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dc.creatorLeite, Fabricio dos Santos
dc.date.accessioned2025-07-03T19:37:56Z
dc.date.available2025-07-03T19:37:56Z
dc.date.issued2024-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1745
dc.format.extent41f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALENCAR, A. C.; OLIVEIRA, F. L. S.; PEREIRA, M. R. B. Etnomatemática na feira: estimando o lucro com unidades de medidas locais. CIAEM, 2011. ALMEIDA, M. Ancestralidade e Memória na Educação Quilombola. Editora Educ, 2022. BRASIL. Lei nº 10.639/2003 – Educação para as Relações Étnico-Raciais. CARRIL, Lourdes de Fátima Bezerra. Os desafios da educação quilombola no Brasil: o território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 539- 564, abr./jun. 2017. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FONSECA, M. M. da. História e memória dos quilombos no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2019. GOMES, Flávio dos Santos. Histórias de Quilombolas: Mocambos e Comunidades de Senzalas no Rio de Janeiro (século XIX). São Paulo: Companhia das Letras, 2006. MOURA, C. Os quilombos e a resistência ao escravismo. São Paulo: Global, 1981. NOGUEIRA, Alexandre. A oralidade como método de preservação cultural nos quilombos. Revista Brasileira de História Oral, v. 12, n.º 23, 2019. SANTOS, B. S. P.; SILVA, M. P.; LAVOR, O. P. Proposta de atividade com perspectivas da Etnomatemática na resolução de problemas. VI CONEDU. SANTOS, E. M. Uma proposta de como abordar na sala de aula o litro, a cuia e a saca - um sistema de medidas utilizado no sertão pernambucano. UPE – FFPG. SILVA, Eduardo. Quilombos: identidade étnica e resistência cultural. São Paulo: Editora Contexto, 1997. SILVA, R. História e Cultura dos Quilombos: Um Olhar sobre o Passado e o Presente. Editora Quilombo, 2019. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. – 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. SOUSA, Edson Carlos Sobral de; et al. Grupo Aya-Sankofa de estudos decoloniais e afrocentrados em Educação Matemática: trajetórias iniciais. Revista Currículo & Docência, v. 01, n. Edição 01, p. 22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/CD/article/view/245918. Acesso em: 09 ago. 2024. SCHWARCZ, L. M.; GOMES, F. dos S. Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. UNESCO. Roteiro para a aplicação da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Brasília: UNESCO, 2014. SOUSA, Maurício Fernandes de. Quilombo de Angico: raízes, modos e significados. YouTube, 28 de julho de 2024. 14 min 44s. Disponível em: https://youtu.be/c IUX9_sNOI?si=vR52-DN2kIc6TD2Q. Acesso em: 20 out. 2024. CATELLI, Bruna. Gênero textual: entrevista. YouTube, 28 de Outubro de 2020. 05 min 10s. Disponível em: https://youtu.be/gzsfLyJfe8A. Acesso em: 03 nov. 2024. CATELLI, Bruna. Gênero textual: receita. YouTube, 28 de setembro de 2020. 05 min 01s. Disponível em: https://youtu.be/jtwpytjdDTI. Acesso em: 03 nov. 2024. CATELLI, Bruna. Gênero textual: biografia. YouTube, 18 de maio de 2021. 06 min 11s. Disponível em: https://youtu.be/VBAjibesVRM. Acesso em: 03 nov. 2024. SANTOS, J. P. Cultura e resistência quilombola: práticas e saberes tradicionais no Brasil. Editora Quilombar, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação Multicultural - Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar - Brasilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolar Quilombolapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileiro - ensinopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e saberes tradicionais do Quilombo de Angico fortalecendo a autoafirmação e a construção de uma educação antirracistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861964219807706pt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Ciro Linhares de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1085057991295890pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maurício Siqueira
dc.contributor.referee2Teles, Creuza Jacinto Alves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0625274668783756pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245180555544088pt_BR
dc.publisher.departmentGaranhunspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, caracterizado como Relato de Experiência, teve como objeto de estudo relatar os ranços e os avanços acerca do desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades antirracistas na Escola Doralice Rodrigues da Silva, localizada no Quilombo de Angico, no município de Bom Conselho – PE. O intuito foi solucionar o seguinte problema de pesquisa: A Escola Doralice Rodrigues da Silva contempla, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), ações que contribuam como processo de autorreconhecimento e fortalecimento do território? Apesar de a Escola estar situada em um território quilombola, e de existir a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sejam ou não quilombolas, não é perceptível um PPP específico na instituição. É notória a falta de discussões acerca de uma educação antirracista e emancipadora, que fortaleça as práticas específicas do currículo escolar quilombola. O objetivo geral desta pesquisa foi sensibilizar a gestão escolar e o corpo docente da Escola Doralice Rodrigues da Silva para a importância da implementação de práticas pedagógicas diferenciadas, voltadas para a valorização da história quilombola e fundamentadas numa perspectiva antirracista. Acerca do referencial teórico, esta pesquisa baseia-se na Lei nº 10.639/2003 e em autores da temática educacional afro-brasileira, como Nêgo Bispo, Munanga (2012), Carril (2017) e Sousa (2020). Diante do percurso metodológico deste Relato de Experiência, fez-se necessário planejar um roteiro de atividades, tais como: apresentação do projeto à equipe gestora; formações com a comunidade escolar (gestão e docentes); visita à casa dos mestres de saberes; partilhas de saberes ancestrais no ambiente escolar; e realização de atividades práticas com os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Essas ações resgataram saberes orgânicos por meio da oralidade e da ancestralidade do território, contribuindo para a autoafirmação dos estudantes enquanto quilombolaspt_BR
dc.creator.name2Lima, Lourena Oliveira de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4972359172369030pt_BR
dc.creator.ID3680.354.624-15pt_BR
dc.creator.ID4118.345.454-63pt_BR
dc.creator.ID5107.588.074-22pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/0068549177089196pt_BR
dc.creator.Lattes4http://lattes.cnpq.br/4868998461124059pt_BR
dc.creator.Lattes5http://lattes.cnpq.br/0422528785106604pt_BR
dc.creator.name3Almeida, Maria Márcia Rodrigues de
dc.creator.name4Melo, Pedro Henrique Almeida
dc.creator.name5Soares, Priscylla Beserra


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