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dc.creatorNascimento, Ellen Simony da Silva
dc.date.accessioned2025-06-09T18:30:33Z
dc.date.available2025-06-09T18:30:33Z
dc.date.issued2025-03-18
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1718
dc.description.abstractThis study investigated the perception of IFPE employees, Igarassu campus, regarding Quality of Work Life (QWL) and their satisfaction with the policies, programs, and practices implemented by the Institute. To achieve this, a measurement instrument was developed based on established theories and methodologies previously used in the literature. The research adopted a mixed-methods approach, applying questionnaires to employees. The results indicate that employees recognize the importance of QWL and are aware of institutional initiatives aimed at this aspect. The Physical/Biological and Social domains were the most valued, highlighting workplace safety, operational support, and interpersonal relationships. Although most employees have a positive perception of QWL, satisfaction levels vary across the different domains analyzed. It was also observed that male employees participate more in institutional activities, suggesting the need for strategies to increase overall engagement. This research serves as feedback for managers and the human resources department at IFPE, Igarassu campus, providing insights to optimize QWL policies and foster a healthier and more productive work environment. Additionally, it strengthens the academic literature on this topic within the public education sector.pt_BR
dc.format.extent97f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectQualidade de Vida no Trabalhopt_BR
dc.subjectPercepção dos servidorespt_BR
dc.subjectSatisfação em Serviços Públicospt_BR
dc.titlePercepção do servidor do IFPE, Campus Igarassu sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) e sua satisfação com as políticas, programas e práticas de QVT implementadas no instituto.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0189630861785714pt_BR
dc.contributor.advisor1Cedraz, Michelle Silva de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091787194171809pt_BR
dc.contributor.referee1Cedraz, Michelle Silva de Oliveira
dc.contributor.referee2Gomes, Josefa Renata Queiroz da Costa
dc.contributor.referee3Filho, Lara Régia de Mélo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091787194171809pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071524369201404pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435277979522546pt_BR
dc.publisher.departmentIgarassupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou a percepção dos servidores do IFPE, campus Igarassu, sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua satisfação com as políticas, programas e práticas implementadas pelo Instituto. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de medição baseado em teorias consolidadas e metodologias previamente utilizadas na literatura. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quanti, com aplicação de questionários aos servidores. Os resultados indicam que os servidores reconhecem a importância da QVT e conhecem as iniciativas institucionais voltadas para esse aspecto. Os domínios Físico/Biológico e Social foram os mais valorizados, destacando a segurança no ambiente de trabalho, o apoio operacional e as relações interpessoais. Embora a maioria tenha uma percepção positiva sobre a QVT, os níveis de satisfação variam conforme os diferentes domínios analisados. Observou-se também que os servidores do sexo masculino participam mais das atividades institucionais, sugerindo a necessidade de estratégias para ampliar a adesão geral. A pesquisa contribui como feedback aos gestores e setor de gestão de pessoas no IFPE, Campus Igarassu, fornecendo direcionamentos para otimizar as políticas de QVT e fomentar um ambiente laboral mais saudável e produtivo. Além disso, fortalece a literatura acadêmica sobre o tema no setor público educacional.pt_BR


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