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dc.creatorVasconcelos, Juliana dos Santos de
dc.date.accessioned2025-04-22T12:58:55Z
dc.date.available2025-04-22T12:58:55Z
dc.date.issued2025-02-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1626
dc.description.abstractThe pedagogical residency in Chemistry teaching is a training experience that integrates theory and practice, allowing undergraduates to experience everyday school life. During this experience, future teachers apply theoretical knowledge in real situations, developing teaching skills and critical reflections on their practice. Therefore, this work aimed to analyze the experiences of Chemistry Graduates at IFPE-Campus Barreiros during the Pedagogical Residency period, focusing on the main benefits of the program for teacher training. The research was carried out using an online questionnaire (Google forms), which contained questions relating to the experiences of some students in the pedagogical residence and, after obtaining the data, they were analyzed resulting in graphs and tables for better interpretation. Given the results obtained, it was possible to visualize the different benefits that the pedagogical residency brought to the chemistry graduate, as it provided the opportunity to experience in the classroom, to put into practice different theories learned during the course and to observe the reality of the classroom, carrying out exchanges with other more experienced teachers. Finally, we emphasize the relevance of the pedagogical residency in teacher training, as it allowed the graduate to acquire experience before completing the course, training teachers with greater dynamics and experiences that will result in better learning for their students.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.titleUma análise das vivências dos licenciandos em Química do IFPE campus Barreiros no período de residência pedagógicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3013901165209909pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Danielle de Farias Tavares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822460673888970pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA residência pedagógica no ensino de Química é uma experiência formativa que integra teoria e prática, permitindo que licenciandos vivenciem o cotidiano escolar. Durante essa vivência, os futuros professores aplicam conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades didáticas e reflexões críticas sobre sua prática. Sendo assim, esse trabalho teve por objetivo analisar as vivências dos Licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros durante o período de Residência Pedagógica, focando nos principais benefícios do programa para formação docente. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário online (Google forms), que continham perguntas referentes às vivências em residência pedagógica de alguns discentes e, após a obtenção dos dados, foram analisados resultando em gráficos e quadros para uma melhor interpretação. Diante dos resultados obtidos, foi possível visualizar os diferentes benefícios que a residência pedagógica trouxe para o licenciando em química, já que possibilitou a oportunidade da vivência em sala de aula, de colocar em prática diversas teorias aprendidas durante o curso e de observar a realidade da sala de aula, realizando trocas com outros professores mais experientes. Por fim, enfatizamos a relevância da residência pedagógica na formação docente, pois possibilitou ao licenciando adquirir experiência antes de concluir o curso, sendo formados professores com uma maior dinâmica e com experiências que irão resultar em uma melhor aprendizagem para seus estudantes.pt_BR


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