Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Jakline Maria Alves Soares da
dc.date.accessioned2024-08-23T14:37:14Z
dc.date.available2024-08-23T14:37:14Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.identifier.citationSILVA, Jakline Maria Alves Soares da. Um estudo de questões da OPEMAT sobre análise combinatória. 2023. 31 f. Monografia (Especialização em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1328
dc.description.abstractWe can find applications of mathematics in many everyday situations, however, when we enter the classroom environment, we see students who are still uninterested in this subject, which is so important for solving different everyday situations. Thinking about making mathematics more attractive to students and motivating them with regard to applicable knowledge in this area, there is OPEMAT (Olimpíada Pernambucana de Matemática) in the state of Pernambuco, which promotes training for teachers, thus encouraging the stimulation of teachers and students to constantly apply mathematical concepts. Therefore, this work aims to analyze combinatorial analysis issues of the OPEMAT tests, comparing the test answer sheet with the resolution using an alternative method, which may be easier for the student. In this work we address different ways of solving 4 questions that correspond to the second level of the OPEMAT test. After the resolutions, it was possible to observe that there are possibilities of reaching the same official template using other mechanisms. With this, it was possible to conclude that the student, using different techniques, can more easily solve combinatorial analysis questions, also showing that it is important to practice solving questions, so that the student acquires more familiarity with problem solving and can have different means and experiences to solve math questions more easilypt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAnálise combinatória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise combinatória - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectMatemática – Olimpíadaspt_BR
dc.subjectAnálise matemática – Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.titleUm estudo de questões da OPEMAT sobre análise combinatóriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4056292486002747pt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Raul Bueno Lins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242023950818474pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Raul Bueno Lins
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ivone Gomes
dc.contributor.referee3Chaves, Gerson Geraldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7242023950818474pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057809747951593pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5612306168140874pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoPodemos encontrar em muitas situações do cotidiano aplicações da Matemática, porém, ao adentrarmos o ambiente da sala de aula, vemos alunos ainda desinteressados em relação a essa disciplina que é tão importante para equacionar diversas situações do dia-a-dia. Pensando em deixar a Matemática mais atrativa para os alunos e motivá-los no que tange ao conhecimento aplicável dessa área, existe no estado de Pernambuco a OPEMAT (Olimpíada Pernambucana de Matemática), que promove formação para professores, fomentando dessa forma o estímulo de docentes e discentes a exercerem a aplicação dos conceitos matemáticos de forma constante. Diante disso, esse trabalho tem por finalidade analisar questões de análise combinatória das provas da OPEMAT, fazendo a comparação do gabarito da prova com a resolução por um método alternativo, que pode vir a ser mais fácil para o aluno. Neste trabalho abordamos formas diferentes de resolver 4 questões que correspondem ao segundo nível da prova da OPEMAT. Após as resoluções foi possível observar que existem possibilidades de chegar ao mesmo gabarito oficial usando outros mecanismos. Com isso, foi possível concluir que o aluno, utilizando diferentes técnicas podem resolver com mais facilidade questões de análise combinatória, mostrando também que é importante praticar a resolução de questões, para que o estudante adquira mais familiaridade com a resolução de problemas e consiga ter diversos meios e experiências para resolver questões de Matemática com mais facilidadept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples