Um estudo de questões da OPEMAT sobre análise combinatória
Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-27Autor
Silva, Jakline Maria Alves Soares da
http://lattes.cnpq.br/4056292486002747
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Podemos encontrar em muitas situações do cotidiano aplicações da Matemática, porém, ao adentrarmos o ambiente da sala de aula, vemos alunos ainda desinteressados em relação a essa disciplina que é tão importante para equacionar diversas situações do dia-a-dia. Pensando em deixar a Matemática mais atrativa para os alunos e motivá-los no que tange ao conhecimento aplicável dessa área, existe no estado de Pernambuco a OPEMAT (Olimpíada Pernambucana de Matemática), que promove formação para professores, fomentando dessa forma o estímulo de docentes e discentes a exercerem a aplicação dos conceitos matemáticos de forma constante. Diante disso, esse trabalho tem por finalidade analisar questões de análise combinatória das provas da OPEMAT, fazendo a comparação do gabarito da prova com a resolução por um método alternativo, que pode vir a ser mais fácil para o aluno. Neste trabalho abordamos formas diferentes de resolver 4 questões que correspondem ao segundo nível da prova da OPEMAT. Após as resoluções foi possível observar que existem possibilidades de chegar ao mesmo gabarito oficial usando outros mecanismos. Com isso, foi possível concluir que o aluno, utilizando diferentes técnicas podem resolver com mais facilidade questões de análise combinatória, mostrando também que é importante praticar a resolução de questões, para que o estudante adquira mais familiaridade com a resolução de problemas e consiga ter diversos meios e experiências para resolver questões de Matemática com mais facilidade
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: