Mostrar registro simples

dc.creatorMacêdo, Gustavo Henrique Alves
dc.date.accessioned2024-11-26T20:38:41Z
dc.date.available2024-11-26T20:38:41Z
dc.date.issued2024-11-18
dc.identifier.citationMACÊDO, Gustavo Henrique Alves; GALINDO NETO, Nelson Miguel. Simulador didático toracoabdominal gravídico para ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: validação com estudantes de enfermagem. 2024. 8 f. TCC (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1438
dc.description.abstractObjective: To validate a didactic thoracoabdominal pregnancy simulator attachable to CPR mannequins with nursing students. Method: This was a methodological study, developed from April to August 2024, referring to the validation with students of a thoracoabdominal pregnancy didactic simulator for teaching cardiopulmonary resuscitation in pregnant women. Results: There was 100% agreement regarding the objectives of the material and its presentation. The structure, application, feasibility and relevance achieved agreement equal to or greater than 88%. Thus, the overall content validity index was greater than 0.80, which confirms content validation among students. Final Considerations: The educational simulator achieved a high validation rate, with an overall CVI of 0.99 and agreement equal to or greater than 0.85 in all categories analyzed.pt_BR
dc.format.extent8 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBERNOCHE, C. et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia- 2019. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 113, n. 3, p. 449-663, 2019. Disponível em: https://jbmede.com.br/index.php/jbme/article/view/116. Acesso em: 24 de nov. 2024. BRETANHA, A. S. F. et al. Importância da capacitação da equipe multidisciplinar frente à parada cardiorrespiratória: Revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 13, n. 10, p. e14131047032-e14131047032, 2024. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/47032. Acesso em: 22 nov. 2024. COSTA, M. L. F.; BASSO, S. E. de O.; DE OLIVEIRA, D. H. I. Tecnologias Educacionais e a Interação no processo ensino-aprendizagem. TICs & EaD em Foco, v. 5, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.nead.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/424. Acesso em: 22 nov. 2024. GUEDES, A. R. et al. A importância da capacitação dos profissionais de enfermagem frente a uma parada cardiorrespiratória em adultos. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 26, 2021. Disponível em: https://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/976. Acesso em: 22 nov. 2024. LIMA, E. J. A. et al. A importância do treinamento prático na formação do profissional de enfermagem. REVISTA FOCO, v. 16, n. 11, p. e3238-e3238, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/3238. Acesso em: 21 nov. 2024. LIMA, M. C. da C. et al. A importância do manejo da parada cardiorrespiratória em meio a sociedade para leigos. Seven Editora, p. 1106-1115, 2023. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/1472. Acesso em: 21 nov. 2024. MARTINS, L. F. de O. et al. Evaluation of the efficiency of the different methods of teaching cardiopulmonary resuscitation to children and adolescents: integrative review. HSJ, v. 13, n. 1, p. 14-21, 2023. Disponível em: https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/1355. Acesso em: 22 nov. 2024. NEGRI, E. C. et al. Construção e validação de cenário simulado para assistência de enfermagem a pacientes com colostomia. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, p. e20180199, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/n6sLRQdSHz76v6QYxjBzvXy/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2024. POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what ́s 39;s being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health, v. 29, n. 5, p. 489-497, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/nur.20147. Acesso em: 23 nov. 2024. SANTOS, R. S. de S. et al. Construção e validação de um jogo didático como proposta metodológica de ensino-aprendizagem na disciplina de farmacognosia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 102269-102289, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Liene-De- Lima/publication/356397678_Brazilian_Journal_of_Development_Construcao_e_vali dacao_de_um_jogo_didatico_como_proposta_metodologica_de_ensino- aprendizagem_na_disciplina_de_farmacognosia_Construction_and_validation_of_a_ didactic_g/links/6198477107be5f31b79e5169/Brazilian-Journal-of-Development-Construcao-e-validacao-de-um-jogo-didatico-como-proposta-metodologica-de- ensino-aprendizagem-na-disciplina-de-farmacognosia-Construction-and-validation- of-a-didactic-g.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024. SILVA, A. K. B. et al. Prevalência e fatores associados ao desenvolvimento de parada cardiorrespiratória em gestantes. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e9110914913-e9110914913, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14913. Acesso em: 21 nov. 2024. SILVA, F. L. da et al. Ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: construção e validação de checklist para avaliar prática da enfermagem. Texto & Contexto- Enfermagem, v. 31, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/pJqysPjnNfts753c5jk9ZcR/?lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2024. SILVA, S. M. de A. et al. Parada cardiorrespiratória obstétrica: construção e validação de instrumento para avaliar o conhecimento da enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 43, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ygdGLs5WyJTrpzbk7rpdVBQ/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2024. SILVA, W. A. Trabalho educativo, tecnologias educacionais e formação humana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. 1, p. 781-794, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8438341. Acesso em: 21 nov. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComplicações na Gravidezpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectParada Cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectReanimação Cardiopulmonarpt_BR
dc.titleSimulador toracoabdominal gravídico para ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes: Validação com estudantes de enfermagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029616202053512pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo Neto, Nelson Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402628D4pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Luanna dos Santos
dc.contributor.referee2Silva, Rute Xavier
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4704596859197024pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5142019421320307pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICApt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Validar simulador didático toracoabdominal gravídico acoplável aos manequins de RCP com estudantes de enfermagem. Método: Tratou-se de estudo metodológico, desenvolvido no período de abril a agosto de 2024, referente à validação com estudantes de simulador didático toracoabdominal gravídico para ensino da ressuscitação cardiopulmonar em gestantes. Resultados: Houve concordância de 100% quanto aos objetivos do material e sua apresentação. A estrutura, aplicação, viabilidade e relevância obtiveram concordância igual ou superior a 88%. Assim, o índice de validade de conteúdo global foi superior a 0,80, o que confirma a validação de conteúdo junto aos alunos. Considerações Finais: O simulador educativo alcançou alto índice de validação, com IVC geral de 0,99 e concordância igual ou superior a 0,85 em todas as categorias analisadas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples