Análise da evasão e retenção de alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPE – Campus Recife

Visualizar/ Abrir
Data
2025-06-30Autor
Santos, Henrique Venâncio dos
http://lattes.cnpq.br/0513470925991650
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar características socioeconômicas
dos estudantes, a forma de ingresso no curso, bem como fatores associados à evasão
e à retenção. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes cursou o ensino
médio em escolas públicas. Quase metade possui renda familiar inferior a três salá-
rios mínimos e não exercia atividade remunerada durante o curso. Observou-se que
aproximadamente um terço dos alunos abandonou o curso no terceiro período, dado
que também foi apontado pela Comissão Própria de Avaliação da instituição. Entre os
fatores externos ao curso, destacou-se a mobilidade urbana: a maioria dos estudantes
utiliza transporte público e relatou que o tempo de deslocamento até o campus contri bui significativamente para a evasão. No que se refere à infraestrutura do campus, a
disponibilidade restrita de computadores fora do horário de aula e a ausência de um
restaurante universitário foram mencionadas como elementos que impactam negati vamente a permanência estudantil.Os achados evidenciam a importância de políticas
institucionais voltadas à permanência e à inclusão dos estudantes.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: