Mostrar registro simples

dc.creatorJulião, Ana Carolina Viana
dc.date.accessioned2025-04-07T16:33:46Z
dc.date.available2025-04-07T16:33:46Z
dc.date.issued2025-03-13
dc.identifier.citationJULIÃO, Ana Carolina Viana; LEMOS, Herick Talles Queiroz. Análise do Perfil Profissional do Engenheiro Eletricista no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2025. 27 f. TCC (Eneg. Elétrica) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1600
dc.description.abstractIn Brazil, the history of electricity dates back to the late 19th century, driven by a process of technology importation and investments from European companies. Electrification enabled urban and industrial consumption in the country, marking the early development of the electric industry within the national territory. In this context, modern electrical engineering was consolidated, which is divided into key areas of specialization such as electronics, electrotechnics, telecommunications, automation, and control. Recognizing the multidisciplinary role of the electrical engineer—who applies scientific and mathematical principles to solve complex problems—it is evident that, beyond technical skills (hard skills), their contemporary practice demands competencies in other human dimensions, such as behavioral skills (soft skills). In light of this, this work proposes the analysis of the most recent job vacancies posted on online platforms over the last three months of 2024. After evaluating 100 job profiles across the main professional areas, it was identified that the current Brazilian market demands diverse behavioral skills, as well as up-to-date technical competencies, aligned with the needs of modern society. The results show that São Paulo leads in job offers, followed by states in the South and Southeast, which have a higher concentration of industrial and technological sectors. The geographic distribution of vacancies reinforces the trend of employability linked to regional economic development, with the North and Northeast states presenting a significantly lower number of opportunities. The survey also revealed that the most in-demand technical skills vary according to professional qualification, with an emphasis on regulatory standards and computational tools such as AutoCAD and Revit for Electrotechnics, and knowledge in PLC programming and industrial protocols for Automation and Control.pt_BR
dc.format.extent27 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Resolução no 218, de 29 de junho de 1973. Dispõe sobre a regulamentação das atribuições profissionais para as diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jul. 1973. Disponível em: <https://www.confea.org.br>. Acesso em: 22, nov. 2024. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 11, de 11 de março de 2002. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 mar. 2002. Disponível em: <https://www.gov.br/mec>. Acesso em: 30, out. 2024. BRASIL. CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Distrito Federal, Brasil, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991>. Acesso em: 05, jan. 2025. FILGUEIRAS, Lucas Vinicios Oliveira et al. Perfil do engenheiro eletricista - impactos da formação acadêmica na atuação profissional. COBENGE: Formação por competência na engenharia no contexto da globalização 4.0, Fortaleza. p. 1-10, 2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336072973>. Acesso em 15, dez. 2024. LOPES, Ana Carolina C. LIMA, João Paulo S. CAVALARI, Mariana F. Um breve histórico da criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). X Seminário Nacional de História da Matemática. 2013. Disponível em: <http://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais5xsnhm>. Acesso em: 18, nov. 2024. LORENZO, Helena C. de. O setor elétrico brasileiro: passado e futuro. Perspectivas, São Paulo, 24-25: 147-170, 2001-2002. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/406/291>. Acesso em 10, out. 2024. MACEDO, Geisla M. SAPUNARU, Raquel A. Uma breve história da engenharia e seu ensino no Brasil e no mundo: foco Minas Gerais. REUCP, Petrópolis, V. 10, no 1 (2016), P. 39-52. ISSN 2318-0692. Disponível em:<https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/594>. Acesso em: 15, out. 2024. MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019. Disponívelem:<https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_C NECESN22019.pdf>. Acesso em: 13, out. 2024. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI, 1913). Disponível em: <https://unifei.edu.br/institucional/historia/> . Acesso em: 8, dez. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectEletrotécnicapt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.titleAnálise do Perfil Profissional do Engenheiro Eletricista no Mercado de Trabalho Brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6100808029405261pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Herick Talles Queiroz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382378841811148pt_BR
dc.contributor.referee1Lobo, Fábio Xavier
dc.contributor.referee2Pereira, Flávia Simone Jerônimo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160330433636038pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007202546991721pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MATERIAIS ELETRICOSpt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a história da eletricidade remonta ao final do século XIX, impulsionada por um processo de importação de tecnologia e investimentos de empresas europeias. A eletrificação possibilitou o consumo urbano e industrial no país, marcando o desenvolvimento inicial da indústria elétrica no território nacional. Nesse contexto, consolidou-se a engenharia elétrica moderna, que se divide em áreas-chave de especialização, como eletrônica, eletrotécnica, telecomunicações, automação e controle. Reconhecendo o papel multidisciplinar do engenheiro eletricista — que envolve a aplicação de princípios científicos e matemáticos para resolver problemas complexos —, observa-se que, além das habilidades técnicas (hard skills), sua atuação contemporânea exige competências em outras dimensões humanas, como as habilidades comportamentais (soft skills). Diante disso, este trabalho propõe a análise das vagas mais recentes divulgadas em plataformas online nos últimos três meses de 2024. Após a avaliação de 100 perfis de vagas das principais áreas profissionais, identificou-se que o mercado brasileiro atual demanda habilidades comportamentais diversificadas, bem como competências técnicas atualizadas, alinhadas às demandas da sociedade moderna. Os resultados apontam que São Paulo lidera a oferta de empregos, seguido por estados do Sul e Sudeste, que possuem maior concentração industrial e tecnológica. A distribuição geográfica das vagas reforça a tendência de empregabilidade alinhada ao desenvolvimento econômico regional, sendo que estados do Norte e Nordeste apresentam um número significativamente menor de oportunidades. O levantamento também revelou que as competências técnicas mais exigidas variam conforme a habilitação profissional, sendo que para Eletrotécnica há uma ênfase em normas regulatórias e ferramentas computacionais como AutoCAD e Revit, enquanto para Automação e Controle destacam-se conhecimentos em programação de CLPs e protocolos industriais.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples