Uma análise das vivências dos licenciandos em Química do IFPE campus Barreiros no período de residência pedagógica

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Data
2025-02-14Autor
Vasconcelos, Juliana dos Santos de
http://lattes.cnpq.br/3013901165209909
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A residência pedagógica no ensino de Química é uma experiência formativa que
integra teoria e prática, permitindo que licenciandos vivenciem o cotidiano escolar.
Durante essa vivência, os futuros professores aplicam conhecimentos teóricos em
situações reais, desenvolvendo habilidades didáticas e reflexões críticas sobre sua
prática. Sendo assim, esse trabalho teve por objetivo analisar as vivências dos
Licenciandos em Química do IFPE-Campus Barreiros durante o período de
Residência Pedagógica, focando nos principais benefícios do programa para
formação docente. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário online (Google
forms), que continham perguntas referentes às vivências em residência pedagógica
de alguns discentes e, após a obtenção dos dados, foram analisados resultando em
gráficos e quadros para uma melhor interpretação. Diante dos resultados obtidos, foi
possível visualizar os diferentes benefícios que a residência pedagógica trouxe para
o licenciando em química, já que possibilitou a oportunidade da vivência em sala de
aula, de colocar em prática diversas teorias aprendidas durante o curso e de observar
a realidade da sala de aula, realizando trocas com outros professores mais
experientes. Por fim, enfatizamos a relevância da residência pedagógica na formação
docente, pois possibilitou ao licenciando adquirir experiência antes de concluir o
curso, sendo formados professores com uma maior dinâmica e com experiências que
irão resultar em uma melhor aprendizagem para seus estudantes.
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