Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ellen Vitória Araújo da
dc.date.accessioned2025-06-09T14:31:04Z
dc.date.available2025-06-09T14:31:04Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.citationSILVA, Ellen Vitória Araújo da; SILVA, Kédilla Beatriz Campos da; SILVA, Luciana Lima da . SLM para viver: uma proposta de marketing para a cidade de São Lourenço da Mata / PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1716
dc.description.abstractThe city of São Lourenço da Mata, in Pernambuco, has underutilized cultural and natural attractions with little visibility among its residents. The problem investigated is the lack of an effective promotion plan to enhance these attractions and encourage local community participation in tourism. This study aims to propose a promotion plan for the tourist attractions of São Lourenço da Mata, focusing on strategies to highlight the municipality's tourist assets and emphasize the importance of residents' involvement in structuring the destination. The methodology adopted includes exploratory and documentary research, complemented by a survey conducted through questionnaires with local residents. The results indicate a low visitation rate to the Matriz Church of Nossa Senhora da Luz, listed as a historical and cultural heritage site of Pernambuco, and the Festa de Agosto, recognized as intangible heritage, as well as other attractions. These findings highlight the need for greater integration between the community and local tourist assets.pt_BR
dc.format.extent115 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMERICAN MARKETING ASSOCIATION. About AMA. Chicago: American Marketing Association, c2024. Disponível em: https://www.ama.org/about-ama/. Acesso em: 25 ago. 2024. BARBOSA, D. P.; MEDAGLIA, J. Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Marketing & Tourism Review, [S. l.], v. 4, n. 2, 2020. DOI: 10.29149/mtr.v4i2.5394. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/5394. Acesso em: 15 Nov. 2024 BENCHMARKING: o que é e como fazer. Sebrae,2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/benchmarking-o-que-e-e-como- fazer,a4227ca23e9c4810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 10 set.2024 BOUDOU, Christian Jean-Marie. A Abordagem Geográfica do Turismo. [s.d]. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/10205703042012Topicos_Especiais _em_Geografia_Aula_6.pdf. Acessado em: 11 jun 2023 BRASIL. Encontro da OMT debate relação do turismo com a mídia. Brasília: Ministério do Turismo, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt- br/assuntos/noticias/encontro-da-omt-debate-relacao-do-turismo-com-a-midia. Acesso em: 10 set 2024. BRASIL. Ministério do Turismo. Glossário do turismo: 1ª edição. Ministério do Turismo, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de- conteudo/glossario-do-turismo-1-c2-aa-20edi-c3-a7-c3-a3o-pdf. Acesso em: 15 Nov. 2024 BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo e o Mercado.Brasilia. Ministério do Turismo,2010. Disponível em:  CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DA MATA. Página principal. Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, [s.d.]. Disponível em: https://www.saolourencodamata.pe.leg.br. Acesso em: 25 nov. 2024. CASTRO, Ivan Nunes de. Benchmarking: impulsione seu Marketing Digital com análise competitiva. Rockcontent,2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/benchmarking/#:~:text=Benchmarking%2C%20em% 20portugu%C3%AAs%2C%20significa%20ponto,desempenhando%20em%20rela% C3%A7%C3%A3o%20aos%20concorrentes. Acesso em: 10 set. 2024 CONHEÇA os principais tipos de benchmarking. Tableau,c2003-2024 .Disponível em: https://www.tableau.com/pt-br/learn/articles/benchmarking. Acesso em: 10 set. 2024 Conhecer O Lugar Onde Vivemos. Secretaria da Educação, 2013. Disponóvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde /2013/2013_fecilcam_geo_artigo_lucia_korczovei_lemes.pdf. Acesso em: 25 Nov. 2024 Ruschmann, Doris van de Meene.Turismo e planejamento sustentável: A proteção do meio ambiente.Campinas, SP: Papirus, 1997. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=kvK5ujzbZdIC&printsec=frontcover&hl=pt- BR#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 03 Dez. 2024  FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012- 1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 16 Jan. 2025 FREITAS, Pedro Marcos Lira de. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório: Mapeamento do risco de inundação do município de São Lourenço da Mata. Repository,2020. Disponível em:https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/3738/1/tcc_eso_pedromarcoslirad efreitas.pdf. Acesso em: 29 out 2023. FREITAS,Vinícius Borges.A Evolução Do Marketing e os Conceitos de Marketing Social. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, [20–].Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/saed/images/discurssoes/A_evolu%C3%A7%C3%A3o_do_ Marketing_e_os_conceitos_de_Marketing_Social.pdf. Acesso em: 30 Nov. 2024 GASTAL,Susana. MOESCH,Marutschka Martini. Turismo,Políticas Públicas e Cidadania.São Paulo:Aleph,2007 GIL,Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas,2022. Disponível em:file:///C:/Users/55819/Downloads/GIL-%202002- %20Como%20Elaborar%20Projeto%20de%20Pesquisa%20(1).PDF. Acesso em: 26 jun. 2023 GIL,Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em:https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c- mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 26 jun 2023 GOHR,Cláudia Fabiana; SANTOS Luciano Costa; VEIGA Mariana Feminella. A informação como um elemento chave para a qualidade do produto turístico: uma análise dos postos de informações turísticas do município de Florianópolis/SC,2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/3vmRWcTZnWsMphrt6K8WPLF/#:~:text=Segundo%20M iddleton%20(2002%2C%20p. Acesso em: 03 Jan. 2025 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Lourenço da Mata - PE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pe/sao-lourenco-da- mata.html. Acesso em: 1 dez. 2024.  IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo.1. ed.São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2001. IPATRIMÔNIO. São Lourenço da Mata: Igreja de Nossa Senhora da Luz. Ipatrimônio, [s.d.]. Disponível em: https://www.ipatrimonio.org/sao-lourenco-da- mata-igreja-de-nossa-senhora-da-luz/#!/map=38329&loc=-8.037515889618554,- 35.08667349815368,15. Acesso em: 13 ago. 2024 LEMES, Lúcia Korczovei. BOVO, Marcos Clair. Os Caminhos Do Nosso Dia A Dia: A Importância De MARGOTTI,Anelise.Marketing Turístico: o que é, estratégias e exemplos de sucesso. rocxcontent,2020. Disponível em:https://rockcontent.com/br/blog/marketing- turistico/#:~:text=O%20Marketing%20Tur%C3%ADstico%20pode%20ser,setores%2 0mais%20avan%C3%A7ados%20em%20marketing. Acesso em: 08 jun 2023 MARKETING de serviços: uma visão baseada nos 8 Ps. Sebrae,2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/marketing-de-servicos-uma- visao-baseada-nos-8-ps,a799a442d2e5a410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: set 2024 MANOSSO, Franciele. O Marketing Digital e os Destinos Turísticos: Uma Análise das Estratégias Online Digital, 2018. Disponível em:https://www.academia.edu/45061129/O_Marketing_Digital_e_os_Destinos_Tur% C3%ADsticos_Uma_An%C3%A1lise_das_Estrat%C3%A9gias_Online_Digital_Mark eting_and_Touristic_Destinations_An_Analysis_of_Online_Strategies. Acesso em: 05 Fev. 2025 MOESCH, Marutschka Martini. O Domínio Material e Conceitual do turismo. Anptur, [s.d]. disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/2/Artigo_23.pdf. Acesso em: 05 nov. 2024 MORRISON, Alastair M. Marketing de Hospitalidade e Turismo. São Paulo: Cengage Learning,2012. O QUE é atrativo Turístico. Embratur,[s.d]. disponível em: https://embratur.com.br/. Acesso em 08 jun. 2023 O QUE é Mapa turístico. Viagemparavocê, 2023.Disponível em:https://viagempravoce.com.br/glossario/o-que-e-mapa-turistico/. Acesso em: 17 Nov. 2024 O QUE é pesquisa documental?. Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG,2021. Disponível em: https://biblio.direito.ufmg.br/?p=5114. Acesso em: 05 Nov. 2024 PAZ, Marisol da Silva; CUNHA , Cristiano José Castro de Almeida; PEREIRA, Ricardo. Marketing Do Conhecimento: Um Arcabouço Teórico Conceitual,2021. Disponível em: file:///C:/Users/55819/Downloads/1233-Artigo%20completo-3857-1- 10-20211110%20(1).pdf. Acesso em: 03 Jan. 2025 PIMENTA,Marcela. Um destino, o turista atual e o turista desejado. turismospot,2019. disponível em: https://turismospot.com.br/um-destino-o-turista- atual-e-o-turista-desejado/. Acesso em:13 jul. 2023 POUSADAS em São Lourenço da Mata. Portalférias,c2023. Disponível em:https://www.ferias.tur.br/cidade/5445/sao-lourenco-da-mata-pe.html. Acesso em: 13 jul.2023 QUANTO ganha um Designer gráfico? salário e carreira na área de Desing gráfico.QueroBolsa,c2023. Acesso em: 13 jul.2023 QUANTO ganha um Turismólogo? Salário e carreira na área de turismo. QueroBolsa, c2023. disponível em:https://querobolsa.com.br/cursos-e- faculdades/turismo/quanto-ganha-turismologo-salario. Acesso em: 13 jul.2023 REZ, Rafael. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. São Paulo: DVS, 2016. Disponível em:https://www.ispsn.org/sites/default/files/documentos- virtuais/pdf/marketing_de_conteudo_a_moeda_do_seculo_xxi_rafael_rez_z- lib.org_.pdf. Acesso em: 25 ago. 2024.  SÃO Lourenço da Mata. Câmara Municipal de São Lourenço da Mata,2017. Disponível em:https://www.saolourencodamata.pe.leg.br/saolourencodamata#wrapper. Acesso em: 13 jul. 2023 SÃO Lourenço da Mata. Câmara Municipal de São Lourenço da Mata-PE Casa Jair Pereira de Oliveira,2017. Acesso em: 19 out 2023. Disponível em: https://www.saolourencodamata.pe.leg.br/ IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Lourenço da Mata - PE. c2023. disponível em:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-lourenco-da- mata/historico. Acesso em: 22 out. 2023 SÃO LOURENÇO DA MATA. Conheça a cidade. São Lourenço da Mata, PE: Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata, c2020. Disponível em: https://slmprev.pe.gov.br/institucional/conheca-a-cidade/. Acesso em: 17 ago. 2024. SÃO Lourenço da Mata. Caravela,2023. Acesso em: 01 out 2023. Disponível em:https://www.caravela.info/regional/s%C3%A3o-louren%C3%A7o-da-mata---peSÃO LOURENÇO DA MATA. São Lourenço da Mata. São Lourenço da Mata, PE: Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, 2017. Disponível em: https://www.saolourencodamata.pe.leg.br/saolourencodamata. Acesso em: 17 ago. 2024. SÃO Lourenço da Mata. wikipédia,2022. Acesso em: 29 out 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Louren%C3%A7o_da_Mata. SANTOS, Marivan Tavares dos. Fundamentos de Turismo e Hospitalidade,2010.Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_fund_de_tur_ e_hosp.pdf. Acesso em: 20 Dez. 2024 SANTOS, Antonio Veras dos; SANTOS, Marivan Tavares dos. Marketing Turístico, 2011. Disponível em:https://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_hosp_lazer/061112_marketin g_tur.pdf. Acesso em: 03 Jan. 2025 SERENO, Nayara Rodrigues. Marketing digital e mídias sociais como novo canal de vendas na hotelaria,2013. Disponível em:https://app.uff.br/riuff;/bitstream/handle/1/1123/267%20- %20Nayara%20Sereno.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=O%20setor%20do%2 0turismo%2C%20ao,seja%2C%20surgiu%20o%20marketing%20tur%C3%ADstico. Acesso em: 08 jun. 2023 SILVA,Anunciado de Oliveira e.Criando Novos Mercados,2009.Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/39467.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023 SILVA,Mônica Pereira da. Turismo E Redes Sociais: Uma Análise Das Estratégias De Comunicação. IFPSP campus Barreto,2018. Disponível em: https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/213354/IFATT180009.pdf. Acesso em: 10 set. 2024 SILVA, Sidcley D’sordi Alves Alegrini da. CIPRIANO, Marcos José de Souza.MATOS Christina de Oliveira. Marketing turístico: Um estudo sobre as ações depromoção da imagem do destino Natal/RN, Brasil,2015.Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8068929.pdf. Acesso em: 01 Dez. 2024 TADINI,Rodrigo Fonseca; MELQUIADES,Tania. Fundamentos do Turismo.v.1. Rio de janeiro: Fundação CECIERJ,2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/012016/5834ca099d14e0f180e0f7c7bbac715c.pdf. Acesso em: 08 jun. 2023 TURISMO em Números. Observatório do turismo do Recife, c2023. Disponível em: https://observatorioturismo.visit.recife.br/turismo-em-numeros/#conteudo. Acesso em: 08 jun. 2023 TURISMO pode gerar quase 8 milhões de empregos e registrar mais de 7%do PIB do Brasil.Brasil61,2023. Disponível em: https://brasil61.com/n/turismo-pode-gerar- quase-8-milhoes-de-empregos-e-registrar-mais-de-7-do-pib-do-brasil- bras238397#:~:text=Levantamento%20da%20WTTC%20afirma%20que%20setor%2 0teve%20alta%20acima%20da%20pr%C3%A9%2Dpandemia&text=Um%20levanta mento%20realizado%20pelo%20Conselho,%2C8%25%20do%20PIB%20nacional. Acesso em: 19 jun. 2023 UMA ANÁLISE Das Estratégias De Comunicação. IFPSP campus Barreto,2018. Disponível em: https://brt.ifsp.edu.br/phocadownload/userupload/213354/IFATT180009.pdf. Acesso em: 10 set. 2024pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMarketing turísticopt_BR
dc.subjectSão Lourenço da Matapt_BR
dc.subjectAtrativos turísticospt_BR
dc.subjectTurista cidadãopt_BR
dc.titleSLM para viver: uma proposta de marketing turístico para a cidade de São Lourenço da Mata / PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3363010662491952pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Talita Poliana Guedes da
dc.contributor.referee2Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5591000830585533pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoA cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco, possui atrativos culturais e naturais subutilizados, com pouca visibilidade entre os moradores. O problema investigado é a ausência de um plano eficiente de divulgação para valorizar esses atrativos e incentivar a participação da comunidade local no turismo. O objetivo deste trabalho é propor um plano de divulgação dos atrativos turísticos de São Lourenço da Mata, com estratégias de valorização dos atrativos turísticos do município, destacando a relevância da participação dos moradores na estruturação do destino. A metodologia adotada inclui pesquisa exploratória e documental, complementada por um levantamento aplicado por meio de questionários aos moradores. Os resultados apontam para um baixo índice de visitação à Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz, tombada como patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, e à Festa de Agosto, reconhecida como patrimônio imaterial, bem como, de outros atrativos. Esses dados evidenciam a necessidade de maior integração entre a comunidade e os bens turísticos locais.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Kédilla Beatriz Campos da Silva
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/1294077046315393pt_BR
dc.creator.ID3069.002.624-22pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/2194855471000576pt_BR
dc.creator.name3Silva, Luciana Lima da


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples