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dc.creatorVasconcelos, Anna Karollina Rosa de
dc.date.accessioned2024-10-21T12:15:57Z
dc.date.available2024-10-21T12:15:57Z
dc.date.issued2024-09-26
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Anna Karolina Rosa de ; GALINDO, Joaci. Física e sustentabilidade: contribuições desta ciência na preservação ambiental. 27 f. (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1400
dc.description.abstractThe study examines the contributions of physics in the face of major contemporary environmental challenges, considering various interdisciplinary variables such as chemistry, biology and mathematics. Using a recent and historical bibliography, the work focuses on sustainability, integrating specific methodological principles. The theoretical foundation strengthens the dialog between physics and the environment, exploring various applications of physical concepts in environmental preservation. Physics, in particular, has an interest in climate change, involving general or even global research, such as that which awarded the Nobel Prize for Physics in 2021. In addition, the study also addressed the negative impacts of the uncontrolled use of energy, especially fossil fuels, and explored, above all, the transfer of advanced concepts from nuclear fusion to technological solutions, with a view to meeting global energy and environmental demands. The methodology adopted was a qualitative literature review. The results clearly showed how physics contributes to environmental preservation, boosting the creation of more sustainable societies. It was therefore possible to address the issue in question in such a way as to make significant contributions to this study.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, Danielle Oliveira; TORQUATO, Carla Cristina Alves. Energia Elétrica: irregularidades no consumo e seus impactos na sociedade. Publica Direito, [São Paulo], v. 5, n. 2, p. 123-145, maio de 2012. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos, 2012. Acesso em: 10 de março de 2024. ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L. V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira; FORMENTON, Ricardo. Fontes alternativas de energia automotiva no ensino médio profissionalizante: análise de uma proposta contextualizada de ensino de física em um curso técnico. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 33-61, 2012. BARANDAS, Ágata da Silveira Gouveia. Sustentabilidade e Atividade Física No Contexto da Cidade Saudável. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa (Portugal). 2016. BARBOSA, L. C. A.; MARQUES, C. A. Sustentabilidade ambiental e postulados termodinâmicos à luz da obra de Nicholas Georgescu-Roegen. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 11, n. 2, p. 1124-1132, 2015. EPE. Balanço Energético Nacional 2023: ano base 2022. Rio de Janeiro: EPE, 2023. 274 p. (Coleção Energia, 12). BRAMBILLA, P. H. M.; MUELLER, B. M. P. Impacto da energia elétrica no crescimento econômico. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 5, n. 1, p. 25-42, 2004. CONCEIÇÃO, Reinaldo et al. Ensino-aprendizagem de Física no ensino médio em duas escolas da região norte do Piauí. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, v. 2, n. 2, p. 111-122, 2016. CROSSETTI, M. G. O. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem: o rigor científico que lhe é exigido. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 8-9, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/. Acesso em: 12 jun.2024. GOLDEMBERG, J. Energia e sustentabilidade. Revista de Cultura e Extensão USP, São Paulo, v. 14, p. 33-43, nov. 2015. Disponível em: https://revistas.usp.br/rce/article/view/108256. Acesso em: 27 jun. 2024. GOMES, Clara dos Santos Soares et al . Energia: diferentes olhares sobre o conceito. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, XVII, XII, 2012. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2012. [ISBN – 978- 85- 87691-22-4]. MORISHITA, Claudia et al. Impacto do regulamento para eficiência energética em edificações no consumo de energia elétrica do setor residencial brasileiro. Revista Brasileira de Eficiência Energética, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 5-14, 2011. NOAA. Trends in Atmospheric Sulfur Hexafluoride (SF₆). Disponível em: https://gml.noaa.gov/ccgg/trends_sf6/. Acesso em: 25 jan. 2024. ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (WMO). Greenhouse gases: impactos e tendências globais: relatório anual. Disponível em: https://wmo.int/topics/greenhouse-gases. Acesso em: 12 fev. 2024. PAVIANI, J. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola, o pedagógico, o epistemológico no ensino. 7. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. SAES, Beatriz Macchione; MIYAMOTO, Bruno César Brito. Limites físicos do crescimento econômico e progresso tecnológico: o debate The Limits to Growth versus Sussex. Desenvolvimento e Meio Ambiente, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 345- 362, jul./dez. 2012. SILVA, L. F.; DE CARVALHO, L. M. O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Interações, v. 2, n. 4, p. [página inicial] - [página final], 2006. SILVA, Silas Rafael Cardoso et al. TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA. In: V CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2018, p. 123-135. VEIGA, J. E. da. Indicadores de sustentabilidade. Estudos avançados, v. 24, n. 70, p. 39-52, 2010. doi: 10.1590/S0103-40142010000100004.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMudanças Climáticaspt_BR
dc.subjectPreservação Ambientalpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.titleFísica e sustentabilidade: contribuições desta ciência na preservação ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5607450870098010pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo, Joaci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Pereira
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478243226361276pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoO estudo examina as contribuições da Física diante dos grandes desafios ambientais contemporâneos, considerando diversas variáveis interdisciplinares, como Química, Biologia e Matemática. Utilizando uma bibliografia recente e histórica, o trabalho enfoca a sustentabilidade, integrando princípios metodológicos específicos. A fundamentação teórica fortalece o diálogo entre Física e meio ambiente, explorando diversas aplicações dos conceitos físicos na preservação ambiental. A Física, em particular, tem interesse nas mudanças climáticas, envolvendo pesquisas gerais ou até global, como a que concedeu a premiação do Nobel de Física em 2021. Além disso, o estudo também abordou os impactos negativos do uso descontrolado da energia, especialmente dos combustíveis fósseis, e explorou, sobretudo, a transferência de conceitos avançados da fusão nuclear para soluções tecnológicas, visando atender às demandas energéticas e ambientais globais. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura qualitativa. Os resultados demonstraram, claramente, como a Física contribui para a preservação ambiental, potencializando a criação de sociedades mais sustentáveis. Portanto, foi possível abordar a temática em questão de modo a apresentar contribuições significativas ao presente estudo.pt_BR


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