dc.contributor.author | José Lenilson Ferreira de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosangela Maria de Melo | pt_BR |
dc.contributor.other | Jonas Mateus Pereira da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T16:27:46Z | |
dc.date.available | 2024-10-17T16:27:46Z | |
dc.date.issued | 2024-06-18 | |
dc.identifier.citation | MELO, José Lenilson Ferreira de; MELO, Rosangela Maria. Contabilidade de custos: uma sequência didática apoiada na aprendizagem baseada em problemas. 2024. 47 f. Produto Educacional: Livro Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-98612-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1395 | |
dc.description.abstract | Diante do contexto da predominância de aulas expositivas no campo da contabilidade, justificadas pela própria natureza da disciplina, com utilização de cálculos e aplicação de fórmulas, que segundo Buss e Mackedanz (2017),
não apontam para ineficiência no processo de ensino e aprendizagem da contabilidade, mas se mostram insuficientes para o desenvolvimento omnilateral do discente, faz-se necessário combiná-las com outras estratégias de ensino ativo dialogando com o contexto social. Visando contribuir com a prática docente no planejamento de atividades que combinem diferentes estratégias metodológicas que explorem a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico para a tomada de decisões: e partindo da importância do ensino crítico profissional que prepara indivíduos aptos para resolver problemas reais e tomar decisões utilizando sua capacidade de pensamento crítico; da necessidade de colocar o discente no centro do processo de aprendizagem em diálogo com o contexto social, surge este Produto Educacional com uma proposta de Sequência Didática.
Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA APOIADA PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA NO ENSINO DA CONTABILIDADE”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. O presente Produto Educacional em formato de livro digital explora uma Sequência
Didática (SD) com a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino da Contabilidade de Custos. A SD é definida como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que tem um princípio e um fim conhecidos, tanto pelos docentes como pelos discentes” (Zabala, 1998, p. 18). Carvalho (2018) afirma que a Sequência Didática (SD) está fundamentada nos pressupostos do ensino por investigação cuja finalidade é desenvolver conteúdo ou temas científicos com a utilização de diferentes atividades investigativas, podendo recorrer ao uso de laboratórios, demonstrações investigativas, textos históricos, problemas e questões abertas e recursos tecnológicos.
Dessa forma, o livro digital encontra-se organizado da seguinte forma: a primeira seção apresenta a Introdução; a segunda seção compreende a configuração da formação crítica no ensino contábil; a terceira seção aborda
as estratégias metodológicas aplicadas ao ensino crítico da contabilidade no ensino técnico; a quarta seção apresenta a Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABP) como estratégia para promover a formação crítica; a quinta seção traz uma proposta de Sequência Didática apoiada na Aprendizagem Baseada em
Problema, estruturada em seis etapas, para o ensino da contabilidade de custos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); e, por fim, a sexta seção apresenta as Considerações Finais. É importante destacar que esse Produto Educacional foi desenvolvido no sentido de minimizar os efeitos negativos do ensino estritamente expositivo e conceitual da contabilidade para o ensino médio. A Sequência Didática apresenta um roteiro sugestivo na intenção de promover uma aprendizagem significativa, desenvolver autonomia do discente, pensamento crítico, criatividade e poder de decisão. Entende-se, portanto, que as etapas propostas podem ser adaptadas de acordo com o contexto dos participantes, tornando-se instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem para docentes e discentes de Contabilidade, Administração e demais áreas do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios que estudam as tecnologias associadas às técnicas, estratégicas e mecanismos de gestão em organizações e instituições por meio da disciplina de Contabilidade de Custos na Educação Profissional e
Tecnológica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | PDF | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade – Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Contabilidade de custos: uma sequência didática apoiada na aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subjectx | Education – Accounting | pt_BR |
dc.subjectx | Accounting – Study and Teaching | pt_BR |
dc.subjectx | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subjectx | Teaching - Criticism | pt_BR |
dc.subjectx | Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.description.edition | 1 | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE | pt_BR |
dc.creator.affilliationInitials | IFPE | pt_BR |