dc.creator | Nascimento, Eliene Marina do | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T02:26:18Z | |
dc.date.available | 2025-02-21T02:26:18Z | |
dc.date.issued | 2024-08-21 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Eliene Marina do. Paudalho em flor: uma proposta de turismo na escola como incentivo ao sentimento de pertencimento à cidade. 2024.86f. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1526 | |
dc.description.abstract | This final paper aims to present a proposal for activities in elementary schools
education in Paudalho, using the Tourism at School methodology. When observing its
great tourist potential, it is clear that the population of Paudalho needs to participate
and learn more about the attractiveness that the city can offer, through cultural and
leisure spaces, fostering a feeling of local belonging. With this perspective in mind, the
Paudalho em Flor project emerged: knowing, valuing, belonging; designed to be
developed together with elementary education II, in order to encourage the
appreciation of local historical, cultural and natural assets, through heritage education
and environmental education, in addition to the practice of pedagogical tourism. The
work used qualitative research as a methodology at the school chosen as a pilot –
Colegio Municipal de Guadalajara – where management and four teachers were
interviewed. In this research, barriers were found to streamline classes, and from this,
instruments were created to develop the project, assist teachers' pedagogical practices
and make tourism an ally of education. In this way, it is expected that the project will
contribute to the teaching-learning process through the tourist experience,
strengthening the bond between resident and locality, fostered by youth as they go
beyond the school walls to their families and surroundings. | pt_BR |
dc.format.extent | 86f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto
Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 14. Ed. São Paulo: Senac, 2019.
BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança
e do Adolescente e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o eca/ECA2021_Digital.pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
BRASIL. Lei Nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993. Dispõe sobre a profissão de Guia
de Turismo e dá outras providências. Brasília-DF. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8623.htm. Acesso em: 01 mai. 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional. Brasília-DF. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental
e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 22 nov. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de
Políticas e Regulação da Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais
na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. [s.l: s. n.], 2019. Disponível
em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_c
ontemporaneos.pdf. Acesso em: 9 set. 2024.
CARRÉRA, M; SURYA, L; NASCIMENTO, F. Um olhar sobre o patrimônio religioso
de Paudalho-PE. O Ideário Patrimonial, p. 135–149, 2017. Disponível em:
http://www.cta.ipt.pt/download/OIPDownload/n9_dezembro_2017/OIP_9_DEZ.pdf.
Acesso em: 24 abr. 2024.
CARVALHO, Paulo. Pau-D’alho-Gallesiaintegrifolia. In: EMBRAPA. Espécies
Arbóreas Brasileiras. [s.l: s.n.]. Disponível em:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231748/1/Especies-Arboreas Brasileiras-vol-1-Pau-Dalho.pdf. Acesso em: 07 jan. 2024.
CONSULTORIA, T. 360. Turismo na Escola: um método de integração da
atividade turística com a comunidade. 2023. Disponível em:
https://t360consultoria.com/turismo-na-escola/. Acesso em: 22 out. 2023.
DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: Recursos que acompanham o
crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
FONSECA FILHO, A. DA S. Educação e turismo: Reflexões para elaboração de uma
Educação Turística. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 1, n. 1, 2007.
Disponível em: https://rbtur.org.br/rbtur/article/view/77/76. Acesso em: 08 jan. 2024.
FRANCO, Maria Láura. Análise de conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003. 72p.
GOVERNO DE PERNAMBUCO. Empetur. Dia Mundial do Turismo é
comemorado no dia 27 de setembro. Notícias. 27 set. 2023. Disponível em:
https://www.empetur.pe.gov.br/coluna-4/blog/11-
blog#:~:text=O%20turismo%20%C3%A9%20uma%20ferramenta,e%20restaura%C3
%A7%C3%A3o%20aos%20equipamentos%20necess%C3%A1rios. Acesso em: 10
nov. 2023.
HORTA, M.L.P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A.Q. Guia Básico de Educação
Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial,1999. Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf. Acesso
em: 15 mai. 2024.
IBGE. Cidades. 27 out. 2023. Disponível em:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/paudalho/panorama. Acesso em: 1 nov. 2023.
Inventário do patrimônio cultural rd Mata Norte Paudalho. Disponível em:
https://docplayer.com.br/21715453-Inventario-do-patrimonio-cultural-rd-mata-norte paudalho.html. Acesso em: 07 nov. 2024.
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação
Patrimonial. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343.
Acesso em: 15 nov. 2023.
ONLINE, JC. Cantos e Recantos – JC Online. Disponível em:
https://especiais.jconline.ne10.uol.com.br/cantoserecantos/paudalho/. Acesso em: 04
abr. 2024.
MORAES, Camila, et al. Turismo Pedagógico. Rio de Janeiro: Cederj, 2016.
Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/15381. Acesso em: 26 out. 2023.
MORAIS, R. DE; ANDRADE, L. P. DE; GUEDES, N. M. R. Turismo Pedagógico:
ressignificando a aprendizagem. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 13, n. 1,
2020. Disponível em:
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6742/7411. Acesso
em: 22 nov. 2023.
MUSSUREPE - PE - Comunidade de SÃO GONÇALO DE AMARANTE. IAMG
Auxiliadora. 2017. Disponível em:https://iamg2009.blogspot.com/2017/02/mussurepe-pe-comunidade-de-sao goncalo.html. Acesso em: 05 abr. 2024.
NASCENTE, Fazenda Sol. A fazenda. Disponível em:
https://www.fazendasolnascente.com.br/fazenda. Acesso em: 05 abr. 2024.
PAUDALHO, Vist. (@visitpaudalho). Instagram. Disponível em:
https://www.instagram.com/visitpaudalho/. Acesso em: 17 dez. 2023.
PORTAL da Transparência. Disponível em:
https://transparencia.paudalho.pe.gov.br/app/pe/paudalho/1/planejamento orcamentario. Acesso em: 17 abr. 2024.
PREFEITURA do Paudalho. Disponível em: https://www.paudalho.pe.gov.br/portal/.
Acesso em: 04 junho. 2023.
PROJETO Turismo na Escola. Disponível em: https://2013-2016-
indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/PA/belem/boa-pratica/186/projeto-turismo na-escola. Acesso em: 24 out. 2023.
RODRIGUES, E.; ALVES, K. D. S. Turismo pedagógico: busca por novos
significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, n. 3, p. 131–151, 2014. Disponível
em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18407/17066.
Acesso em: 09 jan. 2024.
RODRIGUES, Isabela. O turismo pedagógico como tema transversal na
educação fundamental no Distrito Federal. 2023. 67 f., il. Trabalho de conclusão
de curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/34902. Acesso em: 23 dez. 2023.
SANTOS, Silvano. Educação, turismo e meio ambiente: a cidade turística como
território educativo - um olhar da ecopedagogia. Jundiaí, SP: Paco e Littera, 2019. E book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 16 mai. 2024.
SANTUÁRIOS - Diocese de Nazaré. Disponível em:
https://diocesedenazare.org.br/santuarios/. Acesso em: 19 nov. 2023.
SOUZA, I; SILVA, F. Educação para o turismo: uma análise das práticas
pedagógicas no ensino fundamental. In: VI Semintur - Seminário de Pesquisa em
Turismo do Mercosul, 2010, Caxias do Sul. Anais do VI Seminário de Pesquisa em
Turismo do Mercosul/Semintur - Saberes e Fazeres no turismo: interfaces, 2010.
TRIGUEIRO, P. Acerolândia, a Disney da acerola no coração de Paudalho.
Disponível em: https://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/acerolandia a-disney-da-acerola-no-coracao-de-paudalho-10289/. Acesso em: 04 abr. 2024.
VINHA, Maria Lúcia, et al. O Turismo Pedagógico e a Possibilidade de Ampliação de
Olhares. In: Hórus- Revista Eletrônica de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Ourinhos, SP, n. 3, 2005. Disponível em: http://www.faeso.edu.br/horus.
Acesso em: 10 jan. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Turismo - Paudalho | pt_BR |
dc.subject | Turismo na escola | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | Paudalho em flor: uma proposta de turismo na escola como incentivo ao sentimento de pertencimento à cidade. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4115128138389787 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Iraneide Pereira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2257907784859315 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Iraneide Pereira da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luciana Pereira | |
dc.contributor.referee3 | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2257907784859315 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6010670385029393 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4975489827151936 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar a proposta de atividades
em escolas da Educação Básica especificamente no ensino fundamental II em
Paudalho, por meio da metodologia de Turismo na Escola. Ao observar seu grande
potencial turístico, percebe-se que a população paudalhense necessita participar e
conhecer mais da atratividade que a cidade pode oferecer, por meio de espaços
culturais e de lazer, fomentando o sentimento de pertencimento local. Pensando
nessa perspectiva, surgiu o projeto Paudalho em Flor: conhecer, valorizar, pertencer;
pensado para ser desenvolvido junto ao ensino fundamental II, a fim de estimular a
valorização dos bens históricos, culturais e naturais locais, através da educação
patrimonial e educação ambiental, além da prática do turismo pedagógico. O trabalho
utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa junto à escola escolhida como piloto
– Colégio Municipal de Guadalajara – onde se entrevistou a gestão e quatro docentes
da mesma. Nessa pesquisa, foram encontradas barreiras para dinamizar as aulas, e
a partir disso foram elaborados instrumentos para desenvolver o projeto, auxiliar as
práticas pedagógicas dos docentes e tornar o turismo um aliado da educação. Dessa
maneira, espera-se que o projeto contribua no processo de ensino-aprendizagem por
meio da experiência turística, fortalecendo o vínculo entre morador e localidade,
fomentado pela juventude ao ultrapassar os muros da escola até sua família e entorno. | pt_BR |