dc.creator | Macêdo, Gustavo Henrique Alves | |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T20:38:41Z | |
dc.date.available | 2024-11-26T20:38:41Z | |
dc.date.issued | 2024-11-18 | |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Gustavo Henrique Alves; GALINDO NETO, Nelson Miguel. Simulador didático toracoabdominal gravídico para ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: validação com estudantes de enfermagem. 2024. 8 f. TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1438 | |
dc.description.abstract | Objective: To validate a didactic thoracoabdominal pregnancy simulator attachable to
CPR mannequins with nursing students. Method: This was a methodological study,
developed from April to August 2024, referring to the validation with students of a
thoracoabdominal pregnancy didactic simulator for teaching cardiopulmonary
resuscitation in pregnant women. Results: There was 100% agreement regarding the
objectives of the material and its presentation. The structure, application, feasibility and relevance achieved agreement equal to or greater than 88%. Thus, the overall content
validity index was greater than 0.80, which confirms content validation among
students. Final Considerations: The educational simulator achieved a high validation
rate, with an overall CVI of 0.99 and agreement equal to or greater than 0.85 in all
categories analyzed. | pt_BR |
dc.format.extent | 8 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BERNOCHE, C. et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e
cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia-
2019. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 113, n. 3, p. 449-663, 2019.
Disponível em: https://jbmede.com.br/index.php/jbme/article/view/116. Acesso em:
24 de nov. 2024.
BRETANHA, A. S. F. et al. Importância da capacitação da equipe multidisciplinar
frente à parada cardiorrespiratória: Revisão integrativa da literatura. Research,
Society and Development, v. 13, n. 10, p. e14131047032-e14131047032, 2024.
Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/47032. Acesso em: 22
nov. 2024.
COSTA, M. L. F.; BASSO, S. E. de O.; DE OLIVEIRA, D. H. I. Tecnologias
Educacionais e a Interação no processo ensino-aprendizagem. TICs & EaD em
Foco, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.nead.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/424. Acesso em: 22
nov. 2024.
GUEDES, A. R. et al. A importância da capacitação dos profissionais de
enfermagem frente a uma parada cardiorrespiratória em adultos. Facit Business
and Technology Journal, v. 1, n. 26, 2021. Disponível em:
https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/976. Acesso em: 22
nov. 2024.
LIMA, E. J. A. et al. A importância do treinamento prático na formação do profissional
de enfermagem. REVISTA FOCO, v. 16, n. 11, p. e3238-e3238, 2023. Disponível
em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3238. Acesso em: 21 nov.
2024.
LIMA, M. C. da C. et al. A importância do manejo da parada cardiorrespiratória em
meio a sociedade para leigos. Seven Editora, p. 1106-1115, 2023. Disponível em:
https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/1472. Acesso em: 21
nov. 2024.
MARTINS, L. F. de O. et al. Evaluation of the efficiency of the different methods of
teaching cardiopulmonary resuscitation to children and adolescents: integrative
review. HSJ, v. 13, n. 1, p. 14-21, 2023. Disponível em:
https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1355. Acesso
em: 22 nov. 2024.
NEGRI, E. C. et al. Construção e validação de cenário simulado para assistência de
enfermagem a pacientes com colostomia. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, p.
e20180199, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tce/a/n6sLRQdSHz76v6QYxjBzvXy/?lang=pt. Acesso em: 24
nov. 2024.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what ́s
39;s being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health,
v. 29, n. 5, p. 489-497, 2006. Disponível em:
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/nur.20147. Acesso em: 23 nov. 2024.
SANTOS, R. S. de S. et al. Construção e validação de um jogo didático como
proposta metodológica de ensino-aprendizagem na disciplina de farmacognosia.
Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 102269-102289, 2021. Disponível
em: https://www.researchgate.net/profile/Liene-De-
Lima/publication/356397678_Brazilian_Journal_of_Development_Construcao_e_vali
dacao_de_um_jogo_didatico_como_proposta_metodologica_de_ensino-
aprendizagem_na_disciplina_de_farmacognosia_Construction_and_validation_of_a_
didactic_g/links/6198477107be5f31b79e5169/Brazilian-Journal-of-Development-Construcao-e-validacao-de-um-jogo-didatico-como-proposta-metodologica-de-
ensino-aprendizagem-na-disciplina-de-farmacognosia-Construction-and-validation-
of-a-didactic-g.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024.
SILVA, A. K. B. et al. Prevalência e fatores associados ao desenvolvimento de
parada cardiorrespiratória em gestantes. Research, Society and Development, v.
10, n. 9, p. e9110914913-e9110914913, 2021. Disponível em:
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14913. Acesso em: 21 nov. 2024.
SILVA, F. L. da et al. Ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: construção e
validação de checklist para avaliar prática da enfermagem. Texto & Contexto-
Enfermagem, v. 31, 2023. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tce/a/pJqysPjnNfts753c5jk9ZcR/?lang=pt. Acesso em: 21 nov.
2024.
SILVA, S. M. de A. et al. Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e
validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem. Revista
Gaúcha de Enfermagem, v. 43, 2022. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ygdGLs5WyJTrpzbk7rpdVBQ/?lang=pt. Acesso em: 22
nov. 2024.
SILVA, W. A. Trabalho educativo, tecnologias educacionais e formação humana.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. 1, p. 781-794, 2022.
Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8438341. Acesso
em: 21 nov. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Complicações na Gravidez | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Parada Cardiorrespiratória | pt_BR |
dc.subject | Reanimação Cardiopulmonar | pt_BR |
dc.title | Simulador toracoabdominal gravídico para ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: Validação com estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0029616202053512 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galindo Neto, Nelson Miguel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402628D4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Luanna dos Santos | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rute Xavier | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4704596859197024 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5142019421320307 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: Validar simulador didático toracoabdominal gravídico acoplável aos
manequins de RCP com estudantes de enfermagem. Método: Tratou-se de estudo
metodológico, desenvolvido no período de abril a agosto de 2024, referente à
validação com estudantes de simulador didático toracoabdominal gravídico para
ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes. Resultados: Houve
concordância de 100% quanto aos objetivos do material e sua apresentação. A
estrutura, aplicação, viabilidade e relevância obtiveram concordância igual ou superior
a 88%. Assim, o índice de validade de conteúdo global foi superior a 0,80, o que
confirma a validação de conteúdo junto aos alunos. Considerações Finais: O
simulador educativo alcançou alto índice de validação, com IVC geral de 0,99 e
concordância igual ou superior a 0,85 em todas as categorias analisadas. | pt_BR |