A história de vida de Tiago Xukuru e a ecologia dos saberes
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Data
2023-12-28Autor
Ramos, Shirley de Lima
http://lattes.cnpq.br/2406946888602049
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Este trabalho apresenta a história de vida de um indígena Xukuru, primeiro indígena secretário
de Educação de Pesqueira/PE, que através da Educação mudou sua realidade. Diante dos
diversos debates que autores como Ailton Krenak (2019), Boaventura de Sousa Santos (2004),
Alberto Acosta (2016) trazem, no que diz respeito a necessidade de a Academia dialogar com
os diversos saberes que ao longo dos anos foram inferiorizados por práticas coloniais, a partir
disso surge a ideia da Ecologia de Saberes, sendo um conceito de extrema importância para a
dialogicidade e valorização de culturas, povos e tradições, que devem ser trazidos à tona, pois
auxilia no avanço das lutas sociais dos subalternos por reconhecimento e valorização dos seus
saberes. Se discute também o conceito do Bem Viver, que tem como objetivo principal fazer
com que a sociedade e a natureza vivam em harmonia, como, por exemplo, o modo como os
povos tradicionais vivem, onde seus saberes estão intimamente ligados ao meio em que estão
inseridos. Diante disso, esta pesquisa tenta responder e investigar o impacto que a Educação
Superior trouxe para sua vida como estudante indígena e consequentemente para sua
comunidade, ou seja, quais avanços a sua entrada e então formação trouxe para a vida de seu
povo? E, por outro lado, que contribuições os seus saberes advindos da vida Xukuru
contribuíram e vem contribuindo para a academia? O objetivo geral visa compreender a
ecologia de saberes na história de vida de um indígena Xukuru. Metodologicamente, utiliza-se
do método indutivo, que parte de uma premissa menor para uma premissa maior, com
abordagem qualitativa, que parte dos indivíduos e a complexidade do ambiente que está inserido
e as suas vivências, que não podem ser reduzidas a números, utilizando do tipo de pesquisa
definida como descritiva e exploratória. Utilizamos como coleta de dados a história de vida,
que utiliza como fonte principal o ponto de vista do sujeito a ser pesquisado, e a pesquisa
bibliográfica. O universo a ser pesquisado é o povo Xukuru, localizados no agreste
pernambucano, na cidade de Pesqueira e o sujeito é o indígena Thiago Torres de Lima, mestre
em Educação Contemporânea pela Universidade Federal do Pernambuco - Campus do Agreste
-, como também, membro da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco e presidente
do Conselho Escolar Indígena. Onde por resultado, pode ser definido que a história de vida de
Thiago Torres de Lima contribuiu para uma possível descolonização da Academia, existindo a
interculturalização de saberes, e colocando em prática a concepção do Bem Viver e do conceito
da Ecologia de Saberes.
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