.issued | 2025-06-30 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Henrique Venâncio dos. Análise da evasão e retenção de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE – Campus Recife. 2025. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1817 | |
dc.description.abstract | This study aimed to identify the socioeconomic characteristics of students, their means
of admission to the course, as well as factors associated with dropout and retention.
The results indicated that most students had attended public high schools. Nearly half
had a family income below three minimum wages and did not engage in paid work du ring the course. Approximately one-third of students dropped out by the third semester,
a finding also reported by the institution’s Internal Evaluation Committee. Among ex ternal factors, urban mobility stood out: most students relied on public transportation
and reported that commuting time to campus significantly contributed to dropout. Re garding campus infrastructure, limited access to computers outside class hours and the absence of a university cafeteria were highlighted as elements that negatively af fect student retention. The findings underscore the importance of institutional policies
aimed at promoting student retention and inclusion. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BAGGI, C. A. dos Santos; LOPES, D. A. Evasão no ensino superior: um desafio para
a avaliação institucional? In: IX COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO
UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL. Anais... Florianópolis, SC: [s.n.], 2009.
BELTRAN, C. A. R. et al. Plataforma de Aprendizado de Máquina para Detecção e
Monitoramento de Alunos com Risco de Evasão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 30., 2019. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de
Informática na Educação. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Computação, 2019.
COLPO, M. P.; PRIMO, T. T.; AGUIAR, M. S. de. Predição da evasão estudantil: uma
análise comparativa de diferentes representações de treino na aprendizagem de
modelos genéricos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO, 32., 2021. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na
Educação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação, 2021.
FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão
escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas
em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356–392, 2017.
FRANCO, T. S. Big Data Analytics para a classificação do risco de abandono
escolar em cursos do ensino superior. 2019. Dissertação de Mestrado – Bragança.
HAJJAR, D. Estudo trimestral sobre o mercado Brasileiro de TI-2022. [S.l.: s.n.],
2022. Reprodução proibida sem autorização expressa da ADVANCE Marketing
ADVANCE Your Sales iMonitor IT.
INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Parcial de Autoavaliação
Institucional 2021. Recife: [s.n.], 2021. Disponível em:
<https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/avaliacao-institucional interna/relatorios/relatorio-parcial-2021-c_revisao-linguistica-e-capa atualizado.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2023.
LUCCA, Bruno. Decreto de Lula limita gastos de universidades federais pelo
segundo ano consecutivo. Folha de S.Paulo. 2025. Disponível em:
<https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/05/decreto-de-lula-limita orcamento-de-universidades-federais-que-iniciam-contingenciamento.shtml>.
Acesso em: 9 jun. 2025.
MELLO, S. P. T. et al. O fenômeno evasão nos cursos superiores de tecnologia: um
estudo de caso em uma universidade pública no sul do Brasil. In: CONGRESSO
INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO,
10. Anais... São Paulo, SP: [s.n.], 2013.
RAMOS NETO, J. O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência
e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito.
Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 7–24, 2019.
SANTOS, J. F. dos et al. Um Modelo para Análise do Impacto da Retenção e Evasão
no Ensino Superior Utilizando Cadeias de Markov Absorventes. In: SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. Anais do XXXII Simpósio
Brasileiro de Informática na Educação. Evento Online: Sociedade Brasileira de
Computação, 2021.
SANTOS BAGGI, C. A. dos; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino
superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da
Educação Superior, Campinas, v. 16, n. 2, p. 355–374, jul. 2011.
SOUSA, M. K. V. de et al. Análise dos Fatores de Evasão dos Alunos dos Cursos
Técnicos da Área de Informática no IFPB campus Campina Grande. In: WORKSHOP
SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 30. Anais do XXX Workshop sobre
Educação em Computação. Evento Online: Sociedade Brasileira de Computação,
2022.
VIANA, F. S.; SANTANA, A. M.; RABÊLO, R. de A. L. Avaliação de Classificadores
para Predição de Evasão no Ensino Superior Utilizando Janela Semestral. In:
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33. Anais do XXXIII
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Evento Online: Sociedade
Brasileira de Computação, 2022. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Evasão estudantil | pt_BR |
dc.subject | Evasão - condições socioeconômicas | pt_BR |
dc.subject | Permanência universitária | pt_BR |
dc.title | Análise da evasão e retenção de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE – Campus Recife | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0513470925991650 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Domingues, Marco Antônio de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7139685024425123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Eduardo de Melo | |
dc.contributor.referee2 | Machado, Iracema da Costa Pimentel | |
dc.contributor.referee3 | Barros, Renato Wagner da Silva | |
dc.contributor.referee4 | Silva, Simone de Paula | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4191900873432924 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 3287449880409875 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4 297351799169518 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4 616238661504961 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo identificar características socioeconômicas
dos estudantes, a forma de ingresso no curso, bem como fatores associados à evasão
e à retenção. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes cursou o ensino
médio em escolas públicas. Quase metade possui renda familiar inferior a três salá-
rios mínimos e não exercia atividade remunerada durante o curso. Observou-se que
aproximadamente um terço dos alunos abandonou o curso no terceiro período, dado
que também foi apontado pela Comissão Própria de Avaliação da instituição. Entre os
fatores externos ao curso, destacou-se a mobilidade urbana: a maioria dos estudantes
utiliza transporte público e relatou que o tempo de deslocamento até o campus contri bui significativamente para a evasão. No que se refere à infraestrutura do campus, a
disponibilidade restrita de computadores fora do horário de aula e a ausência de um
restaurante universitário foram mencionadas como elementos que impactam negati vamente a permanência estudantil.Os achados evidenciam a importância de políticas
institucionais voltadas à permanência e à inclusão dos estudantes. | pt_BR |