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dc.creatorMagalhães, Luís Carlos Cordeiro
dc.date.accessioned2024-09-13T13:15:21Z
dc.date.available2024-09-13T13:15:21Z
dc.date.issued2024-08-29
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Luís Carlos Cordeiro ; GONÇALVES, Marconni Freitas Barroso Ribeiro. Simulador do laboratório de controle e acionamento de máquinas elétricas utilizando os conceitos de realidade virtual. 24 f. Artigo (Bacharelado em Engenharia Elétrica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1347
dc.description.abstractThis work aimed primarily at the development of a three-dimensional replica of the con- trol and activation laboratory for electrical machines at IFPE - Campus Pesqueira, ba- sed on the concept of a digital twin and virtual reality. To achieve this goal, meticulous modeling of the components was carried out using Blender software, followed by detai- led programming of each component in Unity. As a result, it was possible to conduct electrical command practices in the virtual laboratory environment, ensuring fidelity in the simulation. This immersion allows users to experience and familiarize themselves with the laboratory without the need for physical presence, enabling simulation and re- mote teaching. Furthermore, the simulator significantly contributes to the reduction of damaged components and minimizes accident risks. It is concluded, therefore, that the implementation of a virtual laboratory constitutes an effective and safe pedagogical tool for teaching electrical command, providing an accessible, engaging, and practical learning experience.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationGONÇALVES, Marconni Freitas Barroso Ribeiro; MAGALHÃES, Luís Carlos Cordeiro et al. Análise e aplicação da digitalização de um motor de indução trifásico utilizando ambiente computacional. [S.l.: s.n.], 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99588>. REIS, Renan Oliveira. Laboratório virtual de Eletrônica. [S.l.: s.n.], ago. 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31297>. ROCHA, Daniel et al. Desenvolvimento de uma plataforma auxiliar para ensino de máquinas elétricas empregando realidade virtual. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, v. 24, n. 1, p. 925, 2013. ISSN 2316-6533. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2013.925. Disponível em: <http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/2574>. RODRIGUES, Jhonson de Souza. Simulador das Práticas realizadas na disciplina de Máquinas Elétricas Utilizando o motor de Jogo UNITY3D. [S.l.: s.n.], mar. 2017. Disponível em: <http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/405>. TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Introdução a realidade virtual e aumentada 3a Edição. [S.l.]: Porto Alegre: Editora SBC, nov. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/sbc.6654.2>. TORI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson Augusto. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. [S.l.]: Editora SBC, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.subjectSimulação Computacionalpt_BR
dc.subjectModelagem 3Dpt_BR
dc.subjectComputação Gráficapt_BR
dc.titleSimulador do Laboratório de controle e acionamento de máquinas elétricas utilizando os conceitos de realidade virtualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544531687155366pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Marconni Freitas Barroso Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635381387080045pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Bruno Albuquerque
dc.contributor.referee2Novo, Lauro Rodrigo Gomes da Silva Lourenço
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4431221150278796pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2058156319884822pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo primordial o desenvolvimento de uma réplica tridi- mensional do laboratório de controle e acionamento de máquinas elétricas do IFPE - campus Pesqueira, fundamentada no conceito de gêmeo digital e realidade virtual. Para a materialização deste propósito, procedeu-se à modelagem meticulosa dos com- ponentes no software Blender 3D, seguida pela programação detalhada de cada um deles na plataforma da Unity. Como resultado, foi viabilizada a realização de práticas de comandos elétricos no ambiente virtual do laboratório, assegurando uma fidelidade na simulação. Esta imersão permite que os usuários experimentem e conheçam o laboratório sem a necessidade de presença física, possibilitando a simulação e a con- dução de aulas a distância. Ademais, o simulador contribui significativamente para a redução de componentes danificados e minimizando os riscos de acidentes. Conclui- se, portanto, que a implementação de um laboratório virtual configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz e segura para o ensino de comandos elétricos, propor- cionando uma experiência de aprendizado acessível, envolvente e prático.pt_BR


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