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dc.creatorFernandes, Lucas Henrique Torres
dc.date.accessioned2025-03-07T22:52:20Z
dc.date.available2025-03-07T22:52:20Z
dc.date.issued2020-09-09
dc.identifier.citationFERNANDES, Lucas Henrique Torres. Projeto de uma bancada de ensaio para amortecedores hidráulicos telescópicos. Orientador: Felipe Augusto Cruz. 2020. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1544
dc.description.abstractIn this paper, it was proposed the development of a test bench project for telescopic hydraulic shock absorbers, which is able to measure the damping ratio. Two mechanisms were analyzed: the slider crank and Scotch yoke, both were compared to identify the one that best fits. Thereby, there are comparative parameters: angular speed of the crank, length of the crank, coefficient of friction between the block and the guide and the damping force. Based on these requirements, the bench components was sized: a pulley and belt transmission system (using an electric motor as the driving component). Then, the bench components was designed using the Failure Theory for ductile materials. In this Project, it was also sized transmission shaft, keys, pins and other components of the mechanism, as the bearing support. When the kinematics concepts and the mechanism methods associated with a failure theory by Maximum Energy Distortion, it was observed that a Scotch yoke mechanism has better applicability. The potentiometric ruler and a load cell was used to obtain the damping constant. Ultimately, a test bench was designed in CAD (Computer Aided Design) to detail the entire structure.pt_BR
dc.format.extent95 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationADAMI, L. G. S.; Análise de amortecedores comerciais para o veículo baja. (Trabalho de conclusão de curso). 74 p. UCS. Caxias do Sul, Brasil. 2015. , ALFA INSTRUMENTOS. Produtos e serviços, Célula de carga tipo Z. Disponível em: http://www.alfainstrumentos.com.br /. Acesso em: 20 fevereiro 2018. AL-HAMOOD, A.; JAMALI, H. U.; Dynamics and lubrication analyses of scotch yoke mechanism. International Journal on Interactive Design and Manufacturing. 7 p. 2019. ASEKA, E. H., Projeto, construção e determinação de propriedades de amortecedor viscoelástico para uso em estruturas. Dissertação (Mestre em Engenharia), 2002. UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil. BOIT, F. Projeto de Mecanismo de Inversão Tipo Garfo Escocês. 26 f. Universidade Luterana do Brasil. Canoas, 2011. BRITO, S. H. R.; SOARES, R. C.; SÁ, A. S., Resposta de um sistema amortecido a movimento harmônico de base em um carro. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Fortaleza-CE, 9p, 2016. BUDYNAS, R. G. NISBETT, J. K., Elementos de Máquinas de Shigley – Projeto de Engenharia Mecânica. Mc Graw Hill. 8.ed. 2016. CEPRA. Colecção formação modular automóvel: Órgãos da suspensão e seu funcionamento. 1ed, CEPRA – Núcleo de apoio gráfico, 104p. 2000. CLARO, J.C.P.; FLORES, P. Cinemática de Mecanismo – 2. Análise Descritiva de Mecanismo. Apostila Curso Cinemática. Data completa 2007. Universidade do Minho. CRUZ, A.J.R.S. Elementos de máquina, Apostila de elementos de máquina. Data março 2008. DIXON, J. C. The Shock Absorber Handbook. Professional Engineering Publishing/John Wiley & Sons, 2.ed, 445 p. 2007. D’ OLIVEIRA, F. S., Projeto de um amortecedor para protótipo de veículo fora de estrada. 2014. (Trabalho de Graduação) -UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. FIALHO, A. B. Instrumentação Industrial: conceitos, aplicações e análises. 7.ed. São Paulo: Érica, 2012. FILHO, F. M.; Elementos de Transmissão Flexíveis. Apostila de elementos de máquina. POLI/UFRJ. 2009. FORD, E. T. L. C.; MENDES, J. U. L.; SOUZA, E. M.; RIBEIRO, F. A.; Desenvolvimento de um equipamento para medição do coeficiente de amortecimento de amortecedores de automóveis. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Campina Grande - PB, 11p, 2010. FOX, R.W.; PRITCHARD, P.J.; MCDONALD, A.T.; KOURY, R.N.N. e MACHADO, L. Introdução à mecânica dos fluidos. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. GOODYEAR. Cálculos e Recomendações para Correias de Transmissão de Potência em V. Catálogo. GRANJA, F.F; Projeto e construção do mecanismo base para uma máquina de ensaios de amortecedores. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC, Maceió – AL, 5p, 2018. HEIRICH, A. M.; SIMÃO, B. V.; Desenvolvimento e análise de uma bancada didática para ensaios de vibrações. (Trabalho de conclusão de curso), 58 p. FAHOR. 2013. HIBBELER, R. C.; Resistência dos Materiais. Pearson Prentice Hall, 7.ed, São Paulo, 2010. LIMA, A. S.; DUTRA, M. S.; PINTO, F. A. N.C.; FILHO, A. C. P.; Bancada experimental para avaliação de parâmetros de amortecedores magneto-reológicos. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Campina Grande - PB, 9p, 2010. LIMA, G. B., Caracterização experimental do comportamento dinâmico de amortecedores hidropneumáticos. 2014. Trabalho de Graduação. METALTEX, RTC.; Sensor de posição linear potenciométrico, Disponível em: http://www.metaltex.com.br/produto/rtc/rtc-sensor-de-posicao-linear-otenciometrico. Acesso em: 20 fevereiro 2018. MELCONIAN, S. Elementos de Máquinas. 9.ed. São Paulo: Erica, 2008. 376p. MILLIKEN, W. F.; MILLIKEN, D. L. Race Car Vehicle Dynamics. Warrendale: Society Automotive Engineers, Inc, 1995. 918. ISBN 1 – 56091 – 526 – 3. MONFERRARI, A. F.; SANTOS, J. H. D.; ROCHA, R. A.; GOMES, D. J. C.; VIMIEIRO, C. B. S., Bancada de testes para amortecedores hidráulicos. In: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Fortaleza-CE, 10p, 2016. MUCHERONI, M.F., 2001, Vibrações mecânicas, EESC-USP, São Carlos, BR. NETO, Á.C.; Dinâmica Veicular, 2005. Universidade de São Paulo, São Carlos, BR. NORTON, R. L.; Cinemática e Dinâmica dos Mecanismos. 1 ed, SI. ISBN 978-85-63308-19-1. Mc Graw Hill, Bookman. Porto Alegre, 812p. 2010. NORTON, R. L., Projeto de máquinas – Uma abordagem integrada, Bookman 4.ed, Porto Alegre, 2013. RAO, S; Vibrações Mecânicas. 4.ed, Pearson Education, São Paulo, 424p. 2008. SHIMOSAKA, M. Y.; Estudo dinâmico comparativo entre mecanismos biela-manivela e garfo escocês. 2016. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Mecânica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco-PR. 2016 SHIGLEY, J. E.; MISCHKE, C.R. e BUDYNAS, R.G. Projeto de Engenharia Mecânica. 7.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. THOMAZINI, D. e ALBUQUERQUE, P.U.B. Sensores industriais: fundamentos e aplicações. 8.ed. São Paulo: Érica, 2011. UMANS, S.D. Máquinas Elétricas - de Fitzgerald e Kingsley. 7.ed. McGraw-Hill, 2014.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectBancada de ensaiopt_BR
dc.subjectBiela manivelapt_BR
dc.subjectGarfo escocêspt_BR
dc.subjectAmortecedorespt_BR
dc.subjectProjeto mecânicopt_BR
dc.titleProjeto de uma bancada de ensaio para amortecedores hidráulicos telescópicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7575972021323803pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Felipe Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0988956089178453pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Felipe Augusto
dc.contributor.referee2Sousa, José Manoel de
dc.contributor.referee3Tueros, Juan Alberto Rojas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0988956089178453pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882190552153013pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7356644045489311pt_BR
dc.publisher.departmentCaruarupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é desenvolvido um projeto para uma bancada de ensaio de amortecedores hidráulicos telescópicos que possibilite a determinação da constante de amortecimento do item ensaiado. São avaliados, de maneira comparativa, o mecanismo biela manivela e o garfo escocês para identificar o que melhor se enquadra na aplicação da bancada. Para isso são avaliados parâmetros comparativos tais como velocidade angular da manivela, comprimento da manivela, coeficiente de atrito entre o bloco e o guia e a força de amortecimento. Partindo desses requisitos, foram analisados os dois mecanismos da bancada de maneira cinemática e dinâmica. Para acionamento da bancada é utilizado um motor elétrico com um sistema de transmissão por polia e correia. Em seguida, os componentes da bancada são projetados fazendo uso da teoria de falha para elementos de materiais dúcteis. São projetados o eixo de transmissão, as chavetas, pino e demais componentes do mecanismo, além de selecionados os mancais de rolamentos. Para obtenção dos futuros resultados da constante de amortecimento é indicado o uso de uma régua potenciométrica e uma célula de carga. Por fim, a bancada de ensaio é modelada em software CAD (Computer Aided Design) de maneira a expor detalhadamente toda sua estrutura.pt_BR


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