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dc.creatorNascimento, Eliene Marina do
dc.date.accessioned2025-02-21T02:26:18Z
dc.date.available2025-02-21T02:26:18Z
dc.date.issued2024-08-21
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eliene Marina do. Paudalho em flor: uma proposta de turismo na escola como incentivo ao sentimento de pertencimento à cidade. 2024.86f. (Curso Superior Tecnológico em Gestão Turismo) - Departamento Acadêmico de Cursos Superiores, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1526
dc.description.abstractThis final paper aims to present a proposal for activities in elementary schools education in Paudalho, using the Tourism at School methodology. When observing its great tourist potential, it is clear that the population of Paudalho needs to participate and learn more about the attractiveness that the city can offer, through cultural and leisure spaces, fostering a feeling of local belonging. With this perspective in mind, the Paudalho em Flor project emerged: knowing, valuing, belonging; designed to be developed together with elementary education II, in order to encourage the appreciation of local historical, cultural and natural assets, through heritage education and environmental education, in addition to the practice of pedagogical tourism. The work used qualitative research as a methodology at the school chosen as a pilot – Colegio Municipal de Guadalajara – where management and four teachers were interviewed. In this research, barriers were found to streamline classes, and from this, instruments were created to develop the project, assist teachers' pedagogical practices and make tourism an ally of education. In this way, it is expected that the project will contribute to the teaching-learning process through the tourist experience, strengthening the bond between resident and locality, fostered by youth as they go beyond the school walls to their families and surroundings.pt_BR
dc.format.extent86f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo - Paudalhopt_BR
dc.subjectTurismo na escolapt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.titlePaudalho em flor: uma proposta de turismo na escola como incentivo ao sentimento de pertencimento à cidade.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115128138389787pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Iraneide Pereira da
dc.contributor.referee2Silva, Luciana Pereira
dc.contributor.referee3Cruz, Shirleide Pereira da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257907784859315pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6010670385029393pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4975489827151936pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar a proposta de atividades em escolas da Educação Básica especificamente no ensino fundamental II em Paudalho, por meio da metodologia de Turismo na Escola. Ao observar seu grande potencial turístico, percebe-se que a população paudalhense necessita participar e conhecer mais da atratividade que a cidade pode oferecer, por meio de espaços culturais e de lazer, fomentando o sentimento de pertencimento local. Pensando nessa perspectiva, surgiu o projeto Paudalho em Flor: conhecer, valorizar, pertencer; pensado para ser desenvolvido junto ao ensino fundamental II, a fim de estimular a valorização dos bens históricos, culturais e naturais locais, através da educação patrimonial e educação ambiental, além da prática do turismo pedagógico. O trabalho utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa junto à escola escolhida como piloto – Colégio Municipal de Guadalajara – onde se entrevistou a gestão e quatro docentes da mesma. Nessa pesquisa, foram encontradas barreiras para dinamizar as aulas, e a partir disso foram elaborados instrumentos para desenvolver o projeto, auxiliar as práticas pedagógicas dos docentes e tornar o turismo um aliado da educação. Dessa maneira, espera-se que o projeto contribua no processo de ensino-aprendizagem por meio da experiência turística, fortalecendo o vínculo entre morador e localidade, fomentado pela juventude ao ultrapassar os muros da escola até sua família e entorno.pt_BR


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