dc.creator | Medeiros Neto, João Paulo de | |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T02:28:34Z | |
dc.date.available | 2020-07-29T02:28:34Z | |
dc.date.issued | 2019-03-11 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS NETO, João Paulo de. Implantação de ERP em uma empresa de geração de energia: expectativa gerencial para melhoria de processos de O&M com implantação do módulo PM da SAP. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/176 | |
dc.description.abstract | Competitive organizations seek to adapt continuously to the digital economy dynamic
environment. From the 1990s onwards, the increasing complexity of globalized organizations
expanded the need for integrate their functional activities. Evolved from MRPII the ERP sought
to reach all the activities of the organization focusing on functionalities integration. The present
work intended to perform data analysis from a group of specialists, aiming to raise their
expectations for decision making through the benefits that will obtained with the ERP
implementation, in particular the SAP PM module for maintenance management, due to
comparing expectations of improvements to those described in literature. We interviewed
experts and applied questionnaire to obtain quantitative data on their expectations using “google
forms”. In this way, we were able to evaluate the acceptance of the proposed change as a
problem solution of planning and carrying out the maintenance processes in the evaluated
company. We conclude that solutions based on the use of ERP systems, generate expectations
in the teams and if the implementation process does not occur in an integrated way at the
strategic, tactical and operational levels, the difficulties faced to achieve the objectives will not
be fully satisfied. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf., BrasÌlia, v. 32, n.
1, p. 17-22, jan./abr. 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e
Mantenabilidade. Rio De Janeiro, 1994.
ENGETELES. Controle da manutenção. Disponível em: <https://engeteles.com.br>. Acesso
em: 09 maio 2019.
HAMEL, Gary. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: ed. CAMPUS, 2000.
KRAINER, C. W. M. et al. Análise do impacto da implantação de sistemas ERP nas
características organizacionais das empresas de construção civil. Ambiente Construído, Porto
Alegre, v. 13, n. 3, p. 117-135, jul./set. 2013.
KARDEC, A.; NASCIF J. Manutenção: função estratégica. 3ª edição. Rio de
Janeiro:Qualitymark: Petrobrás, 2009. 384 p.
LIMA, A. D. A. et al. Implantação de pacotes de gestão empresarial em médias empresas.
KMPRESS, 2000. Disponível em: <http://www.kmpress.com.br>>. Acesso em: 02 fev. 2002.
MEDEIROS NETO, João Paulo de. Alinhamento entre estratégias de negócio e tecnologias
de informação e comunicação: estudo sobre a indústria sucroalcooleira em Pernambuco. 2007.
138 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) Universidade
Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2007.
O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3
ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
OLIVEIRA, M. Augusto de; Ramos, Anatália S. Martins. Fatores de sucesso na implementação
de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP): estudo de caso em uma média empresa.
In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., 2002, Curitiba.
Anais... Curitiba: ABEPRO, 2002.
PORTER, Michael. A vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior.
26 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo:
Atlas,1999
SAP EDUCATION BRASIL. PLM300: Processos empresariais na manutenção. São Paulo:
SAP Brasil SA, 2014.
TURBAN, Efrain; McLEAN, Ephrain; WETHERBE, James. Information Technology for
manangement. 9 ed. New Jersey, USA: Ed. John Wiley & Sons, 2013.
VALENTE, N. T. Z. Implementação de ERP em pequenas e médias empresas: estudo de
caso em empresa do setor da construção civil. 2004, 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências
Contábeis) Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Implantação de ERP | pt_BR |
dc.subject | Gestão integrada | pt_BR |
dc.subject | SAP PM | pt_BR |
dc.title | Implantação de ERP em uma empresa de geração de energia: expectativa gerencial para melhoria de processos de O&M com implantação do módulo PM da SAP | pt_BR |
dc.title.alternative | ERP implementation in an energy generation company: management expectation for improvement of O&M processes with implementation of SAP PM module | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4386542323916521 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Annielli Araújo Rangel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0734771077065536 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ronaldo Faustino da | |
dc.contributor.referee2 | Moraes Filho, Rodolfo Araújo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7265569987870357 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6819774946735716 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | As organizações competitivas buscam adaptar-se continuamente ao ambiente dinâmico da
economia digital. A partir dos anos 1990 o aumento de complexidade das organizações e do
ambiente globalizado, ampliaram a necessidade de integração das funções organizacionais.
Evoluído do MRP (Manufacturing Resources Planning) o ERP (Enterprise Resource Planning)
buscou abrangência a todas as atividades da organização tendo o foco principal na integração
de funcionalidades. O presente trabalho realizou uma análise com dados obtidos de um grupo
de especialistas, objetivando levantar suas expectativas para tomada de decisão através dos
benefícios a serem obtidos com a implantação do ERP, em particular o módulo da SAP PM
destinado a gestão da manutenção, tendo a intenção de comparar estas expectativas de
melhorias àquelas descritas na literatura. Foram entrevistados especialistas e aplicado
questionário para obtenção de dados quantitativos sobre suas expectativas através do google
forms. Desta forma, foi possível avaliar a aceitação da mudança proposta como uma solução
aos problemas de planejamento e realização dos processos de manutenção na empresa avaliada.
Concluímos que soluções a partir do uso de sistemas ERP, geram expectativas nas equipes e
caso o processo de implantação não ocorra de forma integrada aos níveis estratégico, tático e
operacional, as dificuldades enfrentadas para realização dos objetivos não serão totalmente
satisfeitas. | pt_BR |