dc.relation | ALMEIDA, Márcia R.; PINTO, Angelo C. Uma breve história da química Brasileira.
Ciência e Cultura, v. 63, n. 1, p. 41-44, 2011.
BARBOSA, Danieli; DUTRA, Nicoly. Residência pedagógica na formação de
professores: uma história de avanços e resistências. Revista Gepesvida, v. 5, n. 12,
2019.
BELTRAN, Maria Helena Roxo. História da Química e Ensino: estabelecendo
interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, v. 1, n. 2, p. 67-77, 2013.
BRAATHEN, Per Christian. Aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa no
processo de ensino-aprendizagem de Química. Revista eixo, v. 1, n. 1, p. 63-69,
2012.
CAPES, Edital. 06/2018. Programa de Residência Pedagógica: chamada pública
para apresentação de proposta no âmbito do Programa de Residência
Pedagógica. Disponível em: https://www. capes. gov.
br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.
pdf.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Residência Pedagógica: entre convergências e
disputas o campo da Formação de Professores. Formação Docente–Revista
Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 95-108,
2020.
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal,
o que é isso? Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019.
FELIPE, Eliana Silva. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa
Residência Pedagógica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre
Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 2020.
FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danusa
Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em
perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades.
Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, p. 57-63, 1995.
JÚNIOR, Edvargue Amaro da Silva; PARREIRA, Gizele G. Reflexões sobre a
importância da experimentação no ensino da Química no ensino médio. Revista
Tecnia, v. 1, n. 1, p. 67-82, 2016.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
MESQUITA, N. A. DA S.; CARDOSO, T. M. G.; SOARES, M. H. F. B.. O projeto de
educação instituído a partir de 1990: caminhos percorridos na formação de
professores de química no Brasil. Química Nova, v. 36, n. 1, p. 195–200, 2013.
MORETTI, Vanessa Dias. A articulação entre a formação inicial e continuada de
professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp.
Educação, v. 34, n. 03, p. 385-390, 2011.
MOTA, Janine da Silva. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Revista
Humanidades e Inovação. v.6, n.12, p.372-380, 2019.
REBOLHO, Anderson Brum; BATISTA, Tailine Penedo; DOS SANTOS, Eliane
Gonçalves. Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de
professores de Ciências da Natureza. Instrumento: revista de estudo e pesquisa
em educação, v. 23, n. 3, p. 688-707, 2021.
RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel et al. O papel de uma comunidade de prática de
professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de Química. Monografia.
Rio Grande do Sul. 2013.
ROMERO, Marco Antônio Ventura; MAIA, Saulo Robério Rodrigues. O ensino e a
formação do professor de Química em questão. Teresina: EDUFPI, 124 p, p. 12-28.
2013.
RODRIGUES, Roberto Marques et al. Contribuições dos programas de iniciação à
docência e residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em química:
relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 53-65,
2022.
SILVA, Airton Marques da. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente.
Rev. Quim. Ind, v. 711, n. 7, 2011.
SILVA, Cristiane M.; LEITE, Bruno S. Residência Pedagógica em Química:
compreensões e perspectivas para a formação de professores. Química Nova na
Escola, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 195-204, 2023.
SILVA, Kássia Lesli Barbosa da. Avaliação no Ensino de Química: Análise dos
Roteiros de estudo Produzidos pelos alunos da Residência Pedagógica. Monografia.
Universidade Federal do Tocantins, 2024.
SILVA, Vinícius Gomes da. A Importância da Experimentação no Ensino de Química
e Ciências. Universidade Estadual Paulista - UNESP. Graduação em Licenciatura
em Química. Monografia. Bauru, 2016.
SCHNETZLER, Roseli P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e
perspectivas. Química nova, v. 25, p. 14-24, 2002.
VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de; SILVA, João Roberto Ratis
Tenório da. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e
reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente–Revista
Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 219-234,
2020.
XAVIER, Letícia Beatriz Sales; PIRES, Diego Arantes Teixeira. O PROGRAMA
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A DOCÊNCIA NA PANDEMIA: RELATOS DE
PROFESSORES E ALUNOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. Revista Tópicos, v.
2, n. 11, p. 1-12, 2024. | pt_BR |