Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, José Carlos do
dc.date.accessioned2025-04-04T17:36:08Z
dc.date.available2025-04-04T17:36:08Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1597
dc.description.abstractExact science disciplines are always seen as difficult for students, as these classes present quite complex calculations and theories, and students are often unable to directly see their practice in their daily lives. When we start studying Chemistry, connecting the subject with the student's daily life is very important and, above all, applying the practical content, which encourages students to increasingly participate in classes. In view of the above, this work aims to analyze how chemistry classes take place in the 9th year of the Almirante Tamandaré School, as these students need a good foundation in this subject, so that they can be successful in high school. To obtain data on chemistry classes, an online questionnaire was applied, using the Google forms platform, which also included a Free and Informed Consent Form (TCLE), with the terms of the research for the participants' consent. After applying the questionnaires, it was seen that 93 students participated, which represents a total of 76% of participating students, therefore, there was a relevant number of participants. Given the results obtained, it was clear that classes still take place in a traditional way, only on the board, however, teachers try to contextualize their classes, even though they do not have a laboratory available, they carry out experiments, probably on their own, since the school does not have materials for experiments. With this, it is possible to conclude that even given the current reality at school, students really like the Chemistry classes offered, however, these classes can still be improved, there are several teaching resources that can still be used to improve the teaching-learning process of these classes. students.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALEXANDRINO, D. M.; BRETONES, P. S.; QUEIROZ, S. L. Anais dos ENEQ: o que nos dizem sobre a área de educação em química no Brasil? Química Nova, v. 45, p. 249-261, 2022. ALMEIDA, C.A; MANNARINO, L. A. A importância da aula prática de Ciências para o Ensino Fundamental II. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 8, p. 787-799, 2021. BARBOSA, Amanda Alves. Experimentos com materiais alternativos aplicados ao ensino remoto de Química. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 6, p. 479-494, 2021. BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 4, n. 8, p. 31-38, 2016. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v.8, n.22, p.89-100, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 03/06/2023. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Censo Demográfico 2021, Barreiros - PE. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/tamandare/panorama. Acesso em: 01/11/2023. GONZAGA, G. R. et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação pública, v.17, n.7, p.1-11, 2017. KENSKI, V. M. Educação e internet no Brasil. Cadernos Adenaur XVI, n. 3, p. 133-150, 2015. Disponível em: http://www.researchgate.net/publication/281121751. Acesso em: 11/09/2023. LOPES, P. A; PIMENTA, C. C. C. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 52-66, 2017. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 37-50, 2001. LOURENÇO, A. B; QUEIROZ, S. L. Argumentação em aulas de química: estratégias de ensino em destaque. Química Nova, v. 43, p. 1333-1343, 2020. LOURENÇO, R. W; SOUZA ALVES, J. G; SILVA, A. P. R. Por uma aprendizagem significativa: metodologias ativas para experimentação nas aulas de ciências e química no Ensino Fundamental II e Médio. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 35037-35045, 2021. LUNKES, S. G. et al. Importância de aulas práticas e tecnologias para aulas de Química. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 518-535, 2021. MOTA, J. S. Utilização do google forms na pesquisa acadêmica. Revista Humanidades e Inovação. v.6, n.12, p.372-380, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1106. Acesso em 10/09/2023. NASCIMENTO, F. G. M.; ROSA, J. V. A. Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 38513-38525, 2020. OENNING, V.; OLIVEIRA, J. M. P. Dinâmicas em sala de aula: envolvendo os alunos no processo de ensino, exemplo com os mecanismos de transporte da membrana plasmática. Revista brasileira de ensino de bioquímica e biologia molecular, v.1, n.1, p.1-12, 2011. SILVA, F. N. S. et al. Educação do campo e ensino de ciências no Brasil: um estado do conhecimento dos últimos dez anos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019. SILVA, J. B. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel: uma análise das condições necessárias. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, 2020. WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleIntrodução à Química no ensino fundamental II - análise das aulas de Química nos 9º anos da Escola Almirante Tamandarépt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683572082406692pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rafael José dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0753590104351634pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAs disciplinas da área de exatas sempre são vistas como difíceis para os alunos, já que nessas aulas são apresentados bastante cálculos e teorias complexos, e que muitas vezes o aluno não consegue ver diretamente a sua prática no seu cotidiano. Quando partimos para disciplina de Química, a conexão do assunto com o cotidiano do aluno é muito importante e, principalmente, a aplicação da prática dos conteúdos, que estimulam os alunos a cada vez mais participarem das aulas. Diante do exposto, esse trabalho tem por objetivo analisar como ocorrem as aulas de química nos 9° anos da Escola Almirante Tamandaré, já que esses alunos necessitam de uma boa base nesta disciplina, para que eles tenham êxito no ensino médio. Para a obtenção dos dados sobre as aulas de química, foi aplicado um questionário on-line, por meio da plataforma Google forms, que contou também com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com os termos da pesquisa para o consentimento dos participantes. Após a aplicação dos questionários, foi visto que participaram 93 alunos, que representa um total de 76% de alunos participantes, sendo assim, houve uma quantidade relevante de participantes. Diante dos resultados obtidos, ficou nítido que as aulas ainda acontecem muito de forma tradicional, apenas no quadro, porém, os professores tentam contextualizar as suas aulas, mesmo não tendo laboratório disponível, eles realizam experimentos, provavelmente por conta própria, já que a escola não possui materiais para experimentos. Com isso, é possível concluir que mesmo diante da realidade existente na escola, os alunos gostam bastante das aulas de Química ofertadas, porém, essas aulas ainda podem ser melhoradas, há diversos recursos didáticos que ainda podem ser utilizados para melhorar o processo ensino aprendizado desses alunos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples