dc.description.resumo | O Produto Educacional (PE) se configura como um componente obrigatório do
Mestrado Profissional e sua produção ocorre de maneira simultânea ao andamento da
pesquisa. Nesse sentido, Moreira (2004, p.133) vai dizer que essa modalidade de
mestrado possui uma característica exclusiva, pois exige que seja feita uma reflexão
crítica “a partir de, e de forma concomitante com a prática profissional do mestrando”. Ao
final desse movimento deve ser elaborado movimento um produto educacional.
De acordo com Damaceno e Santos (2013), esse produto é caracterizado como um
Objeto de Aprendizagem (AO). Para os autores, um OA é qualquer recurso tecnológico
que pode ser utilizado como um apoio à aprendizagem e contribuir para o ensino. Todavia,
é necessário considerar que o OA não pode ser utilizado como um fim em si próprio, isto
é, deve apoiar o ensino e não ser usado de forma independente para ensinar.
Em relação ao uso de recursos audiovisuais na educação, como por exemplo um
vídeo, Arroio e Giordan (2006) vão dizer que eles podem contribuir para gerar estímulo e
motivação nos estudantes, atrair sua atenção e provocar emoções e sensações devido ao
seu formato. Desse modo, entendemos que a utilização de vídeos como um apoio no
processo de ensino-aprendizagem é um atrativo e um recurso pedagógico que pode ser
utilizado em diferentes momentos no ambiente educacional.
Corroborando com esse pensamento, Morán (1995) vai afirmar que o vídeo tem o
poder de atrair os estudantes e de aproximar a sala de aula do cotidiano deles,
introduzindo novas questões no processo educativo. Sendo assim, o autor vai dizer que:
O vídeo é sensorial, visual, linguagem falada, linguagem musical e escrita.
Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não-separadas.
Daí a sua força. Somos atingidos por todos os sentidos e de todas as maneiras.
O vídeo nos seduz, informa, entretém, projeta em outras realidades (no
imaginário), em outros tempos e espaços (MORÁN, 1995, p.27-28).
Diante disso, pressupomos que um vídeo se configura como um excelente recurso
audiovisual que movimenta vários elementos, atraindo seus espectadores e criando
momentos significativos para o processo de ensino-aprendizagem. Ele pode ser utilizado
como uma proposta pedagógica interessante para auxiliar o ensino e despertar interesse
nos estudantes sobre diversas questões.
Dessa forma, após a análise das entrevistas e dos dispositivos teóricos que
compõem esta pesquisa, elaboramos esse recurso audiovisual (vídeo) como Produto
Educacional (PE) que recebeu o nome de “Discursos dos estudantes sobre Extensão”,
com duração de 3min e 53s. Ele tem por finalidade auxiliar na compreensão da Extensão
e contribuir para uma formação integral do ser humano, na perspectiva omnilateral. Vale
destacar que ele foi produzido a partir dos dizeres dos estudantes participantes da
pesquisa.
Sua construção envolveu inicialmente, a elaboração de um roteiro (Apêndice E)
criado pelo pesquisador e aprovado pelo orientador, contendo falas, personagens e
cenários que fazem parte deste Produto Educacional. No que refere a criação do vídeo
em si, convidamos alguns estudantes do IFPE - Campus Palmares que já desenvolviam
recursos audiovisuais para diferentes finalidades. A participação desses estudantes está
relacionada ao processo que envolveu a criação da arte gráfica, edição e dublagem da
animação e outros elementos que foram necessários, conforme ficha técnica presente no
apêndice supracitado.
Vale ressaltar que, inicialmente, pensamos em estabelecer uma parceria com a
Assessoria de Comunicação do IFPE – ASCOM para elaborar este Produto Educacional.
Contudo, no decorrer da pesquisa percebemos que alguns estudantes do Campus
produziam mídias digitais para entretenimento e fins diversos. Então, achamos
interessante convidá-los para participarem da produção deste PE.
Após ajustes no roteiro previamente elaborado, como também algumas
adaptações feitas no protótipo chegamos ao produto final. Desse modo, entendemos que
este PE pode ser utilizado como um ponto de partida para uma reflexão sobre a Extensão,
colaborando para os processos formativos que tenham, em seu interior, a omnilateralidade
como perspectiva de formação humana. | pt_BR |