dc.creator | Leite, Fabricio dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-07-03T19:37:56Z | |
dc.date.available | 2025-07-03T19:37:56Z | |
dc.date.issued | 2024-11-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1745 | |
dc.format.extent | 41f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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SANTOS, J. P. Cultura e resistência quilombola: práticas e saberes tradicionais no
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação Multicultural - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileiro - ensino | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas e saberes tradicionais do Quilombo de Angico fortalecendo a autoafirmação e a construção de uma educação antirracista | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2861964219807706 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Ciro Linhares de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1085057991295890 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maurício Siqueira | |
dc.contributor.referee2 | Teles, Creuza Jacinto Alves | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0625274668783756 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245180555544088 | pt_BR |
dc.publisher.department | Garanhuns | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso, caracterizado como Relato de Experiência, teve como objeto de estudo relatar os ranços e os avanços acerca do desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades antirracistas na Escola Doralice Rodrigues da Silva, localizada no Quilombo de Angico, no município de Bom Conselho – PE. O intuito foi solucionar o seguinte problema de pesquisa: A Escola Doralice Rodrigues da Silva contempla, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), ações que contribuam como processo de autorreconhecimento e fortalecimento do território? Apesar de a Escola estar situada em um território quilombola, e de existir a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sejam ou não quilombolas, não é perceptível um PPP específico na instituição. É notória a falta de discussões acerca de uma educação antirracista e emancipadora, que fortaleça as práticas específicas do currículo escolar quilombola. O objetivo geral desta pesquisa foi sensibilizar a gestão escolar e o corpo docente da Escola Doralice Rodrigues da Silva para a importância da implementação de práticas pedagógicas diferenciadas, voltadas para a valorização da história quilombola e fundamentadas numa perspectiva antirracista. Acerca do referencial teórico, esta pesquisa baseia-se na Lei nº 10.639/2003 e em autores da temática educacional afro-brasileira, como Nêgo Bispo, Munanga (2012), Carril (2017) e Sousa (2020). Diante do percurso metodológico deste Relato de Experiência, fez-se necessário planejar um roteiro de atividades, tais como: apresentação do projeto à equipe gestora; formações com a comunidade escolar (gestão e docentes); visita à casa dos mestres de saberes; partilhas de saberes ancestrais no ambiente escolar; e realização de atividades práticas com os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Essas ações resgataram saberes orgânicos por meio da oralidade e da ancestralidade do território, contribuindo para a autoafirmação dos estudantes enquanto quilombolas | pt_BR |
dc.creator.name2 | Lima, Lourena Oliveira de | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/4972359172369030 | pt_BR |
dc.creator.ID3 | 680.354.624-15 | pt_BR |
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dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/0068549177089196 | pt_BR |
dc.creator.Lattes4 | http://lattes.cnpq.br/4868998461124059 | pt_BR |
dc.creator.Lattes5 | http://lattes.cnpq.br/0422528785106604 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Almeida, Maria Márcia Rodrigues de | |
dc.creator.name4 | Melo, Pedro Henrique Almeida | |
dc.creator.name5 | Soares, Priscylla Beserra | |