Construção de álbum seriado para o rastreio do diabetes gestacional na atenção primária à saúde

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Data
2025-05-30Autor
Cavalcante, Amanda de Miranda Santos
http://lattes.cnpq.br/7032743792755540
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Objetivo: construir um álbum seriado acerca do rastreio do diabetes gestacional na atenção primária à saúde. Método: trata-se de um estudo metodológico de caráter descritivo realizado em duas etapas: levantamento bibliográfico e construção de um álbum seriado, tendo como base as etapas da Teoria de Aprendizagem de Robert Gagné. Os dados foram coletados a partir da associação dos descritores: Diabetes gestacional; Diagnóstico; Atenção Primária à Saúde, obtidos dos Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings - DECS/MESH. As produções científicas foram selecionadas ao atender os critérios de elegibilidade e a pergunta norteadora: “Quais estratégias de rastreio do diabetes gestacional na atenção primária à saúde?”. A compilação dos dados obtidos no levantamento bibliográfico suportou cientificamente a elaboração do álbum seriado. A autora realizou uma construção prévia em power point e posteriormente contratou profissional com experiência em designer para realização das ilustrações, diagramação e estruturação de textos e frases contidas no material. Resultados: para a elaboração do produto, foram selecionados dez trabalhos científicos sendo 01 de abordagem relacionada a tecnologias educacionais, 01 relacionado ao referencial teórico de Gagné e 08 acerca do diabetes, os mesmos possuem anos de publicações que vão de 2015 a 2024. O álbum seriado foi intitulado: “Rastreio do diabetes gestacional na atenção primária à saúde”, o qual encontra-se subdividido em partes, a saber: capa, apresentação geral, apresentação do conteúdo, ficha técnica e referências. O conteúdo do álbum é transmitido por duas enfermeiras que dialogam acerca de dúvidas e inquietações na rotina profissional. O diálogo foi conduzido dentro do cotidiano de trabalho da atenção primária à saúde e ambiente dedicado ao estudo. Foram abordados conceitos, classificações, epidemiologia, mecanismos fisiopatológicos, consequências ao binômio materno fetal, rastreio e diagnóstico do diabetes gestacional. Conclusão: as tecnologias têm sido amplamente utilizadas em diversos cenários, sobretudo na saúde e educação. Estratégias de ensino que busquem estabelecer maior interação têm sido incentivadas, uma vez que acredita-se numa apreensão maior dos conteúdos abordados. Para tanto, o álbum seriado apresentado foi elaborado com vistas à instrumentalização dos enfermeiros que atuam na atenção primária, entretanto, pode ser utilizado por demais profissões na área da saúde, bem como em outras ambiências do cuidado.
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