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dc.creatorSouza, Alane Alves de
dc.date.accessioned2025-06-18T13:44:19Z
dc.date.available2025-06-18T13:44:19Z
dc.date.issued2025-03-14
dc.identifier.citationSOUZA, Alane Alves de; GOMES, Camile de Araújo Vidal. Dos Cursos de Processamento de Dados dos anos 80 à atual Ciência da Computação: uma avaliação sobre o uso da UML no polo recifense de tecnologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1725
dc.description.abstractccording to the book “Unified Method of Object-Oriented Software Development” by Grady Booch, James Rumbaugh, and Ivar Jacobson, the creation of UML officially began in October 1994 (Booch; Rumbaugh; Jacobson, 1999). Thus, it is a modeling language that has been consolidated for nearly three decades. Despite its longevity, UML remains part of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of several higher education institutions, raising questions about its practical applicability considering ongoing transformations in the software development market. Its current use is influenced by the emergence of new development approaches, such as agile methodologies, low-code/no-code platforms, and the integration of artificial intelligence into workflows. Although considered outdated by some professionals, UML is still recognized for its usefulness in system representation and team communication. In this context, this article presents an analysis based on a structured questionnaire built in Google Forms and applied to educators and IT professionals. The goal is to investigate to what extent UML is still used in companies and whether the content taught in academia effectively supports practical software development. The results, presented through charts, highlight participants’ perceptions regarding the use of UML in professional settings. Ultimately, the study seeks to understand the current role of UML in Recife’s technology hub, whether curricular adjustments are needed, and whether other modeling approaches should be incorporated into academic programs.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBENTO, L. H. T. C. UML: um estudo sobre o uso em empresas de desenvolvimento de software em São Carlos – SP e região. 2020. 62 f. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2020. BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. The unified modeling language: User Guide. Reading, MA: Addison-Wesley, 1999. FONTOURA, F. C. Uso de metodologias de desenvolvimento de software e de engenharia de requisitos em empresas de tecnologia: um estudo a partir de um survey. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. MONTEIRO, A.; ALENCAR, L. H. de. Análise dos problemas de comunicação em projetos de desenvolvimento de software. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 27., 2007, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2007. OLIVEIRA, G. R. Proposta de modelagem empresarial UML de planejamento e controle da produção e o desenvolvimento de um protótipo de ensino aprendizagem. 2019. 263 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2019. OLIVEIRA, W; VENDRAMEL, W. A relação entre metodologias ágeis e UML no desenvolvimento de software: uma revisão sistemática da literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 106–135, 2020. PETRE, M. UML in practice. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING, 35., 2013, San Francisco. Proceedings [...]. San Francisco: IEEE, 2013. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2001. RESENDE, I. H. C. Estudo para a Modelagem de um Sistema Moderno por meio da UML e extensões. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019. SILVA, A. L.; HENRIQUE, F. G. Qual o motivo de alguns programadores não utilizarem UML, como ela os auxilia. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DA FATEC RIBEIRÃO PRETO, 4., 2021, Ribeirão Preto. Anais [...]. Ribeirão Preto: Worktec, 2021. v.1. n. 4. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2019. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2011. MYLES, T. What is the importance of computer technology in everyday life?. [S.l.]: Techwalla, 2020. Disponível em: https://www.techwalla.com/articles/what-is the-importance-of-computer-technology-in-everyday-life. XAVIER, A. et al. Aplicação da UML no contexto das metodologias ágeis. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 6., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6353.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem de modelagem unificadapt_BR
dc.subjectCurso de Processamento de Dadospt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.titleDos Cursos de Processamento de Dados dos anos 80 à atual Ciência da Computação: uma avaliação sobre o uso da UML no polo recifense de tecnologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8406803845689449pt_BR
dc.contributor.advisor1Domingues, Marcos Antônio de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139685024425123pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Mario Alexandre Melo de
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Vilmar Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/310004770992056pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1493013358874325pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoe acordo com o livro “Método Unificado de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos”, publicado por Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar Jacobson, a criação da UML iniciou-se oficialmente em outubro de 1994 (Booch; Rumbaugh; Jacobson, 1999). Trata-se, portanto, de uma linguagem de modelagem consolidada há quase três décadas. Apesar de sua longevidade, a UML continua presente nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de diversas instituições de ensino superior, o que suscita questionamentos sobre sua aplicabilidade prática diante das transformações do mercado de software. Seu uso atual é influenciado pela evolução de novas abordagens de desenvolvimento, como as metodologias ágeis, ferramentas low-code/no-code e a integração da inteligência artificial nos fluxos de trabalho. Embora considerada por alguns profissionais como uma técnica antiga, a UML ainda é reconhecida por sua utilidade na representação de sistemas e na comunicação entre equipes. Diante desse cenário, este artigo apresenta uma análise baseada em um questionário estruturado no Google Forms, aplicado a docentes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. O objetivo é investigar em que medida a UML ainda é utilizada nas empresas e se os conteúdos ensinados academicamente contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de software na prática. Os resultados, apresentados por meio de gráficos, evidenciam as percepções dos participantes sobre a aplicação da UML no contexto profissional. Ao final, busca-se responder como está o uso da UML no polo tecnológico recifense, se há necessidade de ajustes nas ementas universitárias e se outros métodos de modelagem deveriam ser incorporados aos currículos acadêmicos.pt_BR
dc.creator.name2Gomes, Camille de Araújo Vidal
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/8356270854113641pt_BR


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