Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Cleiton Ferreira da
dc.date.accessioned2024-11-21T20:09:57Z
dc.date.available2024-11-21T20:09:57Z
dc.date.issued2024-11-14
dc.identifier.citationSILVA, Cleiton Ferreira da ; SILVA, Leonildo Souza da ; ROCHA, Luanna dos Santos. Saúde do homem: abordagem da disciplina nos cursos de graduação em enfermagem. 31 f. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1431
dc.description.abstractObjective: To describe teaching about men's health care in public higher education institutions offering undergraduate nursing courses in the Northeast region. Method: This is a quantitative research with a descriptive, design of the bibliographical study type, carried out through the analysis of pedagogical projects and curricular matrices of nursing courses at public higher education institutions in the Northeast, on teaching of attention to men's health. Results: The final sample of the study was made up of 54 courses, of which only 44.5% have subjects related to men's health, 83.33% of which are mandatory and the other 16.6% are elective/optional. Among the subjects related to men's health, only 9 are specific, that is, they had the descriptors “men's health” in the title, of which 04 are optional and 05 are mandatory. In general, most subjects are offered in the 6th period, with a workload with a greater theoretical predominance and the methodology of the classes using both active and passive learning methods. Conclusion: The study shows that there are few nursing courses that have subjects related to men's health and that this subject is often covered in a generalized way, which perpetuates the invisibility of being a man. Furthermore, the need and importance of a discipline aimed at this audience is evident, training future nurses in comprehensive care for men's health.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, J. S; COSTA, J.F. Saúde do homem: desafios para assistência de enfermagem. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde. v. 5, n. 9,, 2020. Acesso em: 5 abr. 2024. Disponível em: 10.24281/rremecs2020.5.9.42-51 ALVIM, A, T, B; et al. Projeto pedagógico de curso: uma experiência em construção. Rev Gestão & tecnologia de projetos. São Carlos. v. 17, n.2, 2022. Acesso em: 09/10/2024. Disponivel em: https://doi.org/10.11606/gtp.v17i2.190462 BARBOSA, A, P, S, S; et al. Avanços e desafios na saúde do homem: uma revisão de literatura. Research, Society and Development. v. 12, n. 2, 2023. Acesso em: 12/08/2024. Disponivel em: DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40006 BITTENCOURT, C, B; et al. Saúde do homem: desafios na busca por serviços de saúde. Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares, n. 1, 2022. Acesso em: 10/10/24. Disponível em:https://conferenciasunifoa.emnuvens.com.br/tc/article/view/156. BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes. Departamento de ações programáticas e estratégicas. Brasília, 2009. Acesso em: 21/05/24. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_home m.pdf BRASIL. Ministério da saúde. DATASUS. (Departamento de informática do SUS). Dados de morbimortalidade masculina. Acesso em: 09/04/24. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/mortalidade-desde-1996-pela-cid-10 COSTA, M. R. S. Contextualizando expansão e interiorização no campo da educação brasileira. Rev Exitus, Santarém, v. 7, n. 3. 2017. Acesso em: 09/10/2024. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n3id356 DEUS, V. A. H. de; et al. Preceptoria no ensino sobre a saúde do homem na perspectiva do corpo à luz de Merleau-Ponty: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 3, 2020. Acesso em: 10/10/24. Disponível em: DOI: 10.33448/rsd-v9i3.2500 DOSEA, G. S.; et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de covid-19. Rev Interfaces científicaseducação. v. 10, n.1. 2020. Acesso em: 12/10/2024. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148 FERNANDES, J, D; REBOUÇAS, L, C. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 66, 2013. Acesso em: 10/08/24. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000700013. GONÇALVES, E, T; SILVA, J, J, T, da. Morbimortalidade masculina por causas externas no Brasil: 2009-2018. Revista de Enfermagem UFPE, v. 15, n. 2. 2021. Acesso em:16/04/24. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245680. HEMMI, A, P, A; BAPTISTA, T, W, F; REZENDE, M. O processo de construção da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Physis, revista de saúde coletiva. v. 30, n. 03, 2020. Acesso em: 12/08/2024. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300321 LIMA, F, A, C, de; et al. Gênero e sexualidade em saúde coletiva: elementos para discussão acerca da produção do cuidado integral ao usuário masculino. Revista Interface. Botucatu. 2018. Acesso em: 24/05/2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0725 ROCHA, E, M et al. Ressignificando a saúde do homem com a extensão universitária. Revista Panorâmica. 2019. Acesso em: 11/08/2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/a rticle/view/1038/19192244#:~:text=O%20projeto%20desenvolve%20a%C3%A7%C3 %B5es%20em,fim%20de%20reintegr%C3%A1%2Dlos%20na RODRIGUES, C, F, S; LIMA, F, J, C e BARBOSA, F, T. Importância do uso adequado da estatística básica nas pesquisas clínicas. Revista brasileira de anestesiologia. v.67, 2017. Acesso em: 10/08/2024. Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.bjane.2017.01.011 RODRIGUES, K. R. O. Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde. Monografia, Paraíba, Brasil, 2018. Acesso em: 10/10/2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8402 SILVA, A. S; et al. Saúde do homem: dificuldades encontradas pela população masculina para ter acesso aos serviços da unidade de saúde da família (USF). Revista Brasilian Journal of Health Review. v. 3, n. 2, 2020. Acesso em: 19/04/24. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n2-055 SOUSA, A, R, de; et al. Gênero, masculinidades e saúde de homens: desenvolvimento de uma disciplina curricular no curso de graduação em enfermagem. Revista revisa (online), 2021. Acesso em: 09/10/24. Disponível em: 10.36239/revisa.v10.n1.p94a108 SOUSA, A. R. de; et al. Gênero, masculinidades e saúde de homens: desenvolvimento de uma disciplina curricular no curso de graduação em enfermagem. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 10, n. 1, 2021. Acesso em: 13/10/2024. Disponível em: 10.36239/revisa.v10.n1.p94a108pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSaúde do homempt_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.titleSaúde do homem: abordagem da disciplina nos cursos de graduação em enfermagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1900100073172227pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luanna dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4704596859197024pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Layane Gabriely Alves da
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Melo de Andrade
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755535539951437pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4690279873044786pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoObjetivo: descrever a abordagem sobre a atenção à saúde do homem nos cursos de graduação em enfermagem de instituições de ensino públicas da região Nordeste. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa com delineamento descritivo do tipo estudo bibliográfico, realizado por meio da análise dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de enfermagem de instituições de ensino superior públicas do Nordeste, sobre o ensino da atenção à saúde do homem. Resultados: A amostra final do estudo foi composta por 54 cursos, dos quais 24 possuem disciplinas relacionadas à saúde do homem, sendo 20 de caráter obrigatório e 4 eletivas/optativas. Dentre as disciplinas relacionadas à saúde do homem, apenas 9 são específicas, ou seja, levavam os descritores “saúde do homem” no próprio título, sendo que destas, 04 são optativas e 05 obrigatórias. Em geral, a maioria das disciplinas são ofertadas no 6º período, com carga horária com maior predominância teórica e a metodologia das aulas tanto métodos ativos quanto passivos de aprendizagem. Conclusão: O estudo evidencia que são poucos os cursos de enfermagem que possuem disciplinas relacionadas à saúde do homem e que muitas vezes esse assunto é abordado de forma generalizada, o que perpetua a negligência do ser homem. Além disso, se constata a necessidade e importância de uma disciplina voltada para esse público, capacitando os futuros enfermeiros na assistência integral à saúde masculina.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Leonildo Souza da
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/9694687701367135pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples