Mostrar registro simples

dc.creatorLima, William Souza de
dc.date.accessioned2025-03-28T12:58:45Z
dc.date.available2025-03-28T12:58:45Z
dc.date.issued2025-02-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1570
dc.description.abstractThis paper involves the development of an alternative harmonic tool with analytical and procedural purposes in the distribution of voices in arrangement or orchestration. It was applied in the analysis of a musical excerpt from the frevo "Galo de Ouro" by José Menezes (1923-2013), and in the creation of an original composition, "Desbravando o Novo Mundo” (2022). A theoretical survey was conducted in the academic, musical, and historical fields for the purpose of foundation and dialogue with other authors through parallelism. Its nature is applied research, the approach is both qualitative and quantitative, it aims to be explanatory, and the procedures used were bibliographic and action research.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMADA, Carlos. Harmonia funcional. 2. ed. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2012. ALMEIDA, F.M. A teoria schenkeriana e sua utilização no processo de improvisação e criação musicais. Disponível em: (Microsoft Word - A Teoria Schenkeriana educa\347\343o musical corre\347\343o.docx). Acesso em: 17 fev 2025. ARISTÓTELES. Política. Tradução de C. A. Amaral e C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. BOWLING, D. L; PURVES, D. A biological rationale for musical consonance. 2015. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-biological-rationale-for-musical consonance-Bowling-Purves b70dadeb746466cc84c30eb309126711e02fb87c. Acesso em: 14 maio 2022. BROMBERG, C. O Monocórdio na complexa relação entre Aritmética, Geometria e Física na Música. 2016. Disponível em:1472480954_ARQUIVO_OMonocordio.pdf (sbhc.org.br). Acesso em 17 out. 2024. CAZDEN, N. The definition of consonance and dissonance. 1980.Disponível em: https://www.jstor.org/stable/836494. Acesso em: 11 mar. 2024. COELHO, L. A. Física e Música: a desafinada história da consonância. 2017. Disponível em: v. 3 n. 2 (2017): XI SEMANA DA FÍSICA | Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB Acesso em: 02 de maio 2022. GRIFFITHS, Paul. A música moderna.1. ed.. Tradução de C. Marques. Rio de Janeiro – RJ: Jorge Zahar Editor, 1987. GROUT Donald; PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. 2. ed. Tradução de L. A. Faria. Lisboa – PT: Gradiva, 2001. LAGO, B.L. A guitarra como um instrumento para o ensino de física ondulatória. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol.37. n.1, 2015. LEANDO, M; COUTO, D.P; LANNA, M.A.L. Da realidade psíquica ao laço social: a função de mediação do conceito de fantasia. 2013. Disponível em: Da realidade psíquica ao laço social: a função de mediação do conceito de fantasia (bvsalud.org). Acesso em 18 out. 2024. MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo – SP: Editora Atlas S.A, 2003. MED, Bohumil. Teoria da Música. 4. ed. Brasília – DF: Bohumil Med, 1996. MOREIRA, Marco; MASINI, Elcie. Aprendizagem significativa : a teoria de David Ausubel. São Paulo – SP: Moraes LTDA, 1982. PERSICHETTI, Vincent. Harmonia no século XX. 1. ed. Tradução de F. A. Correa. São Paulo – SP: Via Lettera, 2012. SALDANHA, L. V. Frevendo no Recife: a música popular do Recife e sua consolidação através do Rádio. 2008. Disponível em: Frevendo no Recife – A Música Popular Urbana do Recife e sua consolidação através do Rádio by Portal Academia do Samba - Issuu. Acesso em: 15 maio 2022. VASCONCELOS, R.L. A análise Schenkeriana e a ornamentação: um estudo crítico. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/1884/28018 . Acesso em: 17 fev. 2025pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectComposição e arranjopt_BR
dc.subjectHarmoniapt_BR
dc.subjectFrevo de ruapt_BR
dc.titleProcedimentos criativos em música popular: uma alternativa analítica e sistemática das sonoridades dos intervalos e acordes aplicada ao frevo de ruapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082013554808628pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Auciran Roque da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 664239736324480 9pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Auciran Roque da
dc.contributor.referee2Ferreira, Alexandre Magno e Silva
dc.contributor.referee3Melo, Niraldo Riann de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 664239736324480 9pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 880706853110473 5pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 533614666062791 5pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da elaboração de uma ferramenta harmônica alternativa com finalidades analíticas e procedimentais na distribuição das vozes do arranjo ou orquestração. Tal ferrramenta foi aplicada na análise de um trecho musical do frevo Galo de Ouro, de José Menezes (1923-2013) e na elaboração de uma composição autoral “Desbravando o Novo Mundo” (2022). Em seguida, realizou-se um levantamento teórico no âmbito acadêmico musical e histórico com fins a dar um embasamento e promover o diálogo com outros autores por meio do paralelismo. A natureza deste estudo é a pesquisa aplicada, a abordagem é qualitativa e quantitativa, tem como objetivo ser explicativo e os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples