Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJosé Lenilson Ferreira de Melopt_BR
dc.contributor.authorRosangela Maria de Melopt_BR
dc.contributor.otherJonas Mateus Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T16:27:46Z
dc.date.available2024-10-17T16:27:46Z
dc.date.issued2024-06-18
dc.identifier.citationMELO, José Lenilson Ferreira de; MELO, Rosangela Maria. Contabilidade de custos: uma sequência didática apoiada na aprendizagem baseada em problemas. 2024. 47 f. Produto Educacional: Livro Digital (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-98612-9pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1395
dc.description.abstractDiante do contexto da predominância de aulas expositivas no campo da contabilidade, justificadas pela própria natureza da disciplina, com utilização de cálculos e aplicação de fórmulas, que segundo Buss e Mackedanz (2017), não apontam para ineficiência no processo de ensino e aprendizagem da contabilidade, mas se mostram insuficientes para o desenvolvimento omnilateral do discente, faz-se necessário combiná-las com outras estratégias de ensino ativo dialogando com o contexto social. Visando contribuir com a prática docente no planejamento de atividades que combinem diferentes estratégias metodológicas que explorem a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico para a tomada de decisões: e partindo da importância do ensino crítico profissional que prepara indivíduos aptos para resolver problemas reais e tomar decisões utilizando sua capacidade de pensamento crítico; da necessidade de colocar o discente no centro do processo de aprendizagem em diálogo com o contexto social, surge este Produto Educacional com uma proposta de Sequência Didática. Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “A FORMAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA APOIADA PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA NO ENSINO DA CONTABILIDADE”, desenvolvida no programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), ofertado pela instituição associada representada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Olinda. O presente Produto Educacional em formato de livro digital explora uma Sequência Didática (SD) com a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para o ensino da Contabilidade de Custos. A SD é definida como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que tem um princípio e um fim conhecidos, tanto pelos docentes como pelos discentes” (Zabala, 1998, p. 18). Carvalho (2018) afirma que a Sequência Didática (SD) está fundamentada nos pressupostos do ensino por investigação cuja finalidade é desenvolver conteúdo ou temas científicos com a utilização de diferentes atividades investigativas, podendo recorrer ao uso de laboratórios, demonstrações investigativas, textos históricos, problemas e questões abertas e recursos tecnológicos. Dessa forma, o livro digital encontra-se organizado da seguinte forma: a primeira seção apresenta a Introdução; a segunda seção compreende a configuração da formação crítica no ensino contábil; a terceira seção aborda as estratégias metodológicas aplicadas ao ensino crítico da contabilidade no ensino técnico; a quarta seção apresenta a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia para promover a formação crítica; a quinta seção traz uma proposta de Sequência Didática apoiada na Aprendizagem Baseada em Problema, estruturada em seis etapas, para o ensino da contabilidade de custos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); e, por fim, a sexta seção apresenta as Considerações Finais. É importante destacar que esse Produto Educacional foi desenvolvido no sentido de minimizar os efeitos negativos do ensino estritamente expositivo e conceitual da contabilidade para o ensino médio. A Sequência Didática apresenta um roteiro sugestivo na intenção de promover uma aprendizagem significativa, desenvolver autonomia do discente, pensamento crítico, criatividade e poder de decisão. Entende-se, portanto, que as etapas propostas podem ser adaptadas de acordo com o contexto dos participantes, tornando-se instrumento de apoio no processo de ensino e aprendizagem para docentes e discentes de Contabilidade, Administração e demais áreas do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios que estudam as tecnologias associadas às técnicas, estratégicas e mecanismos de gestão em organizações e instituições por meio da disciplina de Contabilidade de Custos na Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.format.mimetypePDFpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Contabilidadept_BR
dc.subjectContabilidade – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino - Críticapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleContabilidade de custos: uma sequência didática apoiada na aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subjectxEducation – Accountingpt_BR
dc.subjectxAccounting – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectxPedagogical practicespt_BR
dc.subjectxTeaching - Criticismpt_BR
dc.subjectxProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.description.edition1pt_BR
dc.creator.affilliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPEpt_BR
dc.creator.affilliationInitialsIFPEpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples