Paudalho em flor: uma proposta de turismo na escola como incentivo ao sentimento de pertencimento à cidade.

Visualizar/ Abrir
Data
2024-08-21Autor
Nascimento, Eliene Marina do
http://lattes.cnpq.br/4115128138389787
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho de conclusão de curso visa apresentar a proposta de atividades
em escolas da Educação Básica especificamente no ensino fundamental II em
Paudalho, por meio da metodologia de Turismo na Escola. Ao observar seu grande
potencial turístico, percebe-se que a população paudalhense necessita participar e
conhecer mais da atratividade que a cidade pode oferecer, por meio de espaços
culturais e de lazer, fomentando o sentimento de pertencimento local. Pensando
nessa perspectiva, surgiu o projeto Paudalho em Flor: conhecer, valorizar, pertencer;
pensado para ser desenvolvido junto ao ensino fundamental II, a fim de estimular a
valorização dos bens históricos, culturais e naturais locais, através da educação
patrimonial e educação ambiental, além da prática do turismo pedagógico. O trabalho
utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa junto à escola escolhida como piloto
– Colégio Municipal de Guadalajara – onde se entrevistou a gestão e quatro docentes
da mesma. Nessa pesquisa, foram encontradas barreiras para dinamizar as aulas, e
a partir disso foram elaborados instrumentos para desenvolver o projeto, auxiliar as
práticas pedagógicas dos docentes e tornar o turismo um aliado da educação. Dessa
maneira, espera-se que o projeto contribua no processo de ensino-aprendizagem por
meio da experiência turística, fortalecendo o vínculo entre morador e localidade,
fomentado pela juventude ao ultrapassar os muros da escola até sua família e entorno.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: