Aplicação da Engenharia Virtual como Alternativa para análise Estrutural no Setor automobilístico: um estudo de caso
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Data
2023-01-10Autor
Silva, Camilla Francielle Fernandes da Silva
http://lattes.cnpq.br/0976113188620251
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A economia de tempo, recursos financeiros e a sustentabilidade, estão entre os
principais desafios encontrados no desenvolvimento de um produto. Indústrias
automotivas, por exemplo, necessitam constantemente aprimorar os projetos de
motores, diante da demanda pela redução dos níveis de consumo sem perder o
rendimento. Nesse contexto, simulações numéricas têm exercido papel fundamental,
pois ao utilizar modelos computacionais, é possível realizar simulações em um
ambiente controlado, sem a necessidade de construir protótipos físicos, os quais,
posteriormente, seriam descartados. Isso agiliza o processo de desenvolvimento de
novos produtos e permite a identificação de possíveis problemas estruturais de forma
mais rápida e eficiente. O presente trabalho analisou a durabilidade de um suporte do
alternador & compressor sujeito a fadiga. Por meio da aplicação do Método de
Elementos Finitos (MEF), foram realizadas simulações para avaliar como a estrutura
do suporte se comporta sob diferentes condições de carga. Para tanto, utilizou-se os
softwares HyperMesh® e HyperView® da empresa Altair para o pré-processamento e
pós-processamento, respectivamente e o software FEMFAT® da empresa Magna
para o processamento. Dentre as condições de hubload e aceleração investigadas
para o suporte, todas apresentaram resultados dentro do target estabelecido. No ciclo
de fadiga Hubload, o resultado do coeficiente de segurança foi de 2,33, enquanto nos
casos de aceleração, foram registrados valores de 1,44, 1,67 e 1,45, para os eixos x,
y e z, respectivamente. Diante da capacidade de simular a durabilidade do suporte
quantas vezes forem necessárias, permitindo a realização de projetos mais confiáveis
e de maior flexibilidade para adaptar-se às mudanças, o potencial do método de
elementos finitos como ferramenta aplicada para cálculo de fadiga demostra ser uma
alternativa propícia.
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