Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Romenique Carneiro de
dc.date.accessioned2025-02-18T20:42:50Z
dc.date.available2025-02-18T20:42:50Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1517
dc.description.abstractThe present work aims to present how the tuba is inserted in Brazilian music as a solo instrument, we seek to respond to specific objectives: Describe the historical aspects of the tuba, its transformations and adaptations over time and, select and interpret music repertoire Brazilian for tuba. Its historicity, commented on in this research, attests as a consequence of its progress to meeting the needs of musicians regarding the technical viability of the instrument in the repertoire of tuba scores from all eras. In the study, selected scores were presented to be played in the recital, with the aim of guiding tuba players regarding the performance and role of soloist in these creations. To this end, interviews were carried out with the respective composers who, based on testimonials, presented important information about the compositions for the tuba, as well as the relationship between the scores and the honorees. The results indicate that the interviews carried out revealed in-depth knowledge and proximity to the tuba as a solo instrument, contributing to the appreciation of Brazilian music in this context. The analyzed compositions demonstrated different stylistic, technical and historical approaches, enriching the tuba repertoire and highlighting its importance in the musical scene. It is concluded that the work of cataloging and disseminating these pieces promotes the recognition of the tuba as a solo instrument, encouraging the creation of new works and stimulating the technical and artistic development of musicians.pt_BR
dc.format.extent37f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationFLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. KHATTAR, A. S. TUBA: sua história, o panorama histórico no Brasil, o repertório solo brasileiro, incluindo catálogo e sugestões interpretativas de três obras selecionadas. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP, 2014. LAKATOS, E. M; MARCONE, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. LIMA, D. V. S. F. Vinte e Cinco Peças de José Ursicino da Silva (Maestro Duda) -Transcritas e Adaptadas para Trombone Solo e Piano. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, Salvador, 2017. MIRANDA, L.; MORAES, E.; MORAES, A. Irineu de Alemida e o Oficleide 100 anos depois. Rio de janeiro: Editora Copyright, 2016. MUSEU DA MÚSICA DE MARIANA. Publicação no Facebook. 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/MuseuDaMusicaDeMariana/posts/1096352057089816/. Acesso em: 06 set. 2024. _______________. Publicação no Facebook. [internet]. 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/MuseuDaMusicaDeMariana/photos/pb.100063494502757.-2207520000./880712615320429/?type=3. Acesso em: 06 set. 2024. PINTEREST. Viola Dana (Virginia Flugrath) Tuba & Singing Boston Terrier. 2024. Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/bf/68/2d/bf682d79cae316746a8deae8896eef7a.jpg. Acesso em: 06 set. 2024. PINTO, R. C. A Tuba na Música Brasileira: catalogação de obras, análise e sugestões interpretativas da Fantasia Sul América para Tuba e Orquestra de Cláudio Santoro. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música da UFBA, Salvador, 2013. SADIE, S.; LATHAM, A. Dicionário Grove de música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. SILVA, Valmir Vieira da. A escala nossa de todo dia. Revista Weril, São Paulo, Ano 24, n. 143. p. 11, 12, out./nov., 2002. TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. VIEIRA FILHO, J. Manual de reparo e manutenção de instrumentos musicais de sopro. Revisão Técnica: Marcelo Jardim. 3. ed. ampliada. Rio de Janeiro: Fundação Nacional das Artes - Funarte, 2015. WIKIMEDIA COMMONS. French Republican Guard cavalry fanfare DSC03125. 2022. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:French_Republican_Guard_cavalry_fanfare_DSC03125.JPG. Acesso em: 06 set. 2024. GROSSI, Cristina S. Teoria musical sem complicação. Revista Weril, São Paulo, ano 26, n. 167, p. 10, 08 dez. 2006pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMúsica Popular Brasileirapt_BR
dc.subjectTubapt_BR
dc.subjectAerofonespt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.titleA Tuba como instrumento solista na música brasileira: repertório, aspectos estéticos e históricospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744724374162626pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Flávio Fernandes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008263831812592pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Flávio Fernandes de
dc.contributor.referee2Cezar Neto, Maurício Correia
dc.contributor.referee3Santos, Gueber Pessoa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6008263831812592pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613109623037194pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635470912665528pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de apresentar como a tuba está inserida na música brasileira como instrumento solista, buscamos responder aos objetivos específicos: Descrever os aspetos históricos sobre a tuba, suas transformações e adaptações ao longo do tempo e, selecionar e interpretar repertório de música brasileira para tuba. Sua historicidade, comentada nesta pesquisa, atesta como consequência de seu progresso, o atendimento às necessidades dos músicos quanto à viabilidade técnica do instrumento ao repertório de partituras de tuba de todas as épocas. No estudo, foram apresentadas partituras selecionadas para serem tocadas no recital, com intuito de nortear tubistas quanto ao desempenho e papel de solista destas criações. Para isso, foram realizadas entrevistas com os respectivos compositores que, a partir de depoimentos, apresentaram informações importantes sobre as composições para a tuba, bem como a relação entre as partituras e homenageados. Os resultados apontam que as entrevistas realizadas revelaram um conhecimento profundo e uma proximidade com a tuba como instrumento solista, contribuindo para a valorização da música brasileira nesse contexto. As composições analisadas demonstraram diferentes abordagens estilísticas, técnicas e históricas, enriquecendo o repertório da tuba e destacando sua importância no cenário musical. Conclui-se que o trabalho de catalogação e divulgação dessas peças promove o reconhecimento da tuba como instrumento solista, incentivando a criação de novas obras e estimulando o desenvolvimento técnico e artístico dos músicos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples