dc.contributor.author | Karla Almeida de Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosangela Maria de Melo | pt_BR |
dc.contributor.other | Jonas Mateus Pereira da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T17:11:30Z | |
dc.date.available | 2025-02-07T17:11:30Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Karla Almeida de; MELO, Rosangela Maria de. Alfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologia. 2022. 60 f. Produto Educacional: Guia de orientação. (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-55130-3 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1505 | |
dc.description.abstract | Com o propósito de contribuir para a formação
do estudante pesquisador por meio da iniciação
da pesquisa científica durante o ensino médio
integrado na Educação Profissional e Tecnológica
- EPT, surge este Produto Educacional, em formato
digital e em forma de um Guia de Orientação
para os professores, com o objetivo de direcionar a
aplicação do método científico em temas diversos
da Biologia, minimizando os efeitos negativos do
ensino tradicional e estritamente conceitual e
oferecendo ao estudante a possibilidade de realizar
pesquisa e construir seu próprio conhecimento.
O Guia foi pensado como forma de minimizar
as dificuldades de desenvolvimento de trabalhos
científicos no ensino médio, tendo em vista
que a maioria dos professores não vivenciaram
a metodologia científica em sua formação
inicial e /ou continuada e os estudantes nunca
tiveram contato com este tipo de pesquisa.
Este Produto Educacional é resultado
da pesquisa de mestrado intitulada “Prática
docente na formação do estudante pesquisador:
a alfabetização científica no ensino médio
integrado”, desenvolvida no programa de Mestrado
Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela
instituição associada representada pelo Instituto
Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda.
De acordo com o Grupo de Trabalho de Produção
Técnica da CAPES (BRASIL, 2019), o produto é:
o resultado palpável de uma atividade docente ou
discente, podendo ser realizado de forma individual ou
em grupo. O produto é algo tangível, que se pode tocar,
ver, ler, etc. Pode ser um cultivar ou um conjunto de
instruções de um método de trabalho. (BRASIL, 2019,
p.16).
Desse modo, o produto resultante desta
pesquisa, o Guia de Orientação, foi proveniente de
todo o processo de desenvolvimento que ocorreuao longo da dissertação, sendo resultado de uma
pesquisa bibliográfica em conjunto com uma análise
documental e um estudo exploratório de campo com
o coordenador, professores e educador de apoio
do curso técnico integrado em Logística da Escola
Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães
– ETEPAM. Este guia, consolidado como produto
educacional, trata-se de uma orientação com
etapas e estratégias de metodologia científica para
professores e estudantes, elencando e descrevendo
todas as etapas de um projeto de pesquisa.
Durante a realização da pesquisa, percebeuse que a formação do estudante pesquisador pode
ocorrer por meio de um conjunto de estratégias
aplicadas em sala de aula durante o desenvolvimento
das suas atividades cotidianas, e também por meio
de um conjunto de etapas, com o propósito de
alfabetizar o estudante para desenvolver pesquisa
científica. No entanto, percebe-se que essas duas
alternativas podem ser usadas e aplicadas de acordo
com o tempo que o professor possui para fazê-las,
bem como com o contexto em que ele está inserido.
Este Guia, apesar de ser voltado para o campo
da Biologia, pode ser utilizado em qualquer
área do conhecimento, podendo desenvolver
todas as etapas e estratégias da Alfabetização
Científica com estudantes do ensino médio.
Dessa forma, com o intuito de ajudar
professores e estudantes a inserirem a Alfabetização
Científica em suas atividades, o material encontrase organizado da seguinte forma: a primeira
seção apresenta a Introdução; a segunda, traz o
conceito de Ciência; a terceira seção compreende
a Pesquisa Científica; a quarta seção anuncia a
Alfabetização Científica; a quinta seção aponta a
Importância da Alfabetização Científica no ensino
médio; a sexta seção traz todas as etapas de uma Pesquisa Científica, com exemplos de aplicação
de cada etapa a partir dos autores estudados e da
pesquisa exploratória realizada; a sétima seção
aborda as Estratégias Metodológicas que podem ser
utilizadas no processo de Alfabetização Científica;
a oitava seção mostra uma Proposição Temática
acerca de uma sugestão de escrita de um trabalho
científico; e, por fim, a nona seção apresenta as
Considerações Finais acerca do guia de orientação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Alfabetização científica: guia de orientação para o desenvolvimento da formação do estudante pesquisador no ensino da biologia | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Teaching Practice | pt_BR |
dc.subjectx | Teachers - Training Scientific Literacy | pt_BR |
dc.subjectx | Education - Research Investigative Teaching | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching Integrated High School | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |