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dc.creatorLira, Fabiana Alves
dc.date.accessioned2020-05-25T21:44:12Z
dc.date.available2020-05-25T21:44:12Z
dc.date.issued2019-03-25
dc.identifier.citationLIRA, Fabiana Alves. Levantamento de riscos ambientais através da análise de modo de falhas e efeitos nos laboratórios do Campus Recife / IFPE. 2019. 67 f. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) -Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/137
dc.description.abstractThe Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco (IFPE) has instituted an Environmental Policy to comply with what the legislation establishes, such as: rational use of water, sustainable purchases, reduction of waste generation, reduction of electric energy consumption and public expenses. The present work aims to carry out a survey of environmental risks in the C-block laboratories of Recife Campus using the Failure Modo and Effect Analysis (FMEA) tool for data collection, with the support of a Geographic Information System (GIS) for the presentation of results, as well as proposing improvements based on the guidelines of the Environmental Risk Prevention Program (PPRA), contributing to the implementation of the Environmental Policy on this Campus. It was observed that some activities carried out in the C-block laboratories are inadequately performed in relation to the guidelines of PPRA, since it poses risks to the environment, to the health and safety of teachers, students and laboratory technicians.pt_BR
dc.format.extent67 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABNT. NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, RJ, 2004. ASSAD.E.D.; SANO, E. E. Sistemas de informações geográficas: aplicação na agricultura. 2. ed. Brasília: Ed. da Embrapa, 1998. BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007. BRASIL. Ministério do Trabalho. Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, NR 09. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, em 06/07/1978. CEREZINI, M. T.; AMARAL, K. M.; POLLI, H. Q. Avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma instituição de ensino com o uso da ferramenta FMEA. InterfacEHS – Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Vol. 11 no 1. São Paulo, 2016. FERREIRA, Hugo. Campus Recife — IFPE Instituto Federal de Pernambuco. O Campus. Disponível em: https://portal.ifpe.edu.br/campus/recife/o-campus. Acesso em 08 de set. de 2018. FREITAS, F.Q.B.; SANTOS, E.E. A saúde do trabalho e trabalhador em tempos de precarização do trabalho, Revista Intersaberes, Curitiba, vol. 4, n. 8, p. 150-169, 2009. MELO, R.S. Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador. 4. ed. São Paulo: LTr, 2010. MIRANDA, J. I. Fundamentos de sistemas de informações geográficas. 2. ed. rev. e atual. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. OLIVEIRA. S.G. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 5. ed. São Paulo: LTr, 2010. PEREIRA, N. F. F. B. Gestão e Metodologia da Construção de Um Edifício: Sistema Integrado de Controle de Prazos e Qualidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Instituto Superior técnico de Lisboa. Universidade Técnica de Lisboa, 2008. SALVUCCI, M.; PERES, M.R. Laboratório de ensino da faculdade de educação: iniciando o processo de implantação. Revista Teoria e Prática da Educação, Vol.9, n.1, p.127-135, 2006. SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. Manuais de Legislação. 73.ed. São Paulo: Atlas, 2014. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZGEM INDUSTRIAL. Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão SENAI. “Plinio Gilberto Kroeff” – Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial – FMEA. São Leopoldo, 2010. SILVA, A. de B. Sistema de informações georreferenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1999. TAUCHEN, J.; BRANDLI, L.L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v.13, n.3, 2006. VANDENBRANDE, W. W. How to use FMEA to reduce the size of your quality toolbox. Quality Progress. v.31, n.11, p.97-100, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Ambientalpt_BR
dc.subjectPrevenção de Riscopt_BR
dc.subjectRiscos Ambientaispt_BR
dc.subjectSistema Informação - Geográficapt_BR
dc.subjectMapa Temáticopt_BR
dc.titleLevantamento de riscos ambientais através da análise de modo de falhas e efeitos nos laboratórios do Campus Recife / IFPEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999219519072768pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ioná Maria Beltrão Rameh
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171196198128324pt_BR
dc.contributor.referee1Paz, Diogo Henrique Fernandes da
dc.contributor.referee2Silva, José Severino Bento da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9711778448759836pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236509793544051pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) instituiu sua Política Ambiental para cumprir o que a legislação estabelece, como: uso racional da água, compras sustentáveis, redução da geração de resíduos, redução do consumo de energia elétrica e gastos públicos. O presente trabalho objetiva realizar um levantamento de riscos ambientais nos laboratórios do Bloco C no Campus Recife utilizando a ferramenta de Análise de Modo de Falhas e Efeitos (FMEA) para coleta de dados, com o apoio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para demonstração de resultados, assim como propor melhorias com base nas diretrizes do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), contribuindo para a implementação da Política Ambiental neste Campus. Constatouse com este trabalho que algumas atividades realizadas nos laboratórios do Bloco C estão acontecendo de forma inadequada em relação às diretrizes do PPRA, pois apresenta riscos ao meio ambiente, à saúde e à segurança dos professores, alunos e técnicos responsáveis pelo laboratório.pt_BR


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