dc.creator | Julião, Ana Carolina Viana | |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T16:33:46Z | |
dc.date.available | 2025-04-07T16:33:46Z | |
dc.date.issued | 2025-03-13 | |
dc.identifier.citation | JULIÃO, Ana Carolina Viana; LEMOS, Herick Talles Queiroz. Análise do Perfil Profissional do Engenheiro Eletricista no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2025. 27 f. TCC (Eneg. Elétrica) - Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1600 | |
dc.description.abstract | In Brazil, the history of electricity dates back to the late 19th century, driven by a
process of technology importation and investments from European companies.
Electrification enabled urban and industrial consumption in the country, marking the
early development of the electric industry within the national territory. In this context,
modern electrical engineering was consolidated, which is divided into key areas of
specialization such as electronics, electrotechnics, telecommunications, automation,
and control. Recognizing the multidisciplinary role of the electrical engineer—who
applies scientific and mathematical principles to solve complex problems—it is evident
that, beyond technical skills (hard skills), their contemporary practice demands
competencies in other human dimensions, such as behavioral skills (soft skills). In light
of this, this work proposes the analysis of the most recent job vacancies posted on
online platforms over the last three months of 2024. After evaluating 100 job profiles
across the main professional areas, it was identified that the current Brazilian market
demands diverse behavioral skills, as well as up-to-date technical competencies,
aligned with the needs of modern society. The results show that São Paulo leads in
job offers, followed by states in the South and Southeast, which have a higher
concentration of industrial and technological sectors. The geographic distribution of
vacancies reinforces the trend of employability linked to regional economic
development, with the North and Northeast states presenting a significantly lower
number of opportunities. The survey also revealed that the most in-demand technical
skills vary according to professional qualification, with an emphasis on regulatory
standards and computational tools such as AutoCAD and Revit for Electrotechnics,
and knowledge in PLC programming and industrial protocols for Automation and
Control. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Resolução no
218, de 29 de junho de 1973. Dispõe sobre a regulamentação das atribuições
profissionais para as diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jul. 1973. Disponível em:
<https://www.confea.org.br>. Acesso em: 22, nov. 2024.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de
Educação Superior. Resolução no 11, de 11 de março de 2002. Dispõe sobre as
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 12 mar. 2002. Disponível em: <https://www.gov.br/mec>. Acesso em: 30,
out. 2024.
BRASIL. CNE. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
Engenharia. Distrito Federal, Brasil, 2019. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991>. Acesso em: 05, jan.
2025.
FILGUEIRAS, Lucas Vinicios Oliveira et al. Perfil do engenheiro eletricista -
impactos da formação acadêmica na atuação profissional. COBENGE: Formação
por competência na engenharia no contexto da globalização 4.0, Fortaleza. p. 1-10,
2019. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336072973>. Acesso
em 15, dez. 2024.
LOPES, Ana Carolina C. LIMA, João Paulo S. CAVALARI, Mariana F. Um breve
histórico da criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). X
Seminário Nacional de História da Matemática. 2013. Disponível em:
<http://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/anais5xsnhm>. Acesso em: 18, nov.
2024.
LORENZO, Helena C. de. O setor elétrico brasileiro: passado e futuro.
Perspectivas, São Paulo, 24-25: 147-170, 2001-2002. Disponível em:
<https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/406/291>. Acesso em 10,
out. 2024.
MACEDO, Geisla M. SAPUNARU, Raquel A. Uma breve história da engenharia e
seu ensino no Brasil e no mundo: foco Minas Gerais. REUCP, Petrópolis, V. 10,
no 1 (2016), P. 39-52. ISSN 2318-0692. Disponível
em:<https://seer.ucp.br/seer/index.php/REVCEC/article/view/594>. Acesso em: 15,
out. 2024.
MEC, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES no 2, de 24 de abril de 2019.
Disponívelem:<https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_C
NECESN22019.pdf>. Acesso em: 13, out. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Instituto Eletrotécnico e Mecânico de
Itajubá (IEMI, 1913). Disponível em: <https://unifei.edu.br/institucional/historia/> .
Acesso em: 8, dez. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Automação | pt_BR |
dc.subject | Eletrotécnica | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.subject | Mercado de Trabalho | pt_BR |
dc.title | Análise do Perfil Profissional do Engenheiro Eletricista no Mercado de Trabalho Brasileiro | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6100808029405261 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lemos, Herick Talles Queiroz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7382378841811148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lobo, Fábio Xavier | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Flávia Simone Jerônimo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9160330433636038 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5007202546991721 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MATERIAIS ELETRICOS | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, a história da eletricidade remonta ao final do século XIX, impulsionada por
um processo de importação de tecnologia e investimentos de empresas europeias. A
eletrificação possibilitou o consumo urbano e industrial no país, marcando o
desenvolvimento inicial da indústria elétrica no território nacional. Nesse contexto,
consolidou-se a engenharia elétrica moderna, que se divide em áreas-chave de
especialização, como eletrônica, eletrotécnica, telecomunicações, automação e
controle. Reconhecendo o papel multidisciplinar do engenheiro eletricista — que
envolve a aplicação de princípios científicos e matemáticos para resolver problemas
complexos —, observa-se que, além das habilidades técnicas (hard skills), sua
atuação contemporânea exige competências em outras dimensões humanas, como
as habilidades comportamentais (soft skills). Diante disso, este trabalho propõe a
análise das vagas mais recentes divulgadas em plataformas online nos últimos três
meses de 2024. Após a avaliação de 100 perfis de vagas das principais áreas
profissionais, identificou-se que o mercado brasileiro atual demanda habilidades
comportamentais diversificadas, bem como competências técnicas atualizadas,
alinhadas às demandas da sociedade moderna. Os resultados apontam que São
Paulo lidera a oferta de empregos, seguido por estados do Sul e Sudeste, que
possuem maior concentração industrial e tecnológica. A distribuição geográfica das
vagas reforça a tendência de empregabilidade alinhada ao desenvolvimento
econômico regional, sendo que estados do Norte e Nordeste apresentam um número
significativamente menor de oportunidades. O levantamento também revelou que as
competências técnicas mais exigidas variam conforme a habilitação profissional,
sendo que para Eletrotécnica há uma ênfase em normas regulatórias e ferramentas
computacionais como AutoCAD e Revit, enquanto para Automação e Controle
destacam-se conhecimentos em programação de CLPs e protocolos industriais. | pt_BR |