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dc.contributor.authorLuiz Henrique Monteiro Barreto da Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-03T21:18:40Z
dc.date.available2025-02-03T21:18:40Z
dc.date.issued2024-10-30
dc.identifier.citationCOSTA, Luiz Henrique Monteiro Barreto. Ferramenta de Avaliação de Curso: como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino. 23 f. 2024. Produto Educacional: Instrumento de avaliação. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, Campus Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1497
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherO autorpt_BR
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dc.subjectEducação – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de cursospt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEfetividade acadêmica e socialpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleFerramenta de Avaliação de Curso: como instrumento de gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensinopt_BR
dc.title.alternativeCourse evaluation tool: as an instrument of curriculum management in the context of the verticalization process of educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoDe acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional (PE), na área de Ensino, é o resultado de um processo criativo originado por meio da atividade pesquisa, tencionando “responder a uma pergunta ou a um problema ou, ainda, a uma necessidade concreta associados ao campo de prática profissional, podendo ser um artefato real ou virtual, ou ainda, um processo” (BRASIL, 2019, p16). Quais os diferenciais de um PE do ProfEpt? Para a CAPES, os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional têm como requisito a produção técnica/tecnológica na área de ensino. Neste contexto, o mestrado profissional deve produzir uma dissertação que permita uma “reflexão sobre a elaboração e aplicação do produto educacional respaldado no referencial teórico metodológico escolhido” (BRASIL, 2019, p. 15). O Produto Educacional (PE) ou Produção Técnica-Tecnológica (PTT) pode ser utilizados por docentes e outros profissionais de ensino em espaços formais e não formais (BRASIL, 2018). Neste sentido, a “apresentação de descrição e de especificações técnicas contribui para que o produto ou processo possa ser compartilhável ou registrado” (BRASIL, 2019). Para tanto, os produtos educacionais são categorizados em 21 tipos, relacionados a um ou mais subtipos, conectando- se às 49 áreas de Conhecimento. Para área do ensino, foram selecionados 10 produtos educacionais: (i) Material didático/instrucional; (ii) Curso de Formação Profissional; (iii) Tecnologia social; (iv) Software/Aplicativo; (v) Evento Organizados; (vi) Relatório Técnico; (vii) Acervo; (viii) Produto de comunicação; (ix) Manual/Protocolo e (x) Carta, mapa ou similar (BRASIL, 2016). De acordo com Colombo e Dourado (2023) o produto educacional produzido no ProfEPT diferencia-se de outros produtos por O produto educacional (PE) desenvolvido no ProfEPT é resultado de pesquisa acadêmica que busca contribuir para o conhecimento na área de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse PE não é apenas um recurso didático ou uma ferramenta pedagógica, mas uma proposta de intervenção que busca solucionar um problema ou atender a uma demanda do público- -alvo (COLOMBO e DOURADO, 2023, p.19). Para as autoras, a elaboração adequada de um produto educacional depende da observação de critérios objetivos, apresentados no quadro ao lado. Tais indicadores são sugeridos para composição de critérios de uma ficha avaliativa que visa atende aos requisitos exigidos à aprovação, desenvolvendo uma avaliação formativa do PE. Ribeiro (2005) observa que um produto educacional é um recurso pedagógico que visa aperfeiçoar o processo acadêmico. Neste contexto, os produtos podem se apresentar em diversos formatos, como materiais impressos, audiovisuais, softwares educacionais, jogos educativos e outros. Deste modo, o produto educacional apresentado é uma proposta de instrumento de avaliação de curso a modalidade de Manual/Guia/Texto de apoio, conforme indexação do Observatório ProfEPT, utilizado para avaliar cursos, desempenhando o papel de instrumento para gestão curricular no contexto do processo de verticalização do ensino. É importante destacar que o PE, enquanto ferramenta de avaliação, foca-se em um caminho avaliativo participativo com exemplos de atuação e questionário que podem ser aplicados em diferentes contextos e cursos. Para elaborar este produto educacional, foi necessário seguir orientações que envolveram a identificação e necessidades dos usuários, as demandas do contexto educacional, bases teóricas e tendências pedagógicas (Gatti, 2000). Sendo assim, foram definidos os objetivos e os conteúdos a serem trabalhados, além da seleção e organização dos recursos pedagógicos e ferramentas que permitissem a avaliação contínua do produto (Minayo, 1994). Deste modo, o primeiro passo foi a definição do conceito de avaliação tratado no estudo. Para Saul (2006), a avaliação, em seu sentido mais amplo, remete a atividades associadas à experiência humana. Esta avaliação não sistemática inclui um reconhecimento da adequação, eficiência e eficácia de ações e experiências, considerando aspectos afetivos e podendo ou não ser expressa verbalmente. Com esta compreensão, ao formalizar um conceito, este diverge na percepção do participe em diversas maneiras.pt_BR


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