Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Vinícius Luiz de França
dc.date.accessioned2025-04-25T17:34:03Z
dc.date.available2025-04-25T17:34:03Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1638
dc.format.extent12 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter, 1967. MONTEIRO, M.L.C. A limitação de acesso e a limitação cognitiva informacional de idosos em interação com websites. Dissertação (Mestrado), Empreendedorismo e Tecnologia da Informação. Universidade Federal de Pernambuco, 2014. PARADELLA, Rodrigo. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. Brasília: Agência IBGE Noticias, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017. Acesso em: 8 de agosto de 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectTecnologias da Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleInclusão digital para terceira idade: tecnologia digital na vida social da terceira idade e a relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 10pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591894311661540pt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Marcella Brito
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825027774926230pt_BR
dc.contributor.referee1Leite Filho, João Bosco de Vasconcelos
dc.contributor.referee2Behar, Alexandre Hochman
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4270411614207535pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/49889937 02717451pt_BR
dc.publisher.departmentCampus - Cabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::ESTUDOS SOCIAISpt_BR
dc.description.resumoA inclusão digital para a terceira idade surge como uma preocupação relevante no mundo no qual os idosos estão inseridos, à medida que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) continuam a modificar nosso modo de vida. É muito importante que os idosos tenham acesso e habilidades para utilizar essas tecnologias, não apenas para melhorar sua qualidade de vida, mas também para promover sua participação na sociedade. O objetivo deste trabalho é identificar como o conhecimento e utilização das novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a independência digital, reduzindo as desigualdades propostas no ODS 10. A metodologia de objetivo da pesquisa é descritiva e exploratória, foi elaborado um questionário utilizando o Google Forms, com propósito de coletar informações junto ao grupo participante do projeto de extensão "Inclusão Digital para Terceira Idade", desenvolvido pelo IFPE - Campus Cabo. Os idosos envolvidos neste estudo relatam a importância da orientação direta com os envolvidos durante o processo de aprendizagem, e como a presença de um educador qualificado e dos pesquisadores durante o processo de aprendizagem com habilidades didáticas e sensibilidade para suas necessidades específicas, é fundamental para o sucesso do ensino. Os idosos que fazem parte do projeto conseguiram adquirir habilidades essenciais para o uso de tecnologias digitais em seus smartphones e computadores. Observou-se um grande aumento na confiança e na autonomia digital dos idosos após participação nas atividades propostas no decorrer do projeto. A inclusão digital vem se tornando um tema indispensável para a terceira idade, pois promove uma maior integração e participação na sociedade em geral, melhorando sua qualidade de vida e os deixando com mais independência em diversas áreas do cotidiano.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples