Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Viviane Raissa Moura de
dc.date.accessioned2025-07-17T15:49:14Z
dc.date.available2025-07-17T15:49:14Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1768
dc.description.abstractThis article aims to emphasize that every landscape has a context and that the way society lives and the relationship established with nature must be considered. Starting from the study of the analysis of the perception of students of the EJA modality, at the Mendo Sampaio High School Reference School, located in the municipality of Catende-PE. The research was carried out during the supervised internship IV, teaching about this category required theoretical and empirical knowledge, based on the selection of some authors who bring reflections on the teaching of Geography. After the activities were applied and discussed, the students were able to understand the landscape category, showing how dynamic it can be and the appreciation of understanding the place where we live. The landscape also promotes playful learning, which focuses on the autonomy of students and everyone involved.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAB'SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. ARROYO, M. G. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, p. 221-230, 2005. APARECIDA DE SOUZA, M. A. Geografia, paisagens e a felicidade. GeoTextos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2013. DOI: 10.9771/1984-5537geo.v9i2.9109. Disponível em:https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/9109. Acesso em: 6 out. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2018. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518 versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 de dezembro de 2023. BIANCHI, A. C. M., et al. Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 – 47. DECRETO No 32.960, DE 21 DE JANEIRO DE 2009. ALEPE LEGIS, Legislação do Estado de Pernambuco. Acessocem 05 de dezembro de 2023. Disponível em <URL>.https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=6&numero=32960&comple mento=0&ano=2 009&tipo=&url=. Acesso em: 05 de dezembro de 2023. Despacho do Ministro em 7/6/2000, publicado no Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. Ver Resolução CNE/CEB 1/2000, publicada no Diário Oficial da União de 19/7/2000, Seção 1, p. 18. EDER BATISTA, E. GEOGRAFIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, AUTONOMIA DOCENTE E QUESTÃO CONCEITUAL: tecendo ligações. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 05–27, 2021. DOI: 10.46789/edugeo. v11i21.1035. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/1035. Acesso em: 30 out. 2023. Garcia Neves Quitari, «Felix, Gil (2019), Mobilidade e superexploração do trabalho: o enigma da circulação», Revista Crítica de Ciências Sociais, 126 | 2021, 161-164. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Múltiplas Inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas, c1994. Publicado originalmente em inglês com o título: The frams of the mind: the Theory of Multiple Intelligences, em 1983. FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina, p. 193. Editora Unesp 2a edição revista, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Orgs). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e propostas. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009. Disponível em: www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00055.pdf. Acesso em: 05 de dezembro. 2023. FREITAS, Helena Costa Lopes de. As novas políticas de formação dos educadores. In: Formação do educador, Educação, demandas sócias e utopias. Ijuí: Editora Unijuí, 2007 GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José (org.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2011. HOFFMANN, Jussara. Pontos & Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 10. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2007. LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. (Orgs.) Temas de Pedagogia. Diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 35-60. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão Final. Brasília: MEC, 2017. NICODEMOS, Alessandra. Ensino de História na EJA: o legado da educação popular e os desafios docentes na formação do aluno jovem e adulto trabalhador. Anais do XVII Simpósio Nacional de História. ANPUH. Natal, 2013. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. PERNAMBUCO. Lei Complementar no 125, de 10 de julho de 2008. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010. SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: EDUSP, 2014. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2002 Silva, M. Habitus professoral e habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores. Educação em revista, 27(3), 335-359, 2011. SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998. Valente, G. S. C., & Viana, L. D. O. (2010). O ensino de nível superior no Brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Prax Educ, 6(9), 209-26.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleO Ensino da categoria paisagem na educação de jovens e adultos em Catende - PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3276188030651248pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Éder Geovani da Paz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774973550914269pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Éder Geovani da Paz
dc.contributor.referee2Santos, Antônio Hélton Vasconcelos dos
dc.contributor.referee3Vasconcelos, Angelica Maria Gomes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774973550914269pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867220527694575pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232388182281635pt_BR
dc.publisher.departmentEAD - Polo Palmarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem o propósito de enfatizar que toda paisagem tem um contexto e que nela deve ser considerada a forma como a sociedade vive e a relação estabelecida com a natureza. Partindo do estudo da análise da percepção dos estudantes da modalidade EJA, na Escola de Referência em Ensino Médio Mendo Sampaio, localizada no município de Catende-PE. A pesquisa foi feita durante o estágio supervisionado IV, o ensino sobre esta categoria exigiu o conhecimento teórico e empírico, fundamentando na seleção de alguns autores que trazem reflexões no ensino de Geografia. Após as atividades serem aplicadas e discutidas, os estudantes conseguiram compreender a categoria paisagem, mostrando o quanto pode ser dinâmica e a valorização do entendimento do lugar onde vivemos. A paisagem também promove a aprendizagem lúdica onde tem como pauta a autonomia dos estudantes e todos os envolvidos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples