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dc.creatorMedeiros Neto, João Paulo de
dc.date.accessioned2020-07-29T02:28:34Z
dc.date.available2020-07-29T02:28:34Z
dc.date.issued2019-03-11
dc.identifier.citationMEDEIROS NETO, João Paulo de. Implantação de ERP em uma empresa de geração de energia: expectativa gerencial para melhoria de processos de O&M com implantação do módulo PM da SAP. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia Civil) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/176
dc.description.abstractCompetitive organizations seek to adapt continuously to the digital economy dynamic environment. From the 1990s onwards, the increasing complexity of globalized organizations expanded the need for integrate their functional activities. Evolved from MRPII the ERP sought to reach all the activities of the organization focusing on functionalities integration. The present work intended to perform data analysis from a group of specialists, aiming to raise their expectations for decision making through the benefits that will obtained with the ERP implementation, in particular the SAP PM module for maintenance management, due to comparing expectations of improvements to those described in literature. We interviewed experts and applied questionnaire to obtain quantitative data on their expectations using “google forms”. In this way, we were able to evaluate the acceptance of the proposed change as a problem solution of planning and carrying out the maintenance processes in the evaluated company. We conclude that solutions based on the use of ERP systems, generate expectations in the teams and if the implementation process does not occur in an integrated way at the strategic, tactical and operational levels, the difficulties faced to achieve the objectives will not be fully satisfied.pt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ci. Inf., BrasÌlia, v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5462: Confiabilidade e Mantenabilidade. Rio De Janeiro, 1994. ENGETELES. Controle da manutenção. Disponível em: <https://engeteles.com.br>. Acesso em: 09 maio 2019. HAMEL, Gary. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: ed. CAMPUS, 2000. KRAINER, C. W. M. et al. Análise do impacto da implantação de sistemas ERP nas características organizacionais das empresas de construção civil. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 117-135, jul./set. 2013. KARDEC, A.; NASCIF J. Manutenção: função estratégica. 3ª edição. Rio de Janeiro:Qualitymark: Petrobrás, 2009. 384 p. LIMA, A. D. A. et al. Implantação de pacotes de gestão empresarial em médias empresas. KMPRESS, 2000. Disponível em: <http://www.kmpress.com.br>>. Acesso em: 02 fev. 2002. MEDEIROS NETO, João Paulo de. Alinhamento entre estratégias de negócio e tecnologias de informação e comunicação: estudo sobre a indústria sucroalcooleira em Pernambuco. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2007. O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2011. OLIVEIRA, M. Augusto de; Ramos, Anatália S. Martins. Fatores de sucesso na implementação de sistemas integrados de gestão empresarial (ERP): estudo de caso em uma média empresa. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 22., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ABEPRO, 2002. PORTER, Michael. A vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 26 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas,1999 SAP EDUCATION BRASIL. PLM300: Processos empresariais na manutenção. São Paulo: SAP Brasil SA, 2014. TURBAN, Efrain; McLEAN, Ephrain; WETHERBE, James. Information Technology for manangement. 9 ed. New Jersey, USA: Ed. John Wiley & Sons, 2013. VALENTE, N. T. Z. Implementação de ERP em pequenas e médias empresas: estudo de caso em empresa do setor da construção civil. 2004, 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo,pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplantação de ERPpt_BR
dc.subjectGestão integradapt_BR
dc.subjectSAP PMpt_BR
dc.titleImplantação de ERP em uma empresa de geração de energia: expectativa gerencial para melhoria de processos de O&M com implantação do módulo PM da SAPpt_BR
dc.title.alternativeERP implementation in an energy generation company: management expectation for improvement of O&M processes with implementation of SAP PM modulept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4386542323916521pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Annielli Araújo Rangel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0734771077065536pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.referee2Moraes Filho, Rodolfo Araújo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6819774946735716pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoAs organizações competitivas buscam adaptar-se continuamente ao ambiente dinâmico da economia digital. A partir dos anos 1990 o aumento de complexidade das organizações e do ambiente globalizado, ampliaram a necessidade de integração das funções organizacionais. Evoluído do MRP (Manufacturing Resources Planning) o ERP (Enterprise Resource Planning) buscou abrangência a todas as atividades da organização tendo o foco principal na integração de funcionalidades. O presente trabalho realizou uma análise com dados obtidos de um grupo de especialistas, objetivando levantar suas expectativas para tomada de decisão através dos benefícios a serem obtidos com a implantação do ERP, em particular o módulo da SAP PM destinado a gestão da manutenção, tendo a intenção de comparar estas expectativas de melhorias àquelas descritas na literatura. Foram entrevistados especialistas e aplicado questionário para obtenção de dados quantitativos sobre suas expectativas através do google forms. Desta forma, foi possível avaliar a aceitação da mudança proposta como uma solução aos problemas de planejamento e realização dos processos de manutenção na empresa avaliada. Concluímos que soluções a partir do uso de sistemas ERP, geram expectativas nas equipes e caso o processo de implantação não ocorra de forma integrada aos níveis estratégico, tático e operacional, as dificuldades enfrentadas para realização dos objetivos não serão totalmente satisfeitas.pt_BR


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