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dc.creatorAguiar, Yasmim Amália de Oliveira
dc.date.accessioned2024-10-23T19:53:19Z
dc.date.available2024-10-23T19:53:19Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.identifier.citationAGUIAR, Yasmin Amália de Oliveira ; SOUZA, Cícero Jailton e Moraes. A Importância do telescópio e da astronomia no ensino de física. 20 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1403
dc.description.abstractThe integration of the telescope and Astronomy in Physics Teaching offers an enriching and dynamic approach to learning scientific concepts. These elements play fundamental roles in transforming the study of Physics into a more visual, practical and inspiring experience. While Physics, by its nature, deals with concepts that are often abstract and difficult to visualize, such as the orbits of planets and celestial bodies, Astronomy offers a rich opportunity to apply the scientific method. Using telescopes allows students to perform real experiments, collect observational data, and test hypotheses about astronomical features. In the present work, we seek to theoretically delve deeper into this issue, considering the telescope as a central tool for use in discoveries and crucial data that fosters our understanding of the Universe. Since the pioneering work of Galileo Galilei at the beginning of the 17th century, the History of Astronomy has been marked by fundamental advances, many of which were made possible thanks to the use of the telescope. Direct observation of celestial bodies, including the Moon, planets, stars and galaxies, has revealed secrets of the Cosmos that were previously inaccessible. The evolution of telescopic technology is one of the pillars of this scientific revolution. However, the last few decades have witnessed an extraordinary increase in knowledge and exploration of the Cosmos, driven mainly by the fundamental role of telescopic observations and their evolution throughout times.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBENEVIDES, Marijeso et al. Temas astronômicos. 3. ed. Fortaleza: [s.n.], 1983. 457 p. BERNARDES, T. de O.; IACHEL, G.; SCALVI, R. M. F. Metodologias para o ensino de astronomia e física através da construção de telescópios. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 103-117, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p103>. Acesso em: 11 de setembro de 2024. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais 3º e 4º ciclos /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. BRITO, P. M.; LEONÊS, A. S.; GUIMARÃES, E. M. Reflexões do Ensino de Astronomia seguindo os PCN e as Diretrizes Curriculares da Secretaria de Educação do Distrito Federal em Planaltina, 2013. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1999. DINIZ, Leonardo Gabriel. Galileu Galilei - O mensageiro das estrelas. In: Ligados na Física. Blog. CEFET - MG - Campus de Timóteo, 2024. Disponível em: <https://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/artigos/26-galileu-galilei-o-mensageiro-das-estrelas>. Acesso em: 28 maio 2024. FREIRE, Afonso Holanda de Freitas. As observações astronômicas de Galileu Galilei e sua inserção no ensino de física. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2021. Galilei, G. Estudo introdutório. O mensageiro das estrelas. Tradução: Henrique Leitão]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª Ed., 2010. LANGHI, R., NARDI, R. Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402. 2009. LÍVIO, Mário. GALILEU e os negadores da ciência. Tradução: Marina Vargas. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2021. 308 p. ISBN 978-65-5587-283-5. MOREIRA, M. A. aprendizagem significativa, campos conceituais e pedagogia da autonomia: implicações para o ensino. Aprendizagem Significativa em Revista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 2, p. 44-65, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/ixcoloquio/Artigo_Aprendizagem.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2023. NASA, Telescópio Espacial James Webb, 2023. Disponível em: <https://www.nasa.gov/?search=telesc%C3%B3pios>. Acesso em: 11 de setembro de 2024. NASA. Telescópio espacial Hubble, 2023. Disponível em: <https://www.nasa.gov/?search=hubble>. Acesso em: 11 de setembro de 2024. RIBEIRO, A.M. et al. O ensino de astronomia no ensino fundamental: considerações dos alunos do primeiro ano do ensino médio. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Águas de Lindóia – 2010 SAMPAIO, Thiago Alves de Sá Muniz; SOUZA, Cícero Jailton de Morais; RODRIGUES, Eriverton da Silva. Ensino de Física: experimentação com analogia entre a eletrização do canudo e o circuito RC. Semiárido De Visu, [s. l.], 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectTelescópiopt_BR
dc.subjectRevolução Científicapt_BR
dc.titleA Importância do Telescópio e da Astronomia no ensino de Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331782109268342pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Leite, Ibson José Maciel
dc.contributor.referee3Freire, Afonso Holanda de Freitas
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277995174950539pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA integração do telescópio e da Astronomia no Ensino de Física oferece uma abordagem enriquecedora e dinâmica para a aprendizagem de conceitos científicos. Esses elementos desempenham papéis fundamentais em transformar o estudo da Física em uma experiência mais visual, prática e inspiradora. Enquanto a Física, por sua natureza, lida com conceitos muitas vezes abstratos e difíceis de visualizar, como a orbita de planetas e corpos celestes, a Astronomia oferece uma rica oportunidade para aplicar o método científico. A utilização de telescópios permite que os alunos realizem experimentos reais, coletem dados observacionais e testem hipóteses sobre características astronômicas. No presente trabalho, procuramos aprofundar teoricamente essa questão, tendo em vista o telescópio como ferramenta central para a utilização em descobertas e dados cruciais que fomenta nossa compreensão do Universo. Desde o trabalho pioneiro de Galileu Galilei no início do século XVII, a História da Astronomia tem sido marcada por avanços fundamentais, muito dos quais foram possíveis graças ao uso do telescópio. Uma observação direta de corpos celestes, incluindo a Lua, planetas, estrelas e galáxias, revelou segredos do Cosmos que antes eram inacessíveis. A evolução da tecnologia telescópica é um dos pilares dessa revolução científica. No entanto, as últimas décadas testemunharam um aumento extraordinário no conhecimento e na exploração do Cosmos, impulsionado principalmente pelo papel fundamental das observações telescópicas e sua evolução ao longo do tempo.pt_BR


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