Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKarla Almeida de Figueiredopt_BR
dc.contributor.authorRosangela Maria de Melopt_BR
dc.contributor.otherJonas Mateus Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-07T17:11:30Z
dc.date.available2025-02-07T17:11:30Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Karla Almeida de; MELO, Rosangela Maria de. Alfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologia. 2022. 60 f. Produto Educacional: Guia de orientação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2022.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-55130-3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1505
dc.description.abstractCom o propósito de contribuir para a formação do estudante pesquisador por meio da iniciação da pesquisa científica durante o ensino médio integrado na Educação Profissional e Tecnológica - EPT, surge este Produto Educacional, em formato digital e em forma de um Guia de Orientação para os professores, com o objetivo de direcionar a aplicação do método científico em temas diversos da Biologia, minimizando os efeitos negativos do ensino tradicional e estritamente conceitual e oferecendo ao estudante a possibilidade de realizar pesquisa e construir seu próprio conhecimento. O Guia foi pensado como forma de minimizar as dificuldades de desenvolvimento de trabalhos científicos no ensino médio, tendo em vista que a maioria dos professores não vivenciaram a metodologia científica em sua formação inicial e /ou continuada e os estudantes nunca tiveram contato com este tipo de pesquisa. Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no ensino médio integrado”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. De acordo com o Grupo de Trabalho de Produção Técnica da CAPES (BRASIL, 2019), o produto é: o resultado palpável de uma atividade docente ou discente, podendo ser realizado de forma individual ou em grupo. O produto é algo tangível, que se pode tocar, ver, ler, etc. Pode ser um cultivar ou um conjunto de instruções de um método de trabalho. (BRASIL, 2019, p.16). Desse modo, o produto resultante desta pesquisa, o Guia de Orientação, foi proveniente de todo o processo de desenvolvimento que ocorreuao longo da dissertação, sendo resultado de uma pesquisa bibliográfica em conjunto com uma análise documental e um estudo exploratório de campo com o coordenador, professores e educador de apoio do curso técnico integrado em Logística da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães – ETEPAM. Este guia, consolidado como produto educacional, trata-se de uma orientação com etapas e estratégias de metodologia científica para professores e estudantes, elencando e descrevendo todas as etapas de um projeto de pesquisa. Durante a realização da pesquisa, percebeuse que a formação do estudante pesquisador pode ocorrer por meio de um conjunto de estratégias aplicadas em sala de aula durante o desenvolvimento das suas atividades cotidianas, e também por meio de um conjunto de etapas, com o propósito de alfabetizar o estudante para desenvolver pesquisa científica. No entanto, percebe-se que essas duas alternativas podem ser usadas e aplicadas de acordo com o tempo que o professor possui para fazê-las, bem como com o contexto em que ele está inserido. Este Guia, apesar de ser voltado para o campo da Biologia, pode ser utilizado em qualquer área do conhecimento, podendo desenvolver todas as etapas e estratégias da Alfabetização Científica com estudantes do ensino médio. Dessa forma, com o intuito de ajudar professores e estudantes a inserirem a Alfabetização Científica em suas atividades, o material encontrase organizado da seguinte forma: a primeira seção apresenta a Introdução; a segunda, traz o conceito de Ciência; a terceira seção compreende a Pesquisa Científica; a quarta seção anuncia a Alfabetização Científica; a quinta seção aponta a Importância da Alfabetização Científica no ensino médio; a sexta seção traz todas as etapas de uma Pesquisa Científica, com exemplos de aplicação de cada etapa a partir dos autores estudados e da pesquisa exploratória realizada; a sétima seção aborda as Estratégias Metodológicas que podem ser utilizadas no processo de Alfabetização Científica; a oitava seção mostra uma Proposição Temática acerca de uma sugestão de escrita de um trabalho científico; e, por fim, a nona seção apresenta as Considerações Finais acerca do guia de orientação.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Prática de Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEducação - Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino Investigativopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleAlfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologiapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subjectxProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectxEducation – Teaching Practicept_BR
dc.subjectxTeachers - Training Scientific Literacypt_BR
dc.subjectxEducation - Research Investigative Teachingpt_BR
dc.subjectxTeaching Integrated High Schoolpt_BR
dc.description.edition1pt_BR
dc.creator.affilliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.creator.affilliationInitialsIFPEpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples