dc.creator | Souza, Alane Alves de | |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T13:44:19Z | |
dc.date.available | 2025-06-18T13:44:19Z | |
dc.date.issued | 2025-03-14 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alane Alves de; GOMES, Camile de Araújo Vidal. Dos Cursos de Processamento de Dados dos anos 80 à atual Ciência da Computação: uma avaliação sobre o uso da UML no polo recifense de tecnologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1725 | |
dc.description.abstract | ccording to the book “Unified Method of Object-Oriented Software Development” by
Grady Booch, James Rumbaugh, and Ivar Jacobson, the creation of UML officially
began in October 1994 (Booch; Rumbaugh; Jacobson, 1999). Thus, it is a modeling
language that has been consolidated for nearly three decades. Despite its longevity, UML remains part of the Pedagogical Course Projects (PPCs) of several higher
education institutions, raising questions about its practical applicability considering
ongoing transformations in the software development market. Its current use is
influenced by the emergence of new development approaches, such as agile
methodologies, low-code/no-code platforms, and the integration of artificial
intelligence into workflows. Although considered outdated by some professionals, UML is still recognized for its usefulness in system representation and team
communication. In this context, this article presents an analysis based on a
structured questionnaire built in Google Forms and applied to educators and IT
professionals. The goal is to investigate to what extent UML is still used in
companies and whether the content taught in academia effectively supports practical
software development. The results, presented through charts, highlight participants’ perceptions regarding the use of UML in professional settings. Ultimately, the study
seeks to understand the current role of UML in Recife’s technology hub, whether
curricular adjustments are needed, and whether other modeling approaches should
be incorporated into academic programs. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BENTO, L. H. T. C. UML: um estudo sobre o uso em empresas de desenvolvimento
de software em São Carlos – SP e região. 2020. 62 f. Monografia (Graduação em
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ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 6., 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. DOI: https://doi.org/10.5753/encompif.2019.6353. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de modelagem unificada | pt_BR |
dc.subject | Curso de Processamento de Dados | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de software | pt_BR |
dc.title | Dos Cursos de Processamento de Dados dos anos 80 à atual Ciência da Computação: uma avaliação sobre o uso da UML no polo recifense de tecnologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8406803845689449 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Domingues, Marcos Antônio de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7139685024425123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, José Mario Alexandre Melo de | |
dc.contributor.referee2 | Nepomuceno, Vilmar Santos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/310004770992056 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1493013358874325 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | e acordo com o livro “Método Unificado de Desenvolvimento de Software
Orientado a Objetos”, publicado por Grady Booch, James Rumbaugh e Ivar
Jacobson, a criação da UML iniciou-se oficialmente em outubro de 1994 (Booch;
Rumbaugh; Jacobson, 1999). Trata-se, portanto, de uma linguagem de modelagem
consolidada há quase três décadas. Apesar de sua longevidade, a UML continua
presente nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de diversas instituições de
ensino superior, o que suscita questionamentos sobre sua aplicabilidade prática
diante das transformações do mercado de software. Seu uso atual é influenciado
pela evolução de novas abordagens de desenvolvimento, como as metodologias
ágeis, ferramentas low-code/no-code e a integração da inteligência artificial nos
fluxos de trabalho. Embora considerada por alguns profissionais como uma técnica
antiga, a UML ainda é reconhecida por sua utilidade na representação de sistemas
e na comunicação entre equipes. Diante desse cenário, este artigo apresenta uma
análise baseada em um questionário estruturado no Google Forms, aplicado a
docentes e profissionais da área de Tecnologia da Informação. O objetivo é
investigar em que medida a UML ainda é utilizada nas empresas e se os conteúdos
ensinados academicamente contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de
software na prática. Os resultados, apresentados por meio de gráficos, evidenciam
as percepções dos participantes sobre a aplicação da UML no contexto profissional. Ao final, busca-se responder como está o uso da UML no polo tecnológico recifense, se há necessidade de ajustes nas ementas universitárias e se outros métodos de
modelagem deveriam ser incorporados aos currículos acadêmicos. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Gomes, Camille de Araújo Vidal | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/8356270854113641 | pt_BR |