Mostrar registro simples

dc.creatorSantos Júnior, Almir José dos
dc.date.accessioned2025-04-28T12:33:35Z
dc.date.available2025-04-28T12:33:35Z
dc.date.issued2024-09-25
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Almir José dos. A relação intercultural entre o IFPE Campus Pesqueira e o povo Xukuru do Ororubá. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1642
dc.description.abstractHigher Education institutions are possible spaces to promote interculturality, recognizing the diversity of cultures existing in the world, therefore, it is necessary to have discussions that bring possible appreciation to the knowledge and lifestyles of traditional peoples. In this investigative process, in addition to bringing the theory of interculturality, the concepts of Good Living and Ecology of Knowledge are also worked on, in which the first, born from indigenous peoples, brings an alternative vision of life and development (Acosta, 2016), and the second, defends the need for discussions and exchange of knowledge between different people and cultures (Santos, 2008). Thus, this research work sought to understand the intercultural relationship between the IFPE Campus Pesqueira and the Xukuru people of Ororubá from the perspective of a graduate, teacher from the municipality and Xukuru indigenous person. To obtain the results, firstly, a bibliographical research was carried out in search of a theoretical basis, and secondly, an interview was carried out with the subject of this investigation using a semi-structured interview method and a perspective of the Life History methodology, which gives the interviewee a total freedom to express your thoughts and knowledge as you see fit. As a result, it was found, through the subject's point of view, that the Federal Fisheries Institute can be considered an institution that opens up space for speech, promotes interculturality together with original peoples and moves towards a possible decolonization of their know/knowledge and its educational base.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016. ALCANTARA, Liliane; SAMPAIO, Carlos. Bem Viver como paradigma de desenvolvimento: utopia ou alternativa possível?. Desenvolv. Meio Ambiente, v. 40, p. 231-251, abril 2017. BRETHERICK, Giselda. Desterritorialização do conhecimento e descentralização do saber na obra de Pierre Lévy. Revista Múltiplas Leituras, v. 3, n. 1, p. 184-196, jan. jun. 2010 186. CANDAU, V. M. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37. DOI: 10.1590/S1413-24782008000100005. CARNEIRO, Fernando; KREFTA, Noemi; FOLGADO, Cleber. A Praxis da Ecologia de Saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde colet, Brasília, 8(2), 331-338, jun, 2014. CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. (2019). Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento? Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e 021001. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8654622. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LCT, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002. GOMES, Ana. A Sociologia das Ausências e das Emergências em Sala de Aula. Revista da Pós-Grad. em Ciências Sociais, UFRN, Natal, v. 18, n. 2, jul./dez. 2017. GOMES, Fulvio. As Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos: por um resgate do sul global. Revista Páginas de Filosofia, v. 4, n. 2, p. 39-54, São Paulo. jul./dez. 2012. G1 Caruaru (2023). Justiça anula sentença que condenou e tirou direitos políticos do cacique Marquinhos Xucuru. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2023/10/04/justica-anula-sentenca que-condenou-e-tirou-direitos-politicos-do-cacique-marquinhos-xucuru.ghtml>. Acesso em: 2024. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População de Pesqueira/PE no último censo: IBGE, Censo Demográfico, 2021. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Unidade territorial de Pesqueira/PE: IBGE, Área territorial, 2021. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Bioma da Cidade de Pesqueira/PE: IBGE, Território e Ambiente, 2019. KAWAKAMI, Érica. Currículo, ruídos e contestações: os povos indígenas na universidade. Revista Brasileira de Educação v. 24 e240006. 2019. KRENAK, Airton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MACCALI, ET AL (2014). O MÉTODO HISTÓRIA DE VIDA: DESVENDANDO A SUBJETIVIDADE DO INDIVÍDUO NO ESTUDO DAS ORGANIZAÇÕES. ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA RIO DE JANEIRO V. 15 No 3 P. 439–468 JUL AGO SET 2014. MAIA, Bruna; MELO, Vico. A colonialidade do poder e suas subjetividades. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 15 n. 2 Julho. 2020. MENESES, Maria Paula (2009), «Justiça Cognitiva», in: António Cattani, Jean Louis Laville, Luiz Inácio Gaiger e Pedro Hespanha (orgs.), Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 231-236. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2009. MIRANDA, Ana Maria. Conheça a história do Cacique Marcos, da tribo Xucuru, eleito prefeito de Pesqueira: Ele é líder da tribo indígena Xucuru. Recife, 19 nov. 2020. Disponível em: https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2020/11/19/conheca-a historia-do-cacique-marcos-da-tribo-xucuru-eleito-prefeito-de-pesqueira 199057/index.html. Acesso em: 7 nov. 2022. MORAES, Germana. O CONSTITUCIONALISMO ECOCÊNTRICO NA AMÉRICA LATINA, O BEM VIVER E A NOVA VISÃO DAS ÁGUAS. R. Fac. Dir., Fortaleza, v. 34, n. 1, p. 123-155, jan./jun. 2013. NEVES, Rita de Cássia M e FIALHO, Vânia. XUKURU. Povos Indígenas em Pernambuco. Verbete. Atualizado em 2021. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xukuru#Notas_sobre_as_fontes. Acesso em 2023. N10 Interior (2020). TRE indefere candidatura de Cacique à prefeitura de Pesqueira. Disponível em: <https://interior.ne10.uol.com.br/eleicoes 2020/2020/11/05/tre-indefere-candidatura-de-cacique-a-prefeitura-de-pesqueira 198141>. Acesso em 2024. OLIVEIRA, I. (2012). Cultura e Interculturalidade na Educação Popular de Paulo Freire. EccoS – Revista Científica, Belém – PA, 0(25), 109-124. doi: 10.5585/eccos.n25.3219. OLIVEIRA, Maria. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS/NAS ESCOLAS XUKURU: encontros com a pedagogia decolonial na comunidade-escola. UFPE. Caruaru, 2021. PENA, Rodolfo F. Alves. “Fórum Social Mundial”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/forum-social-mundial.htm. Acesso em 30 de novembro de 2022. PEREIRA, Lígia. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. Programa de História Oral do Centro de Estudos Mineiros da FAFICH/UFMG. HISTÓRIA ORAL, 3, 2000, p. 117-27. 2000. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Buenos Aires. 2005. RAMOS, N. (2007). Sociedades multiculturais, interculturalidade e educação. Desafios pedagógicos, comunicacionais e políticos. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], n. 41-3, p. p. 223-244. DOI: 10.14195/1647-8614_41-3_11. ROMANI, S.; RAJOBAC, R. Por que debater sobre interculturalidade é importante para a educação? Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 127, p. 65-70, 8 set. 2011. SANTOS, Boaventura de S. Um conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências. São Paulo: Editora Cortez, 2004. SANTOS, Boaventura. Para Além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. CEBRAP. São Paulo. Novembro de 2007. SANTOS, Boaventura. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção para um novo senso comum; v. 4). SILVA, Edson; BARROS, Isabela. Povo Indígena Xukuru do Ororubá: uma história de mobilizações por afirmação de direitos. Rev. Direito e Práxis., Rio de Janeiro, Vol. 13, N. 01, 2022, p.395-423, 2022. SILVA, Edson. POVO XUKURU DO ORORUBÁ. 2018. Disponível em: <https://osbrasis.trgbr.com/wp-content/uploads/2018/04/POVO-XUKURU-DO ORORUB%C3%81.pdf>. Acesso em, 2023. SPINDOLA, Thelma; SANTOS, Rosângela. Trabalhando com a história de vida: percalços de uma pesquisa(dora?). Rev Esc Enferm USP 2003; 37(2): 119-26. 2003. TALAMONI, ACB. O programa da descrição densa. In: Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia [online]. São Paulo: Editora UNESP, pp. 53-66. 2014. TENÓRIO, Bárbara; SANTANA, Moisés. Da aldeia para a universidade: das políticas de ações afirmativas aos programas de incentivo à permanência dos/das estudantes indígenas dos cursos superiores do IFPE campus pesqueira. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Xucuru. Disponível em: <https://www1.unicap.br/observatorio2/?page_id=226>. Acesso em, 2023. VALENÇA, Marcos Moraes. ECOLOGIA DE SABERES E JUSTIÇA COGNITIVA: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Universidade Pública Brasileira: um caso de tradução?. Tese de Doutorado. Coimbra. 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEcologia dos saberespt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectPovos tradicionaispt_BR
dc.subjectPovo Xukurupt_BR
dc.titleA relação intercultural entre o IFPE Campus Pesqueira e o povo Xukuru do Ororubápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6372973994773167pt_BR
dc.contributor.advisor1Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emely Albuquerque de
dc.contributor.referee2Ordonio, Iran Neves
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908080402309557pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1992826503403075pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoAs instituições de Educação Superior são espaços possíveis de promover a interculturalidade, reconhecendo a diversidade de culturas existentes no mundo, assim, torna-se necessário haver discussões que tragam uma possível valorização aos saberes e estilos de vida dos povos tradicionais. Neste processo investigativo, além de trazer a teoria da interculturalidade, é trabalhado também os conceitos de Bem Viver e Ecologia de Saberes, em que o primeiro, nascido dos povos indígenas, traz uma visão alternativa de vida e desenvolvimento (Acosta, 2016), e o segundo, defende a necessidade de haver discussões e troca de conhecimentos e saberes entre povos e culturas diversas (Santos, 2008). Dessa forma, este trabalho de investigação buscou compreender a relação intercultural entre o IFPE Campus Pesqueira e o povo Xukuru do Ororubá sob a lógica da perspectiva de um egresso graduado, professor do município e indígena Xukuru. Para obtenção dos resultados, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de uma base teórica, e segundo, foi realizada uma entrevista com o sujeito desta investigação com método de entrevista semiestruturada e uma perspectiva da metodologia de História de Vida, que dá ao entrevistado total liberdade de expor seus pensamentos e conhecimentos como achar importante. Como resultado, constatou-se, através do ponto de vista do sujeito, que o Instituto Federal de Pesqueira pode ser considerado uma instituição que abre espaço de fala, promove a interculturalidade junto com os povos originários e caminha para uma possível descolonização de seu saber/conhecimento e de sua base educacional.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples